Logo HORAESA projeto

A HORAESA é o programa radiofónico  do Agrupamento de Escolas de Arouca, transmitido todas as sextas-feiras entre as 19h e 20h na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM).

OBJETIVOS

O presente projeto tem como objetivos gerais:

  • enriquecer culturalmente a comunidade educativa; criar um espaço de abertura;
  • promover a participação, integração e harmonia entre todos os elementos da escola;
  • criar espírito de equipa; quebrar a rotina escolar;
  • fomentar a aquisição de técnicas que favoreçam um melhor desempenho escolar (no imediato) e profissional (no futuro);
  • proporcionar a reflexão em torno do papel que poderão desempenhar os media e especificamente, a rádio, na sociedade em geral e na escola em particular.

EMISSÕES 2015/2016

21 03 de junho de 2016

O último HorAESA, deste ano letivo, embora da responsabilidade da professora Márcia Ferreira foi apresentado, em direto, no estúdio da Rádio Regional de Arouca, por grande parte da equipa de professores deste projeto: Dália Almeida, Marco Costa, Raquel Duarte e Vítor Correia. Num ambiente descontraído e animado, após a emissão da rubrica habitual das Notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca, os professores refletiram sobre o tema das férias, no sentido de ajudar os alunos, os pais e encarregados de educação a viverem melhor esta fase do ano tão importante na vida de todos. A escolha musical teve em conta o tema do programa e foi dedicada aos alunos dos diferentes níveis de ensino. A equipa HorAESA agradece a todos quantos, direta ou indiretamente, colaboraram na produção dos programas e deseja a toda a comunidade escolar a continuação de um bom trabalho e umas boas férias! (quando elas chegarem!) O HorAESA regressará no próximo ano letivo!

20 27 de maio de 2016

Numa altura em que se comemoram os 20 anos do programa Eco-Escolas damos a conhecer este projeto na nossa escola, contando com a participação das professoras Almerinda Fernandes e Ester Duarte. As noticias do agrupamento estiveram a cargo dos alunos Joaquim Ferreira e Marcelo Gonçalves, alunos do 10ºF.

19 20 de maio de 2016

Olá! Sejam bem-vindos ao HorAESA, o programa semanal do Agrupamento de Escolas de Arouca! Este é o terceiro programa dedicado ao tema “Integração dos alunos com necessidades educativas especiais”. Para melhor entendermos a integração dos alunos com necessidades educativas especiais na escola portuguesa, mais precisamente na escola arouquense, entrevistaremos, neste programa, a professora Maria Joaquina Quintas, Coordenadora da Escola Básica de Arouca; e os alunos André do 6.º F; a Andreia do 8.º H; a Rita do 10.º D e o José Pedro do 9.º E. A eles queremos muito agradecer. Também apresentaremos algumas atividades em sala de aula, nas quais constatamos as boas relações que se criam entre os alunos com necessidades educativas especiais e os outros colegas e professores, pois “ser criança é, também, poder contar com um adulto, ao lado — como apoio e guia — que ensine a ter esperança e fé … É ainda saber ser o adulto que nunca esqueceu da criança que foi um dia… a criança que ainda vive no seu íntimo e que justifica e dignifica todos os tropeços que teve que enfrentar no seu dia-a-dia para aprender a ter fé e acreditar em si próprio e sentir-se forte o suficiente para criar asas e voar para a vida e assim ter o direito de viver, brincar, crescer, sonhar e realizar...” Contámos consigo!

18 13 de maio de 2016

A emissão do programa HorAESA, de dia 13 de maio, foi da responsabilidade do 1º ciclo do ensino básico e teve como tema “O Empreendedorismo para Crianças”. Várias iniciativas de empreendedorismo para criança vão ganhando dimensão, como é o caso do projeto “Ateliers Empreender Criança”, promovido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) - ao qual aderiram a Escola Básica de Moldes e a Escola Básica de Rossas, do Agrupamento de Escolas de Arouca - e que é dado a conhecer neste programa. O programa foi organizado pelos professores José Costa Gomes e Raquel Duarte, com a colaboração dos alunos Afonso Duarte, Laura Correia, André Fernandes, Filipa Ferreira, Beatriz Silva, Dinis Rocha e Sofia Gomes. Este programa teve como convidados as professoras Angelina Maia e Cristiana Moreira, os alunos do 3º e 4º ano da EB Moldes, o Presidente da Associação Empresarial de Cambra e Arouca, o engenheiro Bruno Teixeira, o coordenador da Adrimag, dr. João Carlos Pinho e a escritora Manuela Mota Ribeiro.

17 06 de maio de 2016

Neste programa pretende-se divulgar o trabalho realizado pelo Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermêdo e Mato, assim como os serviços que presta como fator de desenvolvimento individual e comunitário. Sendo a Etnografia um ramo das ciências humanas que tem por objetivo estudar a cultura de uma comunidade ou de algum dos seus aspetos fundamentais considerados na sua especificidade (técnicas, materiais, organização laboral e social, crenças religiosas, estruturas de parentesco, sistemas de comunicação), descrevendo a sua vida, o mais fielmente possível, em monografias, a partir de trabalhos de campo, da observação direta e da recolha de factos, a fim de se atingir a compreensão global do grupo em questão. A partir do interesse manifestado pelos alunos em conhecer os fatores históricos e a contextualização no meio do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermêdo e Mato, levou-nos ao encontro desta associação. O desenvolvimento de temas musicais ligados às atividades agrícolas e a forma entusiástica como o grupo é descrito pelos seus responsáveis constitui o maior fascínio deste programa. Queremos agradecer a todos os que proporcionaram a realização deste HorAESA, não esquecendo os intervenientes na cedência das gravações dos temas musicais.

16 29 de abril de 2016

O tema central do programa nº16 foi a importância da Revolução de 25 de Abril de 1974. Por que razão os militares em abril de 74 levaram a cabo uma revolução? O que mudou desde esse tempo até à atualidade? O que pensa a nossa juventude acerca desse acontecimento histórico? Eis algumas das questões a que se tenta dar resposta ao longo da emissão. O professor Vítor Correia esteve à conversa com os alunos da Oficina de Teatro, que preparam uma encenação sobre Abril e nos falaram sobre o que pensam sobre a Revolução da Liberdade. Temos também a participação especial do Alexandre Monteiro do 9ºD que nos leu o 1º Comunicado do MFA. O professor Miguel Gonçalves deu-nos o seu testemunho sobre a Revolução e falou-nos da necessidade de mantermos viva a memória dos valores de Abril. Tudo acompanhado de excelentes temas musicais.

15 22 de abril de 2016

O programa de hoje dá a conhecer o dia-a-dia de alguns professores que, residindo fora de Arouca, percorrem dezenas largas de quilómetros (e muitas curvas!!!) para leccionar na nossa escola. Vamos ficar a saber a que horas se levantam, quanto tempo demoram na viagem, como conciliam o tempo despendido na viagem com a sua vida pessoal e familiar, etc, etc. Sem dúvida uma realidade que a muitos afeta mas desconhecida da grande maioria da comunidade escolar.

14 15 de abril de 2016

O HorAESA de hoje, dia 15 de abril de 2016, pretende dar a conhecer um projeto europeu integrado no programa Erasmus +: o projeto LET, "Laying European Table", que direta ou indiretamente envolve toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Arouca. Após a emissão da rubrica habitual das Notícias, que contou com a participação do aluno Rui Pinho do 10.º, os professores Márcia Ferreira e Vítor Correia reuniram no estúdio da Rádio Regional de Arouca, em direto, um grupo representativo do projeto que envolve professores e alunos de Itália, Letónia, Polónia, Portugal e Turquia: a professora Isaura Ventura, coordenadora do projeto no Agrupamento de Escolas de Arouca; o aluno, Roberto Ferreira, que neste segundo encontro do projeto, recebeu em sua casa, um aluno italiano e o encarregado de educação, o Sr. José António Justo, que aceitou o desafio do seu filho e acolheu durante uma semana um aluno turco.

13 18 de março de 2016

Esta emissão do HorAESA foi dedicada ao tema “Parte e rep’Arte: a Arte em toda a parte”, tema do Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Arouca, no corrente ano letivo. Parte da equipa de professores esteve presente (Dália Almeida, Fernando Alves, José Costa Gomes, Márcia Ferreira, Nuno Monteiro, Raquel Duarte, Vítor Correia) no estúdio da Rádio Regional de Arouca, para partilhar opiniões sobre a importância da Educação Artística no universo escolar e num mundo cada vez mais complexo e desafiante.

12 11 de março de 2016

O programa nº 12 do HorAESA foi preparado pelas alunas Ana Catarina Rodrigues, Filipa Vieira e Gabriela Tavares, da turma 9ºB, em colaboração com a professora Dália Almeida e ao longo do programa foram tratados 3 temas. Para além da habitual rubrica das notícias do Agrupamento, investigamos as razões que explicam o facto de 2016 ser ano bissexto e fevereiro ser um mês com 28 ou 29 dias; depois avançamos para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que se celebra anualmente a 8 de março e terminamos o programa com uma mensagem de alerta, mas também de sensibilização para o problema crescente da violência no namoro. Ficam algumas pistas e dicas importantes a serem seguidas. Tudo isto foi devidamente acompanhado por uma excelente escolha musical!

11 04 de março de 2016

O programa HorAESA desta sexta-feira dia, 4 de março é a segunda parte do programa 3 de 05 de dezembro de 2015 sobre a inclusão e integração dos alunos com necessidades educativas especiais. Propõe uma reflexão numa perspectiva mais prática e concreta dos alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escola de Arouca. A turma do 10.º B, em colaboração com o professor Marco Costa, desenvolveu uma série de entrevistas que pretendem dar a conhecer o sentir e o pulsar da escola que pretende ser inclusiva. Sem dúvida, um programa a não perder!

--- 26 de fevereiro de 2016

Neste dia não houve emissão do HorAESA devido a problemas técnicos de emissão na antena da Rádio Regional de Arouca. Assim, o programa para este dia foi emitido na sexta-feira seguinte, dia 04 de março de 2016

10 19 de fevereiro de 2016

Este programa pretende complementar o programa 8 na divulgação do trabalho realizado pelo Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte, dando a conhecer os seus serviços de promoção do desenvolvimento individual e comunitário.

09 12 de fevereiro de 2016

O HoraESA de hoje, dia 12 de fevereiro de 2016, pretende dar a conhecer o Curso Profissional de Técnico de Eletrónica e Telecomunicações bem como o funcionamento do Clube de Robótica. Tivemos também ocasião de entrevistar os alunos que vão participar no programa de estágios Erasmus+. A realização do programa foi da responsabilidade da professor Nuno Monteiro e de alunos do 12ºF.

08 05 de fevereiro de 2016

Neste programa pretendeu-se divulgar o trabalho realizado no Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte, assim como os serviços que presta como factor de desenvolvimento individual e comunitário. A música sempre acompanhou o homem no seu dia-a-dia, sendo necessária, não só para ilustrar certos momentos da vida, mas também para exprimir estados de espírito, emoções e sentimentos. A sua prática carece sempre de processos de aprendizagem que se podem desenvolver, ou não, em contextos regulados por leis, normas, decretos, despachos, portarias, assumindo um carácter formal no primeiro caso e não formal ou até informal no segundo, conforme o grau de organização concebido. Em âmbitos educativos não formais, ela também assume importância, na medida em que é, muitas das vezes, o único meio de ser potenciada e vivenciada. Desta forma, o programa de hoje vai abordar a música como actividade expressiva em contextos não escolares, de carácter associativo e recreativo. Conversamos com alguns elementos da direção, que são simultaneamente cantores, e, com a maestrina. Foram divulgados alguns fatores históricos que deram origem ao Centro Cultural e ao Grupo de Cantares, assim como, a sua contextualização no meio; identificada a constituição do grupo e o número de elementos que o constitui; como é feita a sua renovação; instrumentos mais utilizados, assim como o repertório mais utilizado. Quisemos saber também o que mais gostam os cantores no grupo, o que os motiva a continuar a cantar com tanto entusiasmo. Abordamos ainda os apoios que a Associação usufrui, se a participação em concertos, fora de Portugal, é um objectivo a curto ou longo prazo e agradecemos a disponibilidade que tiveram em receber-nos de uma forma tão simpática e alegre.

07 29 de janeiro de 2016

Na emissão do HORAESA desta semana, o professor Vitor Correia convida a professora Maria da Luz Marques, Coordenadora de Educação Especial, do Agrupamento de Escolas de Arouca. Neste programa são abordadas as diversas questões relacionadas com os alunos com NEE, suas prevalências, especificidades, características e que avaliações são feitas ao aluno, enumerando os técnicos /profissionais envolvidos. A professora Maria da Luz Marques refere-se também às medidas educativas implementadas e aos projetos/atividades que têm sido desenvolvidos com estes alunos, para além do seu currículo escolar. Foi ainda abordada a questão da inclusão do aluno com NEE na classe regular e quais as vantagens e inconvenientes que daí podem advir. A “banda sonora” do programa ficou a cargo de GNR, Father John Misty, Best Youth e B Fachada. O bloco noticioso teve a colaboração dos alunos da turma 9H, do Curso Vocacional de Audiovisuais. Não perca…

06 22 de janeiro de 2016

O HorAESA de hoje, dia 22 de janeiro de 2016, pretende dar a conhecer alunos com percursos escolares diferenciados que nos revelam outros olhares da Escola e sobre a Escola. Após a emissão da rubrica habitual das Notícias, o programa reúne um grupo alargado de alunos: Ana Filipa Santos, Alexandre Fernandes, Carlos Pereira, Carlos Teixeira, Daniel Pereira, David Oliveira, Isabel Pereira, João Silva, Jorge Azevedo, Leandro Pinho, Marta Garrido, Miguel Alves, Pedro Azevedo e Rui Pinho. Com grande espontaneidade, os alunos entrevistados mostram que a Escola é um lugar de todos e para todos. Por isso a sua oferta educativa é tão vasta e distinta para que a cada um seja assegurada a verdadeira igualdade. A realização do programa foi da responsabilidade da professora Márcia Ferreira e da aluna Mafalda Pinto do 12.º A.

05 15 de janeiro de 2016

O programa n.º 5 foi transmitido no dia 15 de janeiro e foi organizado por alunos e professores do 1º CEB: os alunos, Carla Quaresma, Ruben Jacinto, Paulo Pinto e Maria Valente e respetivas professoras, Angelina Maia e Cristiana Moreira, da EB Moldes, e os professores Raquel Duarte e José Costa Gomes. Este programa foi dedicado ao tema do Plano de Atividades do Agrupamento, no corrente ano letivo: “Parte e rep’Arte: a Arte em toda a parte”. Neste programa, deu-se a conhecer o tratamento que é dado à educação artística nas nossas escolas e como são promovidas as artes e a cultura no universo escolar para que as crianças desenvolvam o gosto pela Arte, criem hábitos culturais e valorizem a Arte como uma forma de conhecimento. Abordou-se, ainda, a importância da Educação Artística no desenvolvimento integral dos alunos. Este programa teve como convidados Helena Rocha, mestre em Ciências de Educação – Expressão/Educação Artística no 1º CEB; Júlio Caseiro, coordenador do departamento curricular de Expressões do AEA; Ângelo Martingo, pianista e investigador na área da Música; José Gomes, professor e investigador nas tecnologias digitais; Pedro Barbosa, professor das AEC do AEA e animador recreativo e cultural; João Rita, dirigente do Cine Clube de Arouca.

04 11 de dezembro de 2015

O programa nº4, que foi transmitido no dia 11 de dezembro teve como tema central o Natal, mas como se trata de uma época tradicionalmente ligada aos afetos e à solidariedade, as alunas Beatriz Teixeira, Mara Duarte e Sofia Fernandes, do 9ºB, relembraram algumas das datas comemorativas que neste mês se celebram: Dia do Voluntariado; Dia das Migrações e Dia da Solidariedade. Tivemos ainda a honrosa contribuição da professora Elsa Soares que nos deu a conhecer o projeto da Escola Solidária, que a partir deste ano, faz parte das atividades do nosso Agrupamento.

03 04 de dezembro de 2015

O programa horAESA desta sexta-feira dia 4 de Dezembro propõe para reflexão a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na escola Arouquesa. Para isso a turma do 10 E1 em colaboração com o professor Marco Costa desenvolveu uma série de entrevistas que pretendem dar a conhecer um pouco o dia-a-dia da escola que pretende ser inclusiva. Sem dúvida, um programa a não perder!

02 27 de novembro de 2015

O programa de hoje seria da responsabilidade do professor Rúben Pereira, que hoje mesmo abandona o HorAESA e o Agrupamento de Escolas de Arouca para abraçar um novo projeto na Escola Soares dos Reis. Para não interromper as emissões do HorAESA, os professores: Márcia Ferreira e Vítor Correia disponibilizaram-se a falar sobre a rádio na rádio à conversa em direto no estúdio com o locutor da Rádio Regional de Arouca: Tony Noites.

01 20 de novembro de 2015

O HorAESA voltou! As suas emissões em direto permanecem às sextas-feiras, das 19h às 20h, na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM). Nesta primeira emissão, depois da rubrica Notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA), apresenta-se, de uma forma mais intimista, a equipa de professores deste projeto presente em estúdio: Dália Almeida, Fernando Alves, Márcia Ferreira, Marco Costa, Nuno Monteiro e Vítor Correia e dedicam-se músicas aos elementos da equipa que não conseguiram estar presentes: José Costa Gomes, Raquel Duarte e Rúben Pereira e aos que deixaram a equipa por já não leccionarem no Agrupamento de Escolas de Arouca: Helena Barata e Nuno Bessa. A não perder!