Logo HORAESA projeto

A HORAESA é o programa radiofónico  do Agrupamento de Escolas de Arouca, transmitido todas as sextas-feiras entre as 19h e 20h na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM).

Objetivos

O presente projeto tem como objetivos gerais:

  • enriquecer culturalmente a comunidade educativa; criar um espaço de abertura;
  • promover a participação, integração e harmonia entre todos os elementos da escola;
  • criar espírito de equipa; quebrar a rotina escolar;
  • fomentar a aquisição de técnicas que favoreçam um melhor desempenho escolar (no imediato) e profissional (no futuro);
  • proporcionar a reflexão em torno do papel que poderão desempenhar os media e especificamente, a rádio, na sociedade em geral e na escola em particular.

Emissões 2014/2015

22 12 de junho de 2015

O último programa deste ano letivo foi feito em direto, a partir do estúdio da Rádio Regional de Arouca e contou com a participação dos professores Dália Almeida, Fernando Alves, Márcia Ferreira, Marco Costa, Nuno Bessa, Ruben Pereira e Vítor Correia. Também colaboraram neste 22.º programa as alunas Filipa Vieira e Gabriela Tavares do 8ºB. O tema central da conversa foi Portugal, mas também houve lugar às mais recentes notícias e vitórias do Agrupamento. Boas férias!
A emissão do programa teve alguns problemas técnicos devido a avaria na antena da Rádio Regional de Arouca.

21 05 de junho de 2015

Após a emissão da rubrica habitual das Notícias, o HORAESA reúne a Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca, a Professora Adília Cruz, o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, o Sr. António Quintas, a professora Elvira Tavares do Departamento de Línguas e o aluno Gonçalo Amador do 9.º B para uma conversa sobre a sociedade tecnológica que é a nossa, cómoda com a tecnologia e completamente incómoda quando não tem próxima uma ligação à internet. A realização do programa é da responsabilidade dos professores Márcia Ferreira e Vítor Correia e do aluno Gonçalo Amador.

20 29 de maio de 2015

Neste programa pretende-se divulgar o trabalho realizado na Banda Musical de Santa Cruz de Alvarenga, assim como os serviços que presta como factor de desenvolvimento individual e comunitário.

19 22 de maio de 2015

Neste programa pretende-se divulgar o trabalho realizado na Banda Musical de Santa Cruz de Alvarenga, assim como os serviços que presta como factor de desenvolvimento individual e comunitário.

18 15 de maio de 2015

O programa deste dia é muito especial. Num contínuo percurso pelas tradições arouquenses, relevamos uma pessoa icónica, na recolha e preservação da música tradicional de todo o concelho. O sumário do nosso programa é a homenagem ao professor Ramiro Fernandes. Vamos descobrir, relembrar, escutar algumas recolhas e falar não só com o Professor Ramiro mas também com alguns dos elementos de grupos musicais que foram fundados pelo professor. Esperamos que gostem!

17 08 de maio de 2015

Neste programadedicado ao tema "Amo-te Língua Portuguesa" poderá ouvir notícias sobre uma semana dedicada à Lingua de Camões. Foi essa paixão que levou alunos como os nossos entrevistados deste Programa a Ana Miguel do 8º A a participar no Concurso Nacional de Leitura, o André Vilar ex-aluno da nossa escola a escrever tão bem poesia e os alunos Tiago Pinho do 10º C e Cátia cardoso do 12º D que se dedicam de corpo e alma à nossa língua quer atravès da escrita, quer atravès da sua participação no Clube de teatro da escola.

16 24 de abril de 2015

Este programa HORAESA realizou-se tendo em conta dois temas essenciais: as lendas de Arouca e o Dia da Mãe. Os alunos da Escola Básica de Ponte de Telhe pesquisaram e escolheram algumas lendas de Arouca para partilharem com os ouvintes. Entrevistaram, ainda, a sua professora que partilhou, com sabedoria, as lições das lendas para a gente nova e como ainda estas são utilizadas na sala de aula. Sobre o Dia da Mãe declamaram poemas e divulgaram mensagens. Este programa contou com a participação dos alunos dos 3.º e 4.º anos da EB de Ponte de Telhe.

15 17 de abril de 2015

No programa desta semana, o professor Vitor Correia convida a ex-aluna da nossa escola, a Engenheira Civil Marta Duarte para conversar sobre a sua profissão e quais as motivações que a levaram a enveredar por essa carreira. São ainda abordadas questões relativas à importância da Engenharia como um todo, assim como o tipo de conhecimentos necessários ao engenheiro civil para desenvolver a sua profissão. Nesta entrevista, procura-se entender também quais são as preocupações do engenheiro civil, aquando da realização de uma determinada obra, que tipo de profissionais estão envolvidos na sua execução e como é que o engenheiro pode reduzir a probabilidade da ocorrência de erros, para evitar a existência de acidentes. A seleção musical ficou a cargo da convidada que escolheu os temas “Medo do medo” de Capicua, “Que força é essa” de Sérgio Godinho e “Green Garden” de Laura Mvula. No bloco noticioso participaram os alunos Renata Silva e Cláudio Perler, da turma F, do 10.º ano, do Curso Profissional de Multimédia. Não perca…

14 10 de abril de 2015

A equipa do HORAESA que apresentou este programa foi composta pela Ana Beatriz a Joana Fevereiro, a Mariana e a Marta do 8º C e coordenado pelo Professor Nuno Bessa. Na continuação desta segunda serie onde estamos a descobrir ou redescobrir alguns dos mais tradicionais grupos do nosso concelho de Arouca percorremos os locais mais recônditos para levar até si, a genuinidade e a beleza daqueles que continuam a trabalhar de forma gratuita para preservar as tradições desta terra. O sumário do nosso programa é o Rancho Folclórico de Santa Cruz de Alvarenga. Vamos descobrir, relembrar, escutar algumas atuações e falar com alguns dos seus elementos.

13 20 de março de 2015

Nesta emissão do Horaesa, reuniu-se parte da equipa de professores (Dália Almeida, Helena Barata, José Costa Gomes, Márcia Ferreira, Marco Costa, Nuno Bessa e Vítor Correia) no estúdio da Rádio Regional de Arouca e deu-se destaque ao Dia Mundial da Poesia. Ler, ver e escutar foram o mote do programa onde cada docente partilhou a sua opinião perante o texto poético. Uma partilha muito interessante de textos e músicas poéticas que muito entusiasmou e animou o programa em direto! A não perder!

12 13 de março de 2015

O programa tem como objectivo divulgar o projecto “SOS Azulejos” em que a turma do 6º H está a participar. Este projecto é da iniciativa e coordenação do Museu da Policia Judiciária, órgão da Escola de Policia Judiciária, e nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património Azulejar Português que se verifica actualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria. Com o Projecto SOS azulejo, pretende-se uma eficaz prevenção criminal abrangendo a vertente da conservação preventiva e da sua sensibilização. Para concretizar estas pretensões serão necessários investimentos englobando algumas parcerias cuja junção permite uma optimização de recursos e a cobertura de várias vertentes necessárias à efectiva protecção e valorização do património azulejar português.

11 06 de março de 2015

O programa desta semana pretende prestar uma homenagem às mulheres que, por todo o mundo, lutaram e continuam a lutar pelos seus direitos. A propósito do Dia Internacional da Mulher, o Hora ESA deu a conhecer algumas das vitórias das mulheres e o que pensam os homens sobre elas…

10 27 de fevereiro de 2015

O programa desta semana teve como tema central a (in)Compatibilidade do Estudo da Música com a prática do Desporto de Competição. Fomos para o terreno: Conservatório, Escola de Música e Clubes Desportivos. Será que as duas atividades são compatíveis? Será que os resultados académicos dos alunos que desenvolvem as duas atividades são melhores? Não deixe de ouvir o programa, pois terá provavelmente surpresas deveras interessantes nas respostas dadas pelos entrevistados.

09 20 de fevereiro de 2015

O programa desta semana procurou abordar o tema: " O Futuro na ponta das Línguas!" Falou-se da importância do estudo das línguas,principalmente de uma segunda língua com o Francês. As alunas entrevistadas puderam falar sobre a sua experiência ao longo do seu percurso escolar. As escolhas musicais foram surpreendentes e divertidas! Fica um agradecimento especial à equipa e à coordenadora pelo incentivo, motivação e dedicação que dão a este projeto, sem esquecer o professor Nuno Bessa pela parte técnica e tudo o mais....

08 13 de fevereiro de 2015

O programa de hoje tem como responsável o professor Vitor Correia que convida dois seus ex-professores – a professora Rosa Sousa e o professor Jorge Oliveira – para falarem sobre temas como a Globalização, as Redes Sociais, o Individualismo e o poder da imagem projetada pelos indivíduos, junto daqueles que o rodeiam. A não perder…

07 06 de fevereiro de 2015

O HORAESA de hoje, dia 06 de fevereiro de 2015, pretende promover a educação científica do Agrupamento de Escolas de Arouca. Após a emissão da rubrica habitual das Notícias, o programa reúne um grupo representativo da comunidade científica do AEA: o cientista, professor de Biologia e coordenador da Oficina da Ciência, Filipe Ressurreição; o formador de Cozinha e Pastelaria, coordenador do projeto científico: “Desenvolvimento de um cluster de agronegócio no território do Arouca Geopark”, Manuel Mendes; os jovens cozinheiros Fernando Machado e Marta Silva do 12.º G do Curso Profissional de Técnico de Cozinha e Pastelaria que estiveram envolvidos no referido projeto e as jovens cientistas, alunas do 11.º ano que ao longo do ano letivo 2013/2014 desenvolveram o projeto científico na área da Biologia designado por “Smart Snails”, Mariana Garcia e Matilde Silva. A realização do programa foi da responsabilidade da professora Márcia Ferreira e da aluna Mafalda Pinto do 11.º A.

06 30 de janeiro de 2015

O programa de hoje tem como objectivo divulgar um dos mais belos exemplares Órgãos Barrocos da Península Ibérica – o Órgão do Mosteiro de Arouca. Este Órgão foi encomendado pela Ordem do Convento a uma firma de Lisboa no ano de 1738 conccluido em 1743. O seu construtor foi Manuel Gomes Ferreira. Para melhor contextualização, estamos no denominado Período Barroco que vai de 1600 a 1750 aproximadamente. Principalmente e durante este período, o órgão evoluiu de um modo espectacular quer na sua diversidade, quer no seu contínuo progresso de execução. O Órgão Ibérico define-se pelos seguintes critérios: localização, disposição, divisão dos teclados e trompetaria horizontal. Tivemos a colaboração do atual Organista Nicolas Roger, que nos conduziu através de alguns comentários e algumas demonstrações, passagens sonoras, das reais capacidades deste magnífico instrumento. Os nossos ouvintes não podem visualizar este instrumento, pelo menos neste momento, mas podem fazê-lo todos os dias, excepto às segundas feiras, onde é possível a qualquer pessoa visitar o convento e se tiver um pouco de sorte, se o Organista estiver por cá, poderá ouvir o som do instrumento.

05 23 de janeiro de 2015

O programa deste dia foi produzido pelo Escola Básica de Canelas, onde poderão conhecer melhor a freguesia de Canelas e arredores. Desde da sua história, passando pelas suas lendas até á sua cultura, este programa certamente deixará no ouvinte uma vontade muito grande em conhecer esta freguesia do concelho de Arouca.

--- 16 de janeiro de 2015

Neste dia não houve emissão do HORAESA devido a dificuldades técnicas de emissão. Assim, o programa para este dia foi emitido na sexta feira seguinte, dia 23 de Janeiro de 2015.

04 9 de janeiro de 2015

O programa desta semana procurou abordar o tema da importância do sucesso. Falou-se de sucesso escolar, profissional e pessoal. A equipa do HORAESA entrevistou várias pessoas da nossa escola que, de uma forma mais ou menos direta, contribuem para o sucesso do Agrupamento de Escolas de Arouca.

03 12 de dezembro de 2014

Neste programa HORAESA é abordado o problema da “Imagem” e as implicações que esta tem efetivamente na vida quotidiana de cada adolescente. O programa sob o tema “Ditadura da imagem: sou como me vejo ou como os outros querem que eu seja” foi realizado pelo professor Marco Costa em colaboração com seis alunos da turma do 6ºA. O programa apresenta as notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca; entrevista com o professor Marco de EMRC, onde se valoriza esta premente questão sobre a “imagem de si”/ “auto conceito”; entrevista com a Psicóloga da Instituição “Patronato”: a Dra. Anabela Amaral, onde se aborda a necessidade de intervenção e desenvolvimento desta problemática na escola; entrevista com a professora Marília colaboradora do projeto PES, onde se aborda as principais dinâmicas iniciadas na escola sobre este tema; entrevista com a professora Paula Rosário colaboradora do projeto Célula Ecológica, onde se aborda a relação de equilíbrio entre o ser humano e a natureza. Foi um programa interessante, especialmente, pela participação ativa dos alunos.

02 05 de dezembro de 2014

A equipa do HORAESA que apresentou este programa foi composta pela Ana Beatriz a Joana Fevereiro, a Mariana e a Marta do 8º C e coordenado pelo Professor Nuno Bessa. Depois de uma primeira série de programas que apresentamos Grupos e associações culturais e recreativas do nosso concelho de Arouca, iniciamos um nova série, onde iremos descobrir ou redescobrir alguns dos mais tradicionais grupos do nosso concelho de Arouca. Vamos percorrer os locais mais recônditos para levar até si, a genuinidade e a beleza daqueles que continuam a trabalhar de forma gratuita para preservar as tradições desta terra. O sumário do nosso programa é o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca. Vamos descobrir, relembrar, escutar algumas atuações e falar com alguns dos seus elementos.

01 28 de novembro de 2014

O HORAESA voltou! As suas emissões em direto permanecem às sextas-feiras, das 19h às 20h, na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM). Nesta primeira emissão, depois da rubrica Notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA), apresenta-se a equipa de professores deste projeto: Dália Almeida, Fernando Alves, Helena Barata, José Costa Gomes, Márcia Ferreira, Marco Costa, Nuno Bessa, Rúben Pereira e Vítor Correia, que no estúdio da Rádio Regional de Arouca, apresentaram-se de uma forma mais intimista. Não percam! O tema deste primeiro programa, foi a divulgação do Dia Internacional para a Erradicação da Violência Contra as Mulheres. Uma ligeira abordagem, de um tema muito importante, que promete mais programas no futuro. Uma seleção musical muito interessante, por parte da equipa do HORAESA. A não perder!