Logo HORAESA projeto

A HORAESA é o programa radiofónico  do Agrupamento de Escolas de Arouca, transmitido todas as sextas-feiras entre as 19h e 20h na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM).

Objetivos

O presente projeto tem como objetivos gerais:

  • enriquecer culturalmente a comunidade educativa; criar um espaço de abertura;
  • promover a participação, integração e harmonia entre todos os elementos da escola;
  • criar espírito de equipa; quebrar a rotina escolar;
  • fomentar a aquisição de técnicas que favoreçam um melhor desempenho escolar (no imediato) e profissional (no futuro);
  • proporcionar a reflexão em torno do papel que poderão desempenhar os media e especificamente, a rádio, na sociedade em geral e na escola em particular.

Emissões 2011/2012

31 15 de Junho de 2012

O último HoraESA deste ano letivo, embora da responsabilidade do Prof. Paulo Almeida, é apresentado por todos os Professores envolvidos neste projeto: Márica Ferreira, Filipa Campos, José Luís Alves, Ruben Pereira, António Vilas-Boas e Paulo Duarte de Almeida. Em direto dos estúdios da Rádio Regional de Arouca, num ambiente bastante descontraído e animado, os Professores falam da importância da rádio nas suas vidas e fazem um balanço pessoal do projeto relativamente ao ano que agora termina, apresentando ainda a sua escolha musical. No final, a Coordenadora do Projeto, Prof. Márcia Ferreira faz ainda um balanço global do mesmo, prometendo que o HoraESA estará de volta no próximo ano. A equipa HoraESA agradece a todos quantos, direta ou indiretamente, colaboraram na produção dos programas, e, de uma forma bastante especial, a todos os alunos que de uma forma empenhada e bastante responsável integraram a equipa 2011/2012. Boas Férias!

30 08 de Junho de 2012

O Programa de rádio deste dia, incontornavelmente não podia deixar de abordar, o tema 2º Sarau Expressarte – Escola de Talentos. Fomos ouvir e entrevistar alunos, que passaram pelo Sarau da escola, quais as sensações, qual o impacto da sua presença no mesmo. As alunas Mariana Garcia e Matilde Silva do 8ºD, assim como Maria João, Joana Rocha e André Vieira do 8ºC em colaboração com o professor Rúben Pereira, deram corpo ao tema da semana. Para além disso foram divulgadas as habituais notícias da ESA e a crónica sobre a Europa da Europe Direct. A escolha musical do grupo, que passou por diversas músicas que passaram no Sarau, completou o programa. Para quem o perdeu em direto ou se o quiser ouvir de novo aqui fica a possibilidade

29 01 de Junho de 2012

Neste programa Hora ESA falamos da segurança na Escola abrangendo aspectos como as preocupações com a segurança alimentar, rodoviária e plano de evacuação/emergência. Entrevistamos várias pessoas na escola bem como entidades importantes nesta área como é o caso dos Bombeiros de Arouca e o Gabinete de Proteção Civil da Câmara Municipal de Arouca. Apresentamos também as habituais notícias da ESA e a rubrica Europe Direct. A professora Filipa Campos foi a responsável pelo programa e contou com as “jornalistas” Francisca Teixeira, Laura Holz, Márcia Brito e Raquel Moreira do 12.ºB. A escolha musical do grupo completa o programa. Para quem perdeu o programa em direto ou se o quiser ouvir de novo aqui fica a possibilidade. Até breve.

28 25 de Maio de 2012

O nosso programa mereceu a colaboração da turma A do 7º Ano, e ainda a colaboração da aluna Sónia Moreira e Foi coordenado pelo professor António Vilas Boas. O tema central foi “A politica e os Jovens”, entrevistamos vários alunos da Esa, aos quais colocamos questões relacionadas com as instituições Nacionais presentes no nosso quotidiano e tentamos perceber a relação e conhecimentos dos nossos alunos têm das mesmas. Para comentar estas entrevistas contaremos com os professores: Zé Luís Alves, Vera Silva e professora Encarnação uma das professoras responsáveis pelo Zoom Europa.

27 18 de Maio de 2012

O HoraEsa de 18 de Maio, mereceu a colaboração dos alunos: Cristiana Dias, Daniela Duarte, João Almeida, Maria Maia, Mariana Paiva; Sónia Moreira, Sara Fernandes e Sara Castro foi coordenado pelo professor António Vilas Boas e o tema central foi: “os Jovens e a culinária”, falamos sobre os saberes de culinária dos nossos Jovens, tentamos saber se gostarão, Saberão, ou terão hábitos de cozinha? Da nossa parte tentamos aqui descontraidamente falar sobre o assunto, trocar confidências e experiências de nós próprios…….

26 11 de Maio de 2012

A indisciplina nas escolas é um assunto recorrente nas escolas portuguesas. A ESA não deixa de ser exceção. Afinal a nossa escola tem problemas graves de indisciplina ou é uma escola onde o mau comportamento dos alunos não é significativo? De que é a culpa da indisciplina nas escolas? Que opiniões têm os pais ou os alunos sobre este assunto? Não perca o debate onde estiveram presentes o presidente da Associação de Pais, Valdemar Duarte, a Diretora da Escola, Adília Cruz, a Diretora de Turma do 10ºI, Isaura Ventura e o aluno do 11ºG, André Teixeira. No presente programa colaboraram os alunos Armindo Fernandes, Lúcio Gomes, Mariana Santos e Ricardo Fernandes.

NOTA: por motivos técnicos alheios à equipa HoraESA só estão disponíveis os últimos 25 minutos do programa.

25 04 de Maio de 2012

O HoraESA de 4 de maio foi inteiramente dedicado ao projeto “School for Life” dinamizado por algumas Professoras do Departamento de Línguas da ESA. A equipa HoraESA coordenada pelo Prof. Paulo Almeida e constituída pelas alunas Ana Beatriz Tavares, Cláudia Jesus, Inês Silva, Lara Pereira, Liliana Soares, Sara Castro e Tânia Rocha, entrevistou a Prof. Manuela Belém para tentar compreender um pouco melhor a natureza do projeto, assim como uma das alunas estrangeiras que visitou a ESA na semana de 20 a 27 de Abril no âmbito daquele projeto para saber qual a sua opinião sobre Arouca e sobre a sua estadia. Para além disso, ficamos a conhecer um pouco melhor os países e cidades de origem dos nossos visitantes, bem como o programa de atividades daquela visita; e ouvimos música espanhola, romena, polaca e francesa. Em estúdio estiveram duas alunas do 12.º C que acolheram dois dos alunos estrangeiros e que nos falaram sobre essa enriquecedora experiência. O programa foi produzido em direto a partir dos estúdios da Rádio Regional da Arouca e nele apenas intervieram as alunas do 10.º B.

24 27 de Abril de 2012

Neste programa Hora ESA falamos de um projeto nacional de acolhimento de jovens oriundos de diferentes países africanos para a conclusão da sua formação académica de nível secundário. A ESA acolhe 12 jovens de São Tomé e Príncipe que frequentam cursos profissionalizantes e que iremos conhecer. Como habitualmente apresentamos as notícias da ESA e a rubrica Europe Direct. A professora Filipa Campos foi a responsável pelo programa e contou com as “jornalistas” Francisca Teixeira, Laura Holz, Márcia Brito e Raquel Moreira do 12.ºB. A escolha musical do grupo completou o programa com temas atuais de autores portugueses. Para quem perdeu o programa em direto ou se o quiser ouvir de novo aqui fica a possibilidade. Até breve.

23 20 de Abril de 2012

PROGRAMA Após a emissão das duas rubricas habituais: Notícias da ESA e Europe Direct de Entre Douro e Minho, o HoraESA, aceitando o desafio proposto pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas Ondas!, preparou o programa com vista a participar na XVIII Jornada Multimédia Ponte...nas Ondas! sob o tema Ponte a Contar!, recolhendo e divulgando contos populares no âmbito do Património Cultural Imaterial Galego-Português.
Fomos ouvir o professor Paulo Almeida, docente de Português da nossa Escola, que nos contextualizou a importância e a função social dos contos populares. E, suspeitando que há ainda  histórias inéditas na memória de muitas pessoas e assumindo a missão de transmitir os contos populares às novas gerações, recolhemos, transmitimos, conservamos e preservamos, através da gravação áudio e de uma sessão de “contacontos”, integrada na Semana da Leitura, da Biblioteca/Centro de Recursos da ESA, os contos divulgados por três senhoras: a Sr.ª D. Ascensão Pinto, a Sr.ª D. Emília Lima e a Sr.ª D. Helena Ferreira, entusiastas, expressivas e experientes contadoras das histórias que, noutros tempos, lhes foram contadas em ambiente familiar e cheio de ternura.
Participaram neste programa os professores: Adelaide Peres e Paulo Almeida e as alunas: Ana Melo, Cátia Ferreira, Joana Bravo, Joana Jesus, Lúcia Silva e Mariana Ferreira do 11.ºI do Curso Profissional de Animador Sociocultural. A realização do programa foi da responsabilidade da professora Márcia Ferreira e da aluna Mafalda Pinto do 8.ºD.

22 23 de Março de 2012

Após a emissão das duas rubricas habituais: Notícias da ESA e Europe Direct de Entre Douro e Minho, dedicámos o nosso programa ao fado. Demos a conhecer o seu local de nascimento e a sua origem, assim como o processo de candidatura a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e a relação do fado com a comunidade educativa da Escola Secundária de Arouca, porque o “nosso fado”, que também se aprende a gostar, agora, pertence à Humanidade.
Participaram neste programa os professores: Adelaide Peres e Sérgio Franco e cantaram para nós a Dona Judite, funcionária do bar da sala dos professores, a Daniela Brandão do 7.ºD, a Lígia Barbosa e a Sandra Silva do 8.ºB, a Filipa Pinto do 9.º A, a Alícia Viegas do 9.ºG e a Ana Melo do 11.º I. Os alunos das turmas do 8.ºA e B, do 7.º B, C e D estiveram envolvidos na preparação deste programa. No entanto, foi a equipa constituída pela professora Márcia Ferreira e as alunas Celeste Alves, Mariana Melo e Rosa Fernandes do 8.ºA, Bruna Santos e Mafalda Pinto do 8.ºD que realizou o programa, em direto, no estúdio da Rádio Regional de Arouca.
O programa HoraESA será suspenso durante o período de férias escolares, dos alunos, que durarão até ao dia 9 de abril. As aulas recomeçam no dia 10 de abril, pelo que o programa HoraESA regressará no dia 16 de abril. Desejamos, a todos, um ótimo fim-de-semana, uma Santa Páscoa e, aos alunos da ESA, umas boas férias.

21 16 de Março de 2012

Neste programa, deu-se especial atenção a três atividades dinamizadas na Escola: o Dia das Atividades e o Encontro Plurilingue realizados no dia 9 de março; a participação de uma equipa de alunos, coordenados pela Professora Cristina Ludovico, no concurso Nos@Europe organizado pela Universidade de Aveiro e a Semana da Liderança (um trabalho sobre liderança e líderes coordenado pela Professora Ana Celeste Fernandes). O programa, coordenado pelo Professor Paulo Almeida, contou com a colaboração de vários Professores, alunos e entidades externas à Escola, destacando-se o trabalho da aluna Sara Castro (10.º B) que fez a cobertura da participação da equipa da ESA no concurso Nos@Europe.

20 09 de Março de 2012

Neste programa o tema principal foi a Educação Sexual na escola. O programa, coordenado pelo Prof. José Luís Alves, foi realizado em direto a partir das instalações da Rádio Regional de Arouca. Em estúdio estiveram presentes as professoras Vera Noites e Vera Silva, representantes da equipa PES, o Dr. Victor Mendes e a Dra. Dulce Brandão, representantes dos encarregados de educação e os alunos Lúcio Gomes e Rita Teixeira. A aluna Beatriz Maia foi a jornalista que colaborou na mediação do debate. As notícias da Hora ESA e a seleção musical foram da responsabilidade dos alunos do 7ºB, Joana Martins, João Cruz, Marina Cruz, Sérgio Martins e Sérgio Duarte, que se estrearam nas lides da rádio.

19 02 de Março de 2012

Este programa decorreu na Academia de Musica de Arouca e mereceu a colaboração dos alunos: Leandro Cruz, Rui Soares, Juliana Madureira, Luis Martins, Carolina Garrido, Pedro Justo, Mariana Guedes e Daniela Carrasco do 7º Ano e teve como tema central “A academia de Musica de Arouca e o Ensino Articulado”.

18 24 de Fevereiro de 2012

O tema principal do programa de hoje foram os Cursos Profissionais lecionados na Escola Secundária de Arouca. Entrevistamos todos os diretores ou professores de cada curso que nos elucidaram sobre as capacidades que se pretendem desenvolver e quais as saídas profissionais dos alunos que os frequentam. A professora Filipa Campos foi a responsável pelo programa e contou com as “jornalistas” Laura Holz e Raquel Moreira do 12.ºB e Soraia Vasconcelos do 11.ºG. Para além disso foram divulgadas as habituais notícias da ESA e a crónica sobre a Europa da Europe Direct. A escolha musical do grupo completou o programa com temas atuais. Para quem perdeu o programa em direto ou se o quiser ouvir de novo aqui fica a possibilidade. Até breve.

17 17 de Fevereiro de 2012

O nosso programa de hoje, mereceu a colaboração dos alunos: Matilde Silva; Mariana Garcia; Maria Pinto; Joana Rocha e André Vieira; será coordenado pelo professor Rúben Gonçalves Pereira, e teve como tema central “As Drogas e os Jovens”. Foram entrevistados a Diretora, Profª Adília Cruz, vários professores e fomos escutar as conversas entre alunos acerca das Drogas e os jovens de Arouca. Conversas interessantes, com perspectivas que valem a pena ouvirem.

16 10 de Fevereiro de 2012

O tema principal deste programa é Arouca, ou melhor, Arouca e a sua região na literatura portuguesa. Através de uma conversa com José António Rocha, autor da coletânea “A Bela Adormecida – Olhares Literários sobre Arouca”, ficaremos a conhecer autores e textos sobre Arouca, isto porque esta região é motivo literário desde o longínquo século XIII até aos nossos dias e sobre ela escreveram autores tão relevantes da nossa literatura como Camilo Castelo Branco, Abel Botelho, Aquilino Ribeiro, Alexandre Herculano, Teixeira de Pascoaes, Miguel Torga ou o nosso prémio Nobel José Saramago. O programa foi produzido em direto a partir do estúdio da Rádio Regional de Arouca pela equipa coordenada pelo Prof. Paulo Almeida e constituída pelas alunas: Ana Beatriz Tavares, Inês Silva, Lara Pereira, Liliana Soares, Sara Castro e Tânia Rocha, do 10.º B. Para além da entrevista com José António Rocha, o programa conta ainda com as duas rubricas habituais (notícias da ESA e da Europa) e de uma variada e atrativa seleção musical.

15 03 de Fevereiro de 2012

Após a emissão das duas rubricas habituais: Notícias da ESA e Europe Direct de Entre Douro e Minho, propomos aos nossos ouvintes, que connosco, celebrem, à semelhança do que acontece, um pouco por todo o mundo, o Dia da Internet Segura, aceitando o desafio lançado pela rede de Rádios e Televisões Escolares na Net [RTEN], da qual o HoraESA faz parte. Estando toda a turma, do 11ºI - Curso Profissional de Animador Sociocultural, envolvida na preparação deste programa, nomeadamente na realização das entrevistas aos professores António Peres, António Soares e Vítor Correia, a equipa, constituída pela professora Márcia Ferreira e as alunas Bruna Santos e Mafalda Pinto do 8.ºD, realizou o programa, em directo, no estúdio da Rádio Regional de Arouca.

14 27 de Janeiro de 2012

Sob a orientação do professor José Luís Alves, este programa conta com a colaboração dos alunos do 12ºA, Armindo Fernandes, Lúcio Gomes Mariana Santos e Ricardo Fernandes. O tema central é o Conselho Pedagógico. Depois das notícias da ESA e rubrica Europe Direct, são entrevistados diferentes elementos daquele órgão.

13 20 de Janeiro de 2012

Neste programa o tema principal foi o Projeto Eco escolas, um projeto para a sensibilização dos alunos para os problemas ambientais, bem como para a tomada de consciência de que fazemos parte de um mesmo condomínio o Planeta Terra. Os jornalistas de serviço foram os alunos Laura Holz e Raquel Moreira do 12.ºB e Soraia Vasconcelos e Frederico Duarte do 11.ºG em colaboração com a professora Filipa Campos, deram a conhecer aos ouvintes o âmbito do referido projeto entrevistando os professores Amélia, da direção da escola, Maria do Céu, Glória Regina e Gabriela do grupo de trabalho do Eco ESA. Foram também ouvidos o Sr. Zé Alberto, chefe dos assistentes operacionais e a D. Judite, bem como vários alunos da escola. Para além disso foram divulgadas as habituais notícias da ESA e a crónica sobre a Europa da Europe Direct. A escolha musical do grupo completou o programa com temas que abordam questões ambientais ou relacionados com o ambiente. Para quem o perdeu em direto ou se o quiser ouvir de novo aqui fica a possibilidade. Até breve.

12 13 de Janeiro de 2012

O nosso programa de hoje, mereceu a colaboração dos alunos: Matilde Silva; Mariana Garcia; Maria Pinto; Joana Rocha e André Vieira; foi coordenado pelo professor Rúben Gonçalves Pereira, e teve como tema central: “O papel do director de Turma nos dias de hoje”. Fomos ouvir o Coordenador dos Diretores de Turma do Secundário, Profº José Luís que de uma forma muita clara e objectiva, elucidou-nos acerca do papel do DT ontem, hoje e amanhã. Como sub-tema a apresentação em estreia Nacional do Grupo musical “Dona Gi”. Com um dos ex-elementos dos “Perfume”.

11 06 de Janeiro de 2012

O programa de 6 de Janeiro, teve como tema central “Consciência da adolescência”, no nosso programa tivemos as professoras Glória Tavares e Barbara Machado para comentar algumas entrevistas que realizamos junto de alunos do 7º, 10º e 12º, para que estes nos dessem a sua visão sobre a adolescência. Não foi nosso objectivo acrescentar ou descobrir nada de novo, mas lembrar que a adolescência existe, é comum a todos e ter consciência da mesma pode ser solução de muitos problemas dos nossos alunos. A Elaboração do nosso programa, mereceu a colaboração dos alunos: Cristiana Dias, Daniela Duarte, João Almeida, Juliana Madureira, Maria Maia, Mariana Paiva; Sónia Moreira, Sara Fernandes e foi coordenado pelo professor António Vilas Boas.

10 16 de Dezembro de 2011

O programa de 16 de dezembro de 2011 é o último deste ano porque o HoraESA interrompe as suas emissões durante as férias escolares. Este programa – coordenado pelo Prof. Paulo Almeida – é, todo ele, dedicado ao Natal. Assim, depois das Notícias da ESA, a Prof.ª Fátima Lameirão revela as origens de algumas das nossas tradições de Natal; o João Gomes (aluno do curso EFA de Técnicos de Informática) dá a conhecer algumas curiosidades sobre a vivência do Natal nos países asiáticos; as alunas Ana Beatriz Brandão, Lara Pereira e Sara Castro escutam utentes do Lar da St.ª Casa da Misericórdia sobre a sua vivência do Natal passado e presente; a Prof.ª Adelaide Peres (Professora Bibliotecária da ESA) dá voz a um conto de Natal (“A Menina dos Fósforos” de Hans Christian Andersen); a aluna Sara Castro apresenta uma sugestão de leitura natalícia (o conto “Suave Milagre” de Eça de Queirós) e a aluna Fernanda Fernandes (aluna do curso EFA de Técnicos de Multimédia) apresenta um poema de Natal da sua autoria. Tudo isto acompanhado, claro está, por belas músicas natalícias. Feliz Natal!

09 09 de Dezembro de 2011

Aceitando o desafio lançado, no ano letivo anterior, pela professora de Psicologia, Teresa Cardoso, propusemos aos nossos ouvintes uma comparação entre o tipo de educação e formação de diferentes gerações, sob o tema: a Escola de Hoje e a Escola de Ontem. Após a emissão das duas rubricas habituais: Notícias da ESA e Europe Direct de Entre Douro e Minho.

Estando toda a turma, do 12.ºF1 – Curso Profissional de Animador Sociocultural, envolvida na preparação deste programa, a equipa, constituída pela professora Márcia Ferreira e as alunas Ana Raquel Pinho, Cátia Andrade, Daniela Rocha e Paula Teixeira, realizou o programa, em directo, no estúdio da Rádio Regional de Arouca.

08 02 de Dezembro de 2011

O tema central do programa é a Associação de Pais da ESA e conta com a colaboração das alunas do 10ºA, Beatriz Maia e Ana Rita Teixeira. Colaboraram ainda no programa os alunos José Tavares, Sara Tavares, Ana Ferreira, Margarida Tavares, todos do 12ºJ, e Salomão Costa do 11ºG. Neste programa, depois das notícias da ESA e da habitual rubrica Europe Direct, o presidente da Associação de Pais, Sr. Valdemar Duarte, é entrevistado em direto pelo professor José Luís Alves e pela aluna Ana Rita Teixeira.

07 25 de Novembro de 2011

O programa de 25 de Novembro mereceu a colaboração de alunos de diferentes turmas do 10º Ano, sendo eles: Cristiana Dias, Daniela Duarte, João Almeida, Maria Maia, Mariana Paiva, Sónia Moreira e Sara Fernandes, foi coordenado pelo professor António Vilas Boas, e para além das habituais rubricas do “Hora-Esa” teve como tema central “Prémios da Esa”, cuja a intenção foi dar uma perspectiva do reconhecimento que os projectos elaborados, por professores e alunos da nossa escola têm merecido nacional e internacionalmente.

06 18 de Novembro de 2011

Neste programa o tema principal foi o Projeto Mais Sucesso Escolar, um projeto de nível nacional em que a ESA participa no grupo das escolas híbridas. As nossas jornalistas de serviço, Laura Holz do 12.ºB, Cláudia Gomes, Daniela Soares e Tânia Gonçalves do 12.ºF em colaboração com a professora Filipa Campos, deram a conhecer aos ouvintes o âmbito do referido projeto fazendo a cobertura do 6.º Seminário das Escolas Híbridas que se realizou na Esa e entrevistando a representante do Ministério da Educação Dr.ª Luísa Buchinha e os professores Adília Cruz, diretora da escola, Cristina Saavedra, coordenadora do projeto, José Mário Brandão, de Matemática, Isa Ventura, de Inglês e Marisa Saraiva, de Português.

Para além disso foram divulgadas as habituais notícias da ESA e a crónica sobre a Europa da Europe Direct. A escolha musical do grupo completou o programa. Para quem o perdeu em direto ou se o quiser ouvir de novo aqui fica a possibilidade. Até breve.

05 11 de Novembro de 2011

Estando toda a turma, envolvida na preparação deste programa, coube ao Diogo, à Helena e ao Fábio, do 8.º B, conversar com a professora Vera Noites, coordenadora, na nossa escola, do Projeto PES - Promoção da Educação para a Saúde. As alunas Adriana Botelho, Ana Cláudia Duarte, Ana Helena Pinto, Ana Mafalda Mesquita e Ana Margarida Lopes, agora alunas do 2º ano da licenciatura de Ciências da Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, sob a orientação do professor doutor Pedro Graça, e no âmbito da unidade curricular de Comunicação, trabalharam, durante um semestre, na pesquisa e análise de inúmeros artigos científicos recentes e publicados em todo o mundo com o objectivo de reunir informação sobre o Consumo de Álcool em Estudantes. Fizeram uma mesa redonda sobre o assunto e fomos ouvi-las.

A Andreia, a Cláudia e a Daniela também do 8.ºB foram conversar com a Dr.ª Teresa Barandela, a psicóloga da nossa escola.

Quando o consumo de bebidas alcoólicas é um problema, o médico de família, o IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência) ou a Associação Alcoólicos Anónimos podem ajudar. Esta última é uma comunidade de voluntários sem taxa de admissão, sem ficha de inscrição, nem quotas. Há um núcleo de apoio, bem perto de nós, em S. João da Madeira e uma linha telefónica informativa: 217 162 969 que funciona das 10 da manhã às 10 da noite. E o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A Linha Vida SOS Droga – 1414, que funciona de 2ª a 6ª feira, das 10 da manhã às 8 da noite, dispõe de um serviço telefónico anónimo, gratuito e confidencial onde se pode obter informação, aconselhamento, apoio e encaminhamento. E o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (todas as questões colocadas têm resposta num prazo máximo de 72 horas).

A equipa, constituída pela professora Márcia Ferreira e as alunas do 8.º ano de escolaridade: Bruna Santos, Mafalda Pinto, Matilde Silva Mónica Cruz e Ornella Oliveira realizou o programa, em directo, no estúdio da Rádio Regional de Arouca.

04 04 de Novembro de 2011 Para além das rubricas habituais (Notícias da ESA e Europa), neste programa evocam-se duas efemérides (Dia Mundial da Poupança e Dia da Luta contra o Cancro); fala-se sobre civismo na escola (entrevista com os alunos Armindo Fernandes e Mariana Santos); relembra-se a vida e a obra de Fialho de Almeida, cujo centenário de morte se comemora este ano; e fica-se a conhecer a origem de uma expressão idiomática da nossa língua.
O programa, emitido no dia 4 de Novembro de 2011, foi coordenado pelo Prof. Paulo Almeida e nele colaboraram os alunos: Ana Beatriz Brandão, Inês Silva, Lara Pereira, Liliana Soares, Maria Maia, Sara Castro e Tânia Rocha. A seleção musical esteve a cargo dos alunos Daniela Duarte, Miguel Pinho e Vítor Ferreira.
A equipa agradece a colaboração da Professora Goretti Sá e dos alunos Armindo Fernandes e Mariana Santos.
03 28 de Outubro de 2011 Neste programa, incontornavelmente, o tema principal foi a mudança para as novas instalações da escola. Fomos ouvir o pulsar das pessoas na nova escola, quais as sensações, desejos e ensejos. Paralelamente, abordamos questões relativas ao Departamento de Expressões, nomeadamente a opinião dos intervenientes acerca do presente e futuro do mesmo. As alunas Mariana Garcia e Matilde Silva do 8ºD, assim como Maria João, Joana Rocha e André Vieira do 8ºC em colaboração com o professor Rúben Pereira, deram corpo aos dois temas da semana. Para além disso foram divulgadas as habituais notícias da ESA e a crónica sobre a Europa da Europe Direct. A escolha musical do grupo completou o programa. Para quem o perdeu em direto ou se o quiser ouvir de novo aqui fica a possibilidade. Até breve.
02 21 de Outubro de 2011 Coordenado pelo professor José Luís Alves, o tema central do programa é a equipa PES (Projeto de Educação para a Saúde) e conta com a colaboração dos alunos do 12ºA, Armindo Fernandes, Lúcio Gomes, Mariana Santos e Ricardo Fernandes, que entrevistaram as professoras Bárbara Machado, Vera Silva e Vera Noites.
Ao longo do programa, ficamos a conhecer melhor o trabalho e os projetos desenvolvidos pela equipa PES.
01 14 de Outubro de 2011 O HoraESA está de regresso a partir de hoje. As suas emissões serão, como no ano letivo anterior, às sextas-feiras, das 19h às 20h, na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM). As rubricas Notícias da ESA e Europa (dando continuidade à parceria iniciada o ano letivo anterior com o Centro de Informação Europe Direct de entre Douro e Minho) fazem parte da estrutura do programa. Nesta primeira emissão, apresenta-se a equipa de professores (António Vilas Boas, Filipa Campos, José Luís Alves, Márcia Ferreira, Paulo Almeida e Rúben Pereira) e aborda-se o tema: as expetativas da comunidade escolar relativamente às novas instalações da Escola Secundária de Arouca através de entrevistas à diretora da ESA, professora Adília Cruz, ao arquiteto e membro da direção, professor Júlio Caseiro, às alunas Daniela Oliveira e Raquel Moreira, à encarregada de educação Maria Eduarda Correia, mãe da aluna Flávia Alves, ao professor de eletrónica, André Oliveira, que está pela primeira vez na Escola Secundária de Arouca, à D. Adelina, funcionária da papelaria e reprografia, e à D. Margarida, telefonista da ESA. A equipa HoraESA deseja a toda a comunidade um bom ano letivo!