Logo HORAESA projeto

A HORAESA é o programa radiofónico  do Agrupamento de Escolas de Arouca, transmitido todas as sextas-feiras entre as 19h e 20h na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM).

Objetivos

O presente projeto tem como objetivos gerais:

  • enriquecer culturalmente a comunidade educativa; criar um espaço de abertura;
  • promover a participação, integração e harmonia entre todos os elementos da escola;
  • criar espírito de equipa; quebrar a rotina escolar;
  • fomentar a aquisição de técnicas que favoreçam um melhor desempenho escolar (no imediato) e profissional (no futuro);
  • proporcionar a reflexão em torno do papel que poderão desempenhar os media e especificamente, a rádio, na sociedade em geral e na escola em particular.

Emissões 2012/2013

27 14 de Junho de 2013

O último HoraESA deste ano letivo, embora da responsabilidade da professora Márcia Ferreira é apresentado, em direto, no estúdio da Rádio Regional de Arouca por todos os Professores envolvidos neste projeto: Angelina Duarte, José Luís Alves, Filipa Campos, Nuno Bessa, Raquel Duarte e Rúben Pereira. Num ambiente bastante descontraído e animado, os Professores após a emissão da rubrica Notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca, fizeram o balanço do trabalho desenvolvido no HoraESA e avaliaram o impacto que a produção de um programa de rádio tem na vida de cada um, apresentando ainda a sua escolha musical como dedicatória ao nível de ensino que lecionam. A equipa HoraESA agradece a todos quantos, direta ou indiretamente, colaboraram na produção dos programas e deseja a toda a comunidade escolar a continuação de um bom trabalho e umas boas férias! (quando elas chegarem!) O HoraESA regressará no próximo ano lectivo!

26 07 de Junho de 2013

O programa desta semana, da responsabilidade da educadora Angelina Duarte, e apresentado pela educadora Jacinta Vasconcelos desenvolveu o tema “flashes”. Divulgamos um pouco das atividades que se foram realizando ao longo do ano letivo, em cada Jardim de Infância do Agrupamento. Foram apresentadas canções, participação em concursos, desenvolvimento de projetos, articulação com a Biblioteca da escola e também uma atividade desenvolvida na CAF (Componente de Apoio à família). Colaboraram no programa as educadoras, Teresa Vilar e Jacinta Vasconcelos do Jardim de Infância de Arouca; Teresa Oliveira do Jardim de Alvarenga, Jardim de Moldes Zulmira Noites, Pólo Escolar de Rossas, Fátima Coelho, Filomena Brito e profª Bibliotecária Marta Brandão e Pólo Escolar do Burgo, Cristina Pinho e Angelina Duarte. Participaram as crianças dos Jardins de Infância referidos e alguns alunos do 1º ciclo do Pólo escolar do Burgo, com o apoio das professoras Ana Moreira, Dorinda Sousa e Lurdes Duarte numa atividade de articulação. Tivemos a colaboração e apoio técnico na montagem do programa, do Professor Abílio Sousa da ESA.

25 31 de Maio de 2013

O programa de hoje foi a conclusão dos programas coordenado pelo Professor Nuno Bessa e foi transmitido em direto. Teve como tema fazer um balanço dos programas realizados por esta equipa da EB 2/3 de Arouca. Teve como convidados os Presidentes das Bandas Musicais de Arouca e Figueiredo e o Relações Publicas do Coro dos Pequenos Cantores de Arouca e ainda uma entrevista às alunas que ajudaram na produção dos programas. Teve ainda um momento divertido que foram as “gafes” das alunas. Terminou com a habitual rubrica “Notas do Professor”.

24 24 de Maio de 2013

Neste programa Hora ESA para além das habituais notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca, falamos com alguns alunos que frequentaram a Escola Secundária de Arouca no ano passado e que este ano estão a frequentar o ensino superior. Entrevistamos os alunos Armindo Fernandes, Tiago Peres Sousa, Ricardo Fernandes e Francisca Cruz, procurando saber como relembram a ESA e como foi a entrada nesta nova etapa. A professora Filipa Campos foi a responsável pelo programa e contou com os “jornalistas” Alexandra Pinho e Bruno Cerqueira do 11.ºD e Catarina Cerqueira do 12.ºJ. A escolha musical do grupo completa o programa. Para quem perdeu o programa em direto ou se o quiser ouvir de novo aqui fica a possibilidade. Até breve.

23 17 de Maio de 2013

O programa de hoje, dia 17 de Maio, é da responsabilidade do primeiro ciclo do ensino Básico em articulação com a equipa PES, equipa responsável pela dinamização de atividades de Educação para a Saúde, no nosso agrupamento. Este programa insere-se na comemoração de “Maio, mês do coração” e será dedicado ao tema da Alimentação. O programa é apresentado pelos alunos Rita Machado do PEB05, Miguel Fernandes e Rodrigo Duarte do PEB07, e António Outor do PEB09 e tem a colaboração da profª Vera Noites (reportagem) e prof. Marco Costa (montagem).

22 10 de Maio de 2013

O programa de hoje aborda a importância do papel dos ídolos na construção da identidade dos adolescentes. Como devem agir os pais mediante a idolatria que os seus filhos fazem de um grupo ou de alguém. As respostas a muitas das perguntas que se colocam sobre este assunto podem ser obtidas depois de auscultar este programa. Da responsabilidade do professor José Luís Alves, participaram no programa os alunos Maria Figueiredo (10ºC) e Antony Costa (12ºA), o pai e professor Vítor Lopes, o professor de psicologia Paulo Alves e a psicóloga do Centro de Emprego de Entre Douro e Vouga, Ana Isabel Silva.

21 03 de Maio de 2013

O tema do programa é EDUCAR: A ARTE DE AJUDAR A CRESCER, o mesmo tema da palestra proferida pela Dra. Maria Ángeles de los Rios, formadora em Acompanhamento, Desenvolvimento Humano e Pedagógico, responsável e fundadora da Associação Novahumanitas em Portugal e Espanha, que esteve na Escola Secundária de Arouca no passado dia 14 de março. Esta palestra mobilizou um grupo de pais, encarregados de educação e educadores dispostos a trocar ideias sobre a Educação. Do interesse demonstrado, sobre este assunto, o HoraESA reúniu hoje um grupo representativo da comunidade educativa para prolongar esta tertúlia: a professora Goreti Sá, organizadora da palestra, o professor Adriano Sousa, professor de Filosofia e Psicologia, a Sr.ª D. Maria do Carmo Mendes, mãe e encarregada de educação de dois filhos e o aluno Bruno Ferreira do 12.º J do Curso Técnico de Organização de Eventos e Vogal da Direção da Associação de Estudantes de Arouca. O programa contou ainda com a Rubrica das Notícias e com uma pequena homenagem ao Dia da Língua Portuguesa, que se comemora no dia 05 de maio, através de um apontamento realizado pela Coordenadora do Departamento de Línguas, professora Olga Soares e da leitura dramatizada do texto O Velho do Banco - que ganhou o 1º prémio (in ex-aequo) no Concurso Uma Aventura... Literária 2013 na modalidade de texto original - pelos alunos Gonçalo Rocha do 8.º A (autor), Mariana Garcia e Matilde Silva do 9.º F (vencedoras da 1ª fase da VII Edição do Concurso Nacional de Leitura na categoria do Ensino Básico). O programa da responsabilidade da professora Márcia Ferreira teve a colaboração da aluna Mafalda Pinto do 9.º F.

20 26 de Abril de 2013 No dia 26 de abril de 2013 foi emitido o programa HoraESA número 20, com o tema “Não faz mal ser diferente”, da responsabilidade das educadoras Anunciação Santos e Armanda Tavares do Jardim de Infância da Boavista, que abordou o tema da inclusão e integração escolar de crianças com deficiência. O programa salientou os testemunhos dos colegas que convivem diariamente com estas crianças e a forma como interagem entre si. Colaboraram também as educadoras da educação especial que exercem funções na sala da Unidade de Multideficiência, Liliana Gonçalves e Márcia Costa que nos deram uma abordagem sobre o seu funcionamento, definição e causas da multideficiência. A profª Bibliotecária Marta Brandão fez a divulgação da visita do escritor e ilustrador Pedro Leitão que irá estar presente nesta escola no dia 24 de maio. O programa finalizou com a participação de dois encarregados de educação que duma forma poética, transmitiram, a sua realidade, anseios e expectativas. Este programa e o anterior, contaram com a colaboração e ajuda técnica do Professor Abílio Sousa da ESA, na sua montagem.
19 19 de Abril de 2013 O programa desta semana, teve a colaboração das alunas Ana Ferreira, Cátia Gomes, Filipa Paiva, Francisca Teixeira, do 8ºA, e tiveram a seu cargo a selecção musical. Foi coordenado pelo professor Rúben Pereira. O tema deste programa versou um tema algo controverso e quiçá polémico: a diferenciação de géneros. Nos tempos de hoje, ainda existem diferenças entre os sexos? Fomos escutar várias personalidades de Arouca e escutamos com muita atenção as suas opiniões. As respostas de alunos e professores, foram deveras interessantes. Programa a não perder.
18 12 de Abril de 2013 O programa de hoje é apresentado pelas alunas Ana Beatriz Costa, Mariana Gonçalves, Marta Pinho e Joana Fevereiro da EB 2/3 de Arouca e coordenado pelo Professor Nuno Bessa. O tema central desta emissão é “O Coro dos pequenos cantores de Arouca”. Neste sentido, iremos conhecer a história deste Coro, ouvir algumas atuações, conhecer alguns dos seus elementos e algumas curiosidades. Mas, antes de tudo isto, temos as Noticias do Agrupamento. Terminamos o programa com a nova rubrica “Notas do professor”.
17 05 de Abril de 2013

Neste programa Hora ESA damos destaque ao Projeto de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Arouca. Entrevistamos o professor Rui Esteves, coordenador do Desporto Escolar do Agrupamento e também os professores responsáveis por grupos equipas de várias modalidades praticadas pelos nossos alunos no âmbito deste projeto. Para conhecer estas modalidades, quem pode participar, horários de treinos, resultados das competições e expectativas para o 3.º período esteja atento ao programa.
Temos ainda a habitual rubrica com notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca e uma entrevista especial ao Presidente da Associação de Estudantes sobre atividades desenvolvidas e o balanço da viagem de finalistas.
A professora Filipa Campos foi a responsável pelo programa e contou com os “jornalistas” Alexandra Pinho e Bruno Cerqueira do 11.ºD e Catarina Cerqueira do 12.ºJ. A escolha musical do grupo completa o programa.

16 15 de Março de 2013

Não disponível.

15 08 de Março de 2013

Nos tempos que vivemos atualmente, muitas famílias sentem dificuldades em gerir convenientemente o orçamento familiar. Os filhos, uns mais que outros, têm também algumas necessidades financeiras. Afinal, como deve ser gerida a educação financeira dos filhos? Deve ou não ser atribuída uma semanada ou mesada aos educandos? Saiba estas e outras respostas neste programa, da responsabilidade do professor José Luís Alves, onde foram auscultados diversos alunos, pais e a psicóloga escolar, Dra. Teresa Barandela.

14 22 de Fevereiro de 2013

No passado dia 18 de janeiro, teve lugar no auditório da Escola Secundária de Arouca (ESA) uma palestra subordinada ao tema “Educação, Escolas, Famílias e Comunidades Locais”, promovida pelo Professor Doutor Júlio Pedrosa, ex- Reitor da Universidade de Aveiro e ex- Ministro da Educação, e que constituiu um espaço de diálogo construtivo entre a comunidade educativa de Arouca que se fez representar no evento. Esta palestra veio no seguimento de uma ação perpetrada pela professora Goreti Sá sobre o tema “Educação” já iniciada no ano letivo anterior através da conferência/debate “Família e Educação: Desafios e respostas pedagógicas”, dinamizada pela Professora Doutora Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e Ciências Sociais da Universidade do Porto. No âmbito do Projeto de Formação Cívica na Escola, convidou a Doutora María Ángeles de los Rios, formadora, com mais de trinta anos de experiência, em acompanhamento, desenvolvimento humano e pedagógico, e discípula do psicopedagogo francês André Rochais, para partilhar o seu conhecimento e experiência sobre “Educar: A Arte de Ajudar a Crescer” no próximo dia 14 de março, pelas 18h30, no auditório da ESA.
O HoraESA deu eco as estas iniciativas, com a colaboração de um formador de professores (Dr. Ângelo Conde), um elemento representativo dos Encarregados de Educação (Dra. Dulce Brandão), a professora organizadora (Dra. Goreti Sá) e o Presidente da Associação de Estudantes (Luís Pinto), para proporcionar mais um momento de reflexão. Partindo das palavras do Professor Doutor Júlio Pedrosa foram acrescentando as suas considerações sobre a envolvência da escola, pais, professores e alunos de acordo com o papel que desempenham enquanto membros activos e responsáveis na “arte de educar”.
A educação é uma tarefa de uma enorme responsabilidade, é a transmissão do respeito pela vida, do gosto de viver, dos grandes valores do amor, da verdade, da liberdade e do sentido de justiça e também das noções do limite, de convivência e de aceitação pessoal. No fundo, de tudo aquilo que nos faz ser pessoas. Onde é que se aprende estes valores? Antes de mais, na família. Mas há muitas instituições, como a escola ou a televisão, que querem substituir a vida sem terem vida. “Onde há crise, há esperança”, Vasco Pinto de Magalhães, s.j.
O programa da responsabilidade da professora Márcia Ferreira teve a colaboração das alunas Ana Catarina Nunes do 6.º E e Mafalda Pinto do 9.º F.

13 15 de Fevereiro de 2013 Este programa da responsabilidade da educadora Angelina Duarte teve como tema “Crescer no Jardim de Infância”. As crianças falaram das suas atividades preferidas e contribuíram com alguns dos seus saberes. Os adultos, pais e professores, puderam dar o seu testemunho ao nível da valorização do Jardim de Infância, no desenvolvimento de competências necessárias ao seu “crescimento”. Tiveram participação no programa as crianças e educadoras dos Jardins de Infância do Bacêlo - Tropeço e do Pólo Escolar do Burgo (3, 4, 5 e 6 anos). Ouvimos as entrevistas dadas por duas mães (Vera Moreira e Carla Brandão), quatro professoras do 1º ciclo (Ana Moreira, Ana Mª Vieira, Dorinda Sousa e Lurdes Duarte) e da professora Bibliotecária (Marta Brandão) também do Pólo Escolar do Burgo. A profª Marta Brandão deu início à apresentação da rubrica ”Na Onda das Leituras” em que participaram também duas alunas do 4º ano (Eduarda Azevedo e Matilde Moreira).
12 08 de Fevereiro de 2013 O programa de hoje é da responsabilidade do Polo Escolar de Rossas e da equipa do projeto “Arouca maravilhosa: cuida bem do rio Urtigosa”, projeto premiado no concurso nacional “Projeto Mil Escolas”, e tem a colaboração do prof. Marco Costa. É apresentado pelos alunos Bruna Fabiana Alves e Rafael José Gomes e pelo coordenador do estabelecimento, Prof. José Costa Gomes. Tem ainda a participação das crianças do Jardim de Infância (canção) e da aluna Diana Raquel Costa (poesia). Neste programa serão divulgadas as ações desenvolvidas no âmbito do projeto, refletidas a contribuição da articulação interciclos e a influência das ciências experimentais na educação ecológica e, ainda, analisado o contributo deste tipo de ações na concretização das metas do agrupamento. Serão apresentadas as Notícias do Agrupamento que divulgam a exposição carnavalesca do Agrupamento, a participação das escolas EB1 de Arouca e Polo Escolar de Rossas no concurso Heróis da Fruta, a visita de estudo do curso profissional de Restauração, Cozinha/Pastelaria a Paris e o Concurso «O Mar que nos une», uma iniciativa das bibliotecas escolares.
11 01 de Fevereiro de 2013

O programa de hoje é apresentado pelas alunas Ana Beatriz Costa, Mariana Gonçalves, Marta e Vânia Pereira da EB 2/3 de Arouca e coordenado pelo Professor Nuno Bessa. Continuando a conhecer os grupos musicais do nosso concelho de Arouca, o tema central desta emissão é “A Banda Musical de Arouca”. Neste sentido, iremos conhecer a história desta Banda, ouvir algumas atuações, conhecer alguns dos seus elementos e algumas curiosidades. Mas, antes de tudo isto, temos as Noticias do Agrupamento que falam da visita do Sr. Bispo ao Polo Escolar do Burgo, a visita de estudo das turmas do Articulado à Casa da Musica no Porto e a comemoração do Dia da Não violência. Terminamos com a nova rubrica “Notas do professor”.

10 01 de Fevereiro de 2013

Neste programa Hora ESA fomos conhecer os primeiros alunos da ESA, que estudaram em 1975 e acompanharam a mudança de instalações da antiga secção liceal de Santo António para a tão desejada nova escola. Entrevistamos os ex-alunos, Sr. Rui Brandão, Sr. António Pato, D. Adelina Almeida e Prof. Fernando Teixeira e também a Presidente do Conselho Diretivo nesse ano, Prof. Odete Esteves. Procuramos dar a conhecer a escola nessa altura e comparar com a escola actual. A professora Filipa Campos foi a responsável pelo programa e contou com os “jornalistas” Sónia Moreira do 11.ºB, Alexandra Pinho e Bruno Cerqueira do 11.ºD e Catarina Cerqueira do 12.ºJ. A escolha musical do grupo completa o programa. Para quem perdeu o programa em direto ou se o quiser ouvir de novo aqui fica a possibilidade. Até breve.

09 25 de Janeiro de 2013

O programa desta semana, teve a colaboração das alunas Ana Ferreira, Cátia Gomes, Filipa Paiva, Francisca Teixeira, do 8ºA; Mariana Garcia e Matilde Silva do 9ºF, tiveram a seu cargo a selecção musical. O tema deste programa versou duas temáticas diferenciadas: o Sorriso e “O que é estudar”. O que é o sorriso? Sorrimos, quando? Porquê? Como? Estudar hoje é diferente do tempo dos nossos pais e avós? Paralelamente, fomos ouvir a Diretora da CAP, Prof.ª Adília Cruz, acerca do papel de Diretora, ontem, hoje e amanhã. A rubrica Notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca teve ainda a colaboração das alunas: As respostas de alunos e professores, assim como a da directora, foram deveras interessantes. Programa a não perder.

08 18 de Janeiro de 2013

No passado dia 14 de dezembro de 2012, pelas 21 horas, no Auditório da Escola Secundária de Arouca, decorreu a sessão de lançamento do livro É A HORA…!, uma peça de teatro escrita por um grupo de alunos e uma professora da Escola Secundária de Arouca. O HoraESA deu a conhecer este livro aos seus ouvintes: através da entrevista das alunas Lúcia Silva e Susana Vieira do Curso Profissional de Animador Sociocultural a três, dos seis autores, deste texto dramático, presentes em estúdio: Ana Helena Pinto, Márcia Ferreira e Sérgio Teixeira; da gravação de parte da sessão de lançamento do livro e do comentário crítico da obra feito pelo ator João de Carvalho. A banda sonora do programa esteve a cargo dos Botequim Fantasma, uma banda do Porto, composta por cinco elementos: Cristóvão Siano, na voz, Tony Lopes, na guitarra, João Calvo, nas teclas, Paulo Andrade, no baixo e Filipe Lopes, na bateria. A rubrica Notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca teve ainda a colaboração da aluna Joana Jesus do Curso Profissional de Animador Sociocultural.

07 11 de Janeiro de 2013

Com as novas instalações da Escola Secundária de Arouca, surgiram novos espaços. O restaurante pedagógico foi um deles. Desde o ano letivo anterior que este espaço é dinamizado por professores e alunos dos cursos de restauração. Neste programa, da responsabilidade do professor José Luís Alves, foram entrevistados elementos da CAP (professoras Adília Cruz e Ana Jesus), professores dos cursos de restauração (Jorge Rocha, Adrian Correia e Clara Almeida), e “clientes” do restaurante (professores Jorge Castro e João Martins). Como é evidente, não poderiam deixar de ser auscultados alguns dos formandos. Por isso, do curso de Restaurante e Bar, falamos com os alunos Cristiano Marinho e Ricardo Machado, ambos do 11ºF, e do curso de Cozinha e Pastelaria ouvimos as alunas finalistas Ana Raquel e Diana Carvalho, ambas do 12ºF.

06 14 de Dezembro de 2012

O programa Hora ESA desta semana foi da responsabilidade da professora Laurinda Brandão e teve como tema central a literatura infantil ao qual foi adicionado um cheirinho a Natal. Houve o habitual bloco de notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca e a rubrica “ Europe Direct”, com notícias vindas da Europa. Alguns alunos da EB1 da Boavista do 1º e do 4ª ano falaram-nos das suas preferências literárias. Ouvimos um excerto da conversa da escritora/ilustradora Elsa Lé, aquando da sua passagem pela EB1 da Boavista, e ainda a entrevista dada pela Dra. Isabel Bessa, bibliotecária na Biblioteca Municipal de Arouca.

05 07 de Dezembro de 2012

O programa Hora ESA desta semana foi apresentado pelas alunas Beatriz Carrasco e Ana Beatriz Costa da EB 2/3 de Arouca e coordenado pelo Professor Nuno Bessa. O tema central desta emissão foi “A Banda Musical de Figueiredo”. Descobriu-se a origem desta Banda, ouviu-se algumas atuações, conhecer alguns dos seus elementos e algumas curiosidades. Houve o habitual bloco de notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca e a rubrica “ Europe Direct”, com notícias vindas da Europa.

04 30 de Novembro de 2012

Neste programa Hora ESA damos destaque a um dos patrocinadores do programa, a Casa Tem Tudo. Entrevistamos o primeiro proprietário deste estabelecimento, Sr. Arménio Soares e o actual Sr. Luís Carlos Rodrigues. Falamos ainda com os Srs. Albero e Eduardo, funcionários da loja e algumas entrevistas de rua. Apresentamos as habituais notícias da ESA, onde destacamos a conversa com o Presidente da Associação de Estudantes da ESA e a rubrica Europe Direct. A professora Filipa Campos foi a responsável pelo programa e contou com os “jornalistas” Sónia Moreira do 11.ºB, Alexandra Pinho e Bruno Cerqueira do 11.ºD e Catarina Cerqueira do 12.ºJ. A escolha musical do grupo completa o programa.

03 23 de Novembro de 2012

O nosso programa de hoje, mereceu a colaboração dos alunos: Ana Ferreira; Cátia Gomes; Filipa Paiva e Leandro Martins; foi coordenado pelo professor Rúben Gonçalves Pereira, e teve como tema central “Supermercados Cavadinha”. Foram entrevistados o Fundador e filhos, assim como vários dos funcionários. Como surgiu, porquê Arouca, etc.Como não podia deixar de ser, falamos com os utentes do Supermercado. Conversas interessantes, com opiniões e perspectivas que valem a pena ouvirem.

02 16 de Novembro de 2012

Desde os primeiros programas que o HoraESA tem tido o apoio de algumas casas comerciais de Arouca, que possibilitam a existência de um horário semanal na Rádio Regional de Arouca. A InforArouca tem sido um dos parceiros privilegiados. Por isso, neste programa foi entrevistado o proprietário desta casa comercial, o Sr. Valdemar Duarte, que nos contou um pouco da estória desse estabelecimento, desde a sua criação até aos nossos dias… Mas a conversa não ficou por aí. No presente programa colaboraram os alunos do 6ºC, Gustavo Alves, Ruben Barbosa e Tiago Pinto e do 7ºE, Guilherme Silva.

01 09 de Novembro de 2012

O HoraESA está de regresso a partir de hoje. As suas emissões serão, como no ano letivo anterior, às sextas-feiras, das 19h às 20h, na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM). As rubricas Notícias do Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA) e Notícias da Europa (dando continuidade à parceria com o Centro de Informação Europe Direct de entre Douro e Minho) fazem parte da estrutura do programa. Nesta primeira emissão, apresenta-se a equipa de professores deste projeto (Angelina Duarte, Filipa Campos, José Luís Alves, Laurinda Brandão, Márcia Ferreira, Nuno Bessa e Rúben Pereira) e aborda-se o tema: o Agrupamento de Escolas de Arouca/como é ser professor nas diferentes escolas que o compõem, através de entrevistas à Presidente da CAP, professora Adília Cruz, à Sr.ª D. Sílvia Soares e aos professores da equipa (Angelina Duarte, Laurinda Brandão, Nuno Bessa e Rúben Pereira).