Mensagem do Diretor

Dr. Agostinho Sequeira O Agrupamento de Escolas de Arouca tem como lema “Uma Escola com identidade e excelência” e como grande finalidade o enriquecimento das aprendizagens no seu todo, mediante o desenvolvimento de projetos, parcerias e soluções didáticas inovadoras, cujo desenlace são as competências específicas de cada educando.

Propiciar a oportunidade de potenciar a prestação do serviço educativo de qualidade é, pois, o mote que anima a nossa ação, rigorosa e exigente, não perdendo de vista a diversidade dos contextos em que se desenvolve.

Continuamos a desenvolver um Projeto que promove uma escola com identidade e excelência. Para isso, precisamos do envolvimento dos diversos elementos da comunidade educativa, através de cultura de participação e partilha, determinante na construção de uma escola aberta à mudança, capaz de refletir sobre a sua ação, aprender, ajustar-se e responder à exigência contínua de melhoria.

Para que possamos cumprir plenamente esta finalidade educativa, temos que insistir na definição criteriosa de metas e objetivos e ter uma liderança capaz de envolver a comunidade educativa, valorizando os contributos positivos de cada um, e que promova a cooperação na administração eficaz dos recursos disponíveis.

Este projeto convida todos a continuar um trabalho conjunto, iniciado há alguns anos, que, mesmo difícil, tem sido reconhecido pela sua qualidade e excelência. Teremos os olhos colocados no futuro, com a experiência adquirida no passado. Da capacidade que tivermos de antecipar o futuro e a ele nos ajustarmos, em muito, dependerá o nosso sucesso. 


MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Proporcionar a todos um serviço educativo de excelência, desenvolvendo e valorizando conhecimentos, capacidades e atitudes facilitadoras do prosseguimento de estudos, do acesso ao mercado de trabalho e da integração na vida em sociedade.

Visão

Afirmar-se como uma instituição pública de referência pela excelência do ensino e da formação ministrada.

Valores

Excelência e Exigência, Cidadania e Participação, Responsabilidade e Integridade, Curiosidade, Reflexão e Inovação, Liberdade.

ORGÃOS

O Agrupamento de Escolas de Arouca possui orgãos de gestão e administração próprios: o Conselho Geral, a Direção, o Conselho Pedagógico, o Conselho Administrativo e os Departamentos.


SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Os serviços administrativos do Agrupamento funcionam na Escola Secundária de Arouca, de segunda à sexta, das 8,30h às 16h, sem interrupção à hora do almoço.
Exceção: terça-feira encerra a partir das 13.30h.


AUTOAVALIAÇÃO

A Lei 30, de 20 de dezembro de 2002, regulamenta o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior. Este normativo faz depender a avaliação das escolas de dois mecanismos avaliativos diferentes mas complementares: os processos de autoavaliação implementados nas próprias escolas e a avaliação externa.


EQAVET

O EQAVET foi concebido para melhorar a EFP no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade.


ASSOCIAÇÕES DE PAIS / E.E.

Aos pais e encarregados de educação é reconhecido o direito de participação na vida da escola.
Nos onze estabelecimentos de ensino do AEA, estão formalmente constituídas diversas Associações de Pais e Encarregados de Educação.


GABINETE DE APOIO PROFISSIONAL

O Gabinete de Apoio Profissional (GAP) tem como finalidade melhorar a qualidade do serviço educativo, orientando e sugerindo percursos profissionais e facilitando o acesso ao mercado de trabalho através de parcerias com entidades públicas e privadas..


ESTABELECIMENTOS

O Agrupamento de Escolas de Arouca integra 10 estabelecimentos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário.


LOGÓTIPO E NORMAS

Para orientar a utilização prática da identidade visual do Agrupamento de Escolas de AROUCA, tanto ao nível interno quanto externo, o AEA disponibiliza um manual de normas a toda a comunidade escolar e ao público em geral. Este manual fornece um conjunto de regras e recomendações para uma implementação correta da identidade, garantindo uma imagem coesa e coerente. Para isso, é necessária a colaboração de todos no cumprimento do que nele é exposto.


CONTACTOS

Contactos dos Serviços Administrativos e dos responsáveis pelas escolas que constituem o agrupamento.