Nos estabelecimentos do 1ºCEB/JI, a quadra natalícia foi vivenciada numa combinação de tradições, sentimentos e habilidades.
No passado dia 16 de janeiro, pelas 19h00, os alunos do 1.º Ciclo e do Jardim de Infância da EB/JI de Rossas realizaram o tradicional Cantar das Janeiras, no Centro Cultural de Rossas.
A Escola Secundária de Arouca encerrou, no dia 15 de janeiro, a fase escolar do Parlamento dos Jovens.
Num momento alto de participação democrática, os alunos candidatos a deputados participaram numa sessão de debate com o Sr. Deputado da Assembleia da República, Dr. Almiro Moreira e com a Dra. Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca. Na mesma semana, os 31 alunos eleitos a deputados participaram na Sessão Escolar, para eleger os seus representantes, que levarão a voz da escola às próximas etapas do projeto.
O hall de entrada da Escola Básica de Arouca acolheu, durante o mês de dezembro, uma exposição de cata-ventos/rosa dos ventos com o tema Rosa dos Ventos - “Ventos em movimento”.
No dia 12 de janeiro de 2026, pelas 17h30, na escola de Rossas, foi realizada a 1.º sessão do projeto «Da Terra para o Prato: O outono à mesa - Comer bem, crescer saudável e cuidar do planeta», orientada pela nutricionista Elodie Almeida.
Este projeto surgiu no seguimento do Concurso de Contos Auchan, que decorreu no ano letivo passado, em que a turma, agora no 4.º ano, orientada pela professora Isabel Gonçalves, conquistou o 3.º lugar, com o conto «Os Três Coelhinhos e o Monstro do Desperdício».
Foi o que fez a equipa do programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, no passado dia 19 de dezembro, integrado nas atividades natalícias do AEA. Os Embaixadores Seniores, Juniores e Benjamins dinamizaram, na ESA, um espaço lúdico - “Desafios da UE - Somos Todos Europeus” - e toda a comunidade educativa pôde testar os seus conhecimentos sobre a União Europeia (UE), os países que integra, os símbolos e características de cada um, a diversidade linguística, os órgãos que a compõem, nomeadamente o Parlamento Europeu, que representa diretamente os cidadãos, as políticas e os desafios que enfrenta, atualmente.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios da atividade “Hat-o-ween”, na Biblioteca da Escola Secundária de Arouca. O momento assinalou o encerramento de uma iniciativa que promoveu a criatividade e o envolvimento dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário na celebração do Halloween.
Entre as atividades desenvolvidas destacou-se o concurso “Sabe ou Não Sabe?”, que contou com uma grande adesão por parte dos alunos, revelando entusiasmo, empenho e espírito de desafio. Esta atividade foi dinamizada com o apoio dos alunos da turma C do 12.º ano, cujo contributo foi fundamental para o sucesso da iniciativa, promovendo a colaboração entre pares e o envolvimento ativo da comunidade escolar.
Unidos pelo verdadeiro espírito natalício, pais e encarregados de educação, alunos, professores e restante comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Arouca, bem como empresários locais, colaboraram com a doação de bens alimentares e artigos de higiene pessoal, o que permitiu a composição e a entrega de 37 cabazes de Natal a famílias de alunos do Agrupamento em situação de maior fragilidade económica.
No dia 7 de dezembro, pelas 15h, aconteceu na Igreja de Cabreiros o espetáculo “Viver o Natal em Cabreiros”. Este evento nasce do projeto educativo “Cabreiros, Aldeia Viva”, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Arouca, do Município de Arouca e da AGA – Associação Geoparque Arouca.
Projeto DAC- 7ºanos e a celebração dos 40 anos de Portugal na Europa -Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).
Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro.