Clube de Cinema da ESA premiado!

Clube de Cinema distinguido com o 1.º Prémio na categoria Ensino Profissional

Imagem do panfleto do concursoO Vº Concurso de Recolha da Tradição Oral Galego-Portuguesa, sob o tema “As Bibliotecas Vivas: Histórias de Vida“, promovido pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas! e a Cátedra da Eurorregião da Universidade de Vigo com a colaboração da Secretaria Geral de Política Linguística e com a Direção Regional de Educação do Norte (DREN) contou com a participação do Clube de Cinema (2010/2011) da Escola Secundária de Arouca, através do projeto apresentado pelos alunos: Daniela Cruz Costa, Tânia Daniela Duarte Ribeiro, Guilherme Vaz Cabral, Daniela Cristina Azevedo Rocha, Cátia Andreia Jesus Ferreira, Jorciley Vaz Reis Nascimento, Patrícia Manuela Vieira Pinho, Ana Maria Teixeira Silva e Daniela Filipa Ferreira Soares, sob a coordenação da professora responsável pelo clube.

Na categoria Ensino Profissional o trabalho realizado em vídeo e em texto com o título de “Fragmentos de Felicidade” foi distinguido com o 1º Prémio por “Valórase moi positivamente, tendo en conta que os alumnos participantes serán no futuro animadores socioculturais, a práctica escolar como estímulo e compromiso coa transmisión de saberes tradicionais, a experiencia como fonte de coñecemento.”

Este projeto, de dinamização do conhecimento, convidou à indagação e à descoberta de uma parte do património cultural de Arouca - algumas tradições ligadas ao cultivo do linho e à Feira das Colheitas -, ajudando a combater o desconhecimento, a ignorância, os preconceitos e os estereótipos, de uma maneira ativa, por parte dos alunos de dois cursos profissionais da Escola Secundária de Arouca: Curso Profissional de Técnico de Multimédia e Curso Profissional de Animador Sociocultural. Nesta atividade de parceria foi possível aliar o trabalho técnico da multimédia com o papel fundamental da valorização do património da tradição oral dos futuros animadores socioculturais.

O “livro” que descobrimos (relato de Maria da Ascensão dos Reis Vaz Pinto Ferreira) e ao qual demos o nome de "Fragmentos de Felicidade" possui vivências, memórias, conhecimentos, saberes e experiências que recorda, partilha, transmite e difunde, através da entrevista gravada em vídeo e da transcrição escrita, de uma forma amena, saudosa, direta e participativa, enriquecendo os seus leitores.

“As Bibliotecas Vivas: Histórias de Vida“ incluem a descrição das experiências e acontecimentos mais significativos da vida do narrador ou da narradora através das suas próprias palavras. Cada pessoa tem em si um passado que, às vezes, partilha com outras pessoas. Nem sempre há condições para que o relato de toda uma vida tenha um espaço próprio para ser contado e transmitido. Tradicionalmente a transmissão dos conhecimentos do Património Imaterial era feita oralmente, no seio da família; hoje, devido às modificações sociais, a escola, as associações e as entidades públicas devem assumir este papel, se não queremos que esta cadeia de transmissão se quebre.

Com o objetivo de desvendar, às novas gerações a existência dum rico e variado Património Cultural Comum este concurso tem uma dupla finalidade:

  • Integrar na vida escolar o trabalho com o património imaterial galego português.
  • Assumir, a partir do sistema educativo, a tarefa de resgatar esta tradição e de a valorizar, através dum processo de transmissão deste património às novas gerações.

Imprimir