Plano Nacional das Artes

Projeto PNA

O que é?

Com o intuito de darmos a conhecer o Plano Nacional das Artes do nosso Agrupamento, e podermos contar com a vossa colaboração, passamos a descrever, de forma sucinta, o seu âmbito e as atividades que já temos pensadas, para este ano letivo.

A intenção do Ministério da Educação e da Cultura foi o de  conjugar o Programa Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Cinema, o Programa de Educação Estética e Artística, o Plano Nacional de Leitura 2017-2027, a Rede Portuguesa de Museus, entre outros, num só plano. Como mera curiosidade, está prevista a atribuição de prémios às obras e projetos, que melhor exponham a dimensão social e educativa das artes e do património, refletindo a missão do PNA, e que  promovam o acesso e a participação das comunidades.

O grupo PNA já concluiu a fase de criação de um ID Agrupamento-Cultura, ou seja, um documento de identificação que considera a identidade cultural, patrimonial e artística do território educativo. Neste momento, necessitamos desenhar as ações que possam articular o projeto com as comunidades e território envolvente.

Como disse Tiago Brandão Rodrigues, “… a arte existe porque existe escola e a escola existe porque existe arte”. Portanto vamos fazer com que os nossos alunos aprendam com e pela arte.

Sejam felizes com arte.

Atividades

Gostávamos de contar convosco para definirmos as atividades em que pretendam participar ou outras que desejam promover: consulte aqui as atividades propostas até ao momento e utilize este formulário para se inscrever OU propor novas atividades.