PEPE - Projeto de Promoção da Educação Plurilingue na Escola

ENQUADRAMENTO

O “Projeto de Promoção da Educação Plurilingue e Intercultural na Escola” [PEPE] nasceu para dar resposta às orientações consignadas na “Carta Europeia do Plurilinguismo” e no “Referencial para a Dimensão Europeia da Educação para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário”.
Com este projeto pretendemos dar às nossas crianças e jovens, bem como à respetiva comunidade educativa, uma educação que contribua para o exercício de uma cidadania ativa e (in)formada, através do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras e das culturas que estas veiculam. É, ao mesmo tempo, um instrumento de formação integral dos alunos, na medida em que, paralelamente às aprendizagens linguísticas que proporciona, promove valores como a tolerância e o respeito pela diversidade e pela diferença entre os povos e as suas formas de ser e estar. Atendendo às temáticas e às aprendizagens que visa desenvolver, este projeto enquadra-se nas prioridades definidas no Perfil do Aluno e no Projeto Educativo do AEA, nomeadamente ao nível da promoção da cidadania, da abertura da escola ao exterior e da melhoria dos resultados escolares/educativos.

O projeto na íntegra pode ser consultado aqui.

OBJETIVOS

• Promover e estimular a aprendizagem das línguas estrangeiras no AEA;
• Desenvolver e disseminar práticas de Educação Plurilingue e Intercultural no AEA;
• Sensibilizar, precocemente, para a diversidade linguística e cultural na Europa, para o pluralismo europeu e para o respeito e tolerância entre os povos;
• Apoiar o desenvolvimento de projetos e iniciativas ligadas à cidadania europeia em geral, e ao ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras, em particular, em articulação com as entidades competentes [Agência Nacional PROALV e outros].
• Informar sobre as oportunidades profissionais, formativas e académicas que a Europa oferece, decorrentes do plurilinguismo e da aprendizagem ao longo da vida;
• Estimular o trabalho colaborativo entre docentes e o seu desenvolvimento profissional;
• Estabelecer parcerias com organismos e instituições de ensino nacionais e /ou internacionais.

PROPONENTES

  • Coordenadora do Departamento Curricular de Línguas: Olga Soares
  • Coordenadora do Departamento 1º CEB: Raquel Duarte
  • Assessora da Área Disciplinar de Francês: Conceição Brandão
  • Assessora da Área Disciplinar Inglês: Fátima Silva
  • Assessora da Área Disciplinar de Português: Fátima Carmo