Filosofia Para Crianças

APRESENTAÇÃO

As crianças desde a sua mais tenra idade manifestam uma enorme curiosidade por saber, e não se cansam de interrogar sistematicamente os pais ou conhecidos para satisfazer a sua curiosidade pelo desconhecido, que fazem deles uns pequenos filósofos. As crianças reagem da mesma forma que o filósofo perante o deslumbramento do mundo, nesse impulso genuíno de conhecer e explorar o espaço que a rodeia. Esta atitude revela-se essencial dentro de um quadro educativo que procura romper com a educação para instruir e contribuir essencialmente para uma educação para pensar, que implica a reflexão, a crítica e a criatividade.

Com este projeto reconhece-se que a filosofia é um contributo positivo para desenvolver o espírito crítico e criativo, para ensinar a pensar e a argumentar, para agilizar o pensamento e o discurso, para promover a curiosidade e a tolerância intelectual, para desenvolver outras competências de âmbito mais curricular, como a leitura e escrita, competências transversais a todas as disciplinas e com impacto positivo noutros domínios curriculares.

Pretende-se com este projeto criar um espaço de questionamento, de reflexão, de autoconhecimento, de criatividade, dominado pelas percepções das crianças face ao seu mundo próximo e mais alargado. Um projeto que promova nas crianças a aquisição dos valores éticos, o desenvolvimento das competências lógicas, o desenvolvimento da sensibilidade estética, o conhecimento de si e do mundo.

OBJETIVOS

  • Educar para os valores éticos universais;
  • Estimular as crianças e jovens a pensar bem e a ter um pensamento bem estruturado;
  • Desenvolver a autonomia reflexiva, a consciência humanista, ética e cívica;
  • Aprender procedimentos que os ajudem a pensar, cada vez mais, de maneira crítica, reflexiva, criativa e autónoma;

METODOLOGIA

O projeto “Filosofia para Crianças” é desenvolvido em turmas do 1º CEB. Consta de uma programa gerido do modo mais aberto e flexível possível, continuamente adaptado às interrogações, interesses e solicitações que emergirão dos grupos de crianças, à idade dos alunos e sempre que possível articulado com o percurso escolar formal dos alunos.

No presente ano letivo, o projeto desenvolver-se-á, como nova Disciplina, nas turmas do 1º ano e nas 4 turmas do 2º ano de escolaridade, envolvidas no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. A lecionação será da responsabilidade dos professores titulares de turma (para os quais foi providenciada formação), durante um segmento de 60 minutos, semanalmente, na aula de Oferta Complementar.