Educação Literária

APRESENTAÇÃO

Uma autêntica pedagogia da leitura, implica uma verdadeira política do livro na sala de aula que ponha o aluno em contacto exaustivo com a escrita do adulto. Neste sentido, temos a consciência que a melhor forma de o aluno conviver saudavelmente com os livros será através da literatura.

O projeto Educação Literária procura organizar ações onde o livro e a leitura se destacam e se valorizam. Vai, ainda, ao encontro da necessidade de dinamizar a leitura como medida de promoção da melhoria do trabalho em sala de aula, assente em dinâmicas de trabalho colaborativo.

O projeto Educação Literária é sustentado na recolha de pontos fracos, indicados nos diferentes instrumentos de avaliação periódica dos órgãos de gestão pedagógica, e nas estratégias de remediação, aí, igualmente, registadas:

  • Pontos fracos: a) no português: “não leem pequenas obras e textos de literatura para a infância”; b) na matemática - “ interpretar os enunciados dos problemas”, “Falta do domínio da leitura e interpretação”; no estudo do meio – “ Dificuldades (…), compreensão, interpretação, (…)e apresentação de informação., “lacunas na leitura compreensiva e de inferência”.
  • Estratégias de remediação: “reforço da hora do conto”, “promover oficinas …de leitura”, “recurso a materiais estruturados e não estruturados, jogos, audiovisuais, como estímulo ao desenvolvimento das competências de leitura”;

Com o projeto Educação Literária teremos, ainda, como meta:
Melhorar o desempenho e os resultados dos alunos, nas diferentes áreas do currículo .

OBJETIVOS

  • formar crianças leitoras;
  • criar o gosto pela leitura;
  • potenciar a Educação Literária institucionalizada através do currículo escolar;
  • desenvolver comunidades de prática em torno do livro e da leitura;
  • melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem;
  • rentabilizar e otimizar os recursos existentes nas BE;
  • promover a transferência de competências linguísticas transversal e interdisciplinarmente.

METODOLOGIA

  • Trabalho colaborativo — atividade mensal de equipa (planificada em coordenação ano): estudo de obra integral e/ou contos propostos nas Metas Curriculares e/ou obras do PNL, ou outras; criação/partilha de materiais relacionados.
  • Ateliê de Leitura (medida PAE) - desenvolvimento de atividades que despertem o interesse para a leitura e que promovam diferentes abordagens de leitura criativa, na BE, em regime de coadjuvação, conforme Estratégias de Remediação inscritas nos relatórios e planos de melhoria dos docentes.
  • Trabalho de Estabelecimento - 30’ de horário docente para desenvolvimento de atividades de dinamização biblioteca escolar.