PROJETO DIVEUROPE

Em consonância com os objetivos do Programa Erasmus+, o projeto DIVEUROPE pretende melhorar as competências profissionais e pessoais de 16 jovens estudantes, ajudá-los a definir o seu papel ativo na sociedade e praticar quatro línguas (juntamente com o português), expondo-os a uma experiência de trabalho real enquanto vivem noutra cultura, realizando atividades sociais destinadas a sensibilizá-los para a sustentabilidade ambiental e os valores europeus.

Esta ação apoia a mobilidade física e mista de estudantes e pessoal em diferentes áreas de trabalho num estágio no estrangeiro.

Permite que 5 estudantes com menos oportunidades adquiram competências profissionais e pessoais, pratiquem outras línguas, melhorem a sua consciência e comunicação interculturais e inculquem neles princíPontuação da entrevistapios sustentáveis e valores europeus, a fim de aumentar a sua empregabilidade e permitir-lhes participar ativamente nas suas comunidades.

Na sequência do Plano de Educação Digital 2021-2027, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho, planeamos desenvolver o sistema educativo (currículo, atividades sociais, métodos de ensino) e integrar os avanços digitais necessários para aplicar os princípios ao longo da vida e tornar a educação mais acessível.

A organização de envio também pretende responder às seguintes necessidades:

  • Aperfeiçoamento do pessoal profissional através da aquisição de competências didático-metodológicas, digitais e de gestão para inovar a oferta educativa.
  • Melhoria do desempenho escolar e dos resultados de aprendizagem dos alunos através de abordagens pedagógicas inovadoras.
  • Melhoria das interconexões entre a formação profissional e o mundo do trabalho.
  • Alargamento das redes de cooperação locais, nacionais e europeias.

O projeto decorrerá entre 01/06/2022 e 31/08/2023

Objetivos

Objetivo principal:

Obter parcerias internacionais de longo prazo com parceiros de acolhimento, aumentando a notoriedade internacional da escola e intervindo nos fenómenos do abandono escolar precoce e do desemprego.

Objetivos específicos:

  • Ultrapassar o desajustamento de competências e responder às necessidades do mercado de trabalho.
  • Desenvolvimento de competências-chave.
  • Prevenir o abandono escolar precoce e o insucesso escolar.
  • Promover a inclusão social.
  • Alargar os valores europeus e intercâmbio cultural.
  • Adquirir novos métodos e abordagens de ensino e aprendizagem.
  • Promover a atualização profissional do pessoal docente através da aquisição de metodologias e práticas de ensino novas e inovadoras, destinadas a reforçar os processos de aprendizagem, de modo a influenciar o desempenho escolar.
  • Modernizar a oferta educativa e abrir a escola a novas interações locais e europeias.

Implementação

Teremos 3 fluxos de mobilidade de EFP de curta duração (1 mês cada), com 16 formandos no total (de diferentes áreas), em 3 destinos diferentes (Itália, Espanha e Alemanha) com 6 professores acompanhantes de 4 áreas de ensino diferentes, com a duração de 9 dias (incluindo viagens):

  • Itália: Cozinha, Pastelaria, Restaurante e Bar.
  • Espanha: Turismo, Animação Sociocultural e Línguas
  • Alemanha: Eletrónica e Telecomunicações

As seguintes atividades são implementadas como parte deste projeto acreditado:

  • 4 professores realizarão atividades de Job Shadowing centradas nas metodologias "Educação pelos Pares" e "Aprendizagem Cooperativa".
  • Cursos e formação: 3 participantes (1 professor frequentará um curso estruturado e 2 estudantes frequentarão um estágio blended).

Resultados

  • Os participantes irão melhorar as suas competências de autonomia pessoal e social.

  • Os participantes melhorarão as suas competências relacionais com outras pessoas no âmbito da mobilidade.

  • Criarão ligações com participantes de outros projetos Erasmus.

  • Os participantes melhorarão as suas capacidades de comunicação em inglês, espanhol, italiano e alemão.

  • O impacto pode ser detalhado a três níveis diferentes: local, nacional e europeu:

    Local: o impulso para o desenvolvimento de novas mobilidades. A promoção do multiculturalismo como um valor positivo e um pilar fundamental na nossa sociedade. Permitir que os participantes conheçam novas realidades.

    Nacional: a organização de envio mostra o impacto e o desenvolvimento da mobilidade, dando a conhecer as possibilidades oferecidas pelo programa, através de redes sociais, publicações e transmissões efetuadas na imprensa escrita, meios audiovisuais e estações de rádio locais. O público recebeu uma receção positiva do projeto através de inquéritos.

    Nível europeu: foi obtido um impacto positivo das diferentes entidades que participaram no projeto. Divulgação através de plataformas audiovisuais com o material que foi desenvolvido ao longo do projeto.

Impacto

Realização de 16 estágios, recolha de 16 autoavaliações, 16 certificados Europass e 16 avaliações de tutores para os formandos, 16 certificados de reconhecimento escolar. Apresentações feitas pelos estagiários e professores acompanhantes para partilhar experiências e resultados e promover a transferência de conhecimentos obtidos no dia aberto que será acessível ao público com convites enviados à comunidade escolar, à rádio e ao jornal locais e a outras entidades, etc.

Divulgar os resultados e o impacto através dos professores acompanhantes, dos formandos e das contas das redes sociais da escola (Facebook, Instagram, etc.) da página da escola (https://agesc-arouca.pt/).

Iremos mencionar este projeto como uma grande conquista da escola em reuniões e workshops, empresas e entidades, uma vez que contribuiu para a promissora melhoria educacional dos formandos, acima de tudo.

Além disso, será produzido um documentário para partilhar o projeto com o público.

A participação na mobilidade europeia facilitará a melhoria das competências profissionais do pessoal escolar, através da aquisição de novas competências metodológicas, digitais e de gestão, bem como linguísticas e de comunicação; isto terá impactos significativos no sistema escolar, tais como:

  • Reforço da orientação e inclusão escolar e inovação da oferta educativa (inovação no ensino à distância; introdução da "Educação pelos Pares" e da "Aprendizagem Cooperativa" para a inclusão e orientação escolar; utilização da Aprendizagem Baseada em Serviços e Competências).
  • Melhoria dos resultados da aprendizagem dos alunos.
  • Desenvolvimento do processo de desmaterialização administrativa e eficiência na utilização de novos programas informáticos de gestão.
  • Definição de uma estratégia de internacionalização a longo prazo (candidatura à acreditação Erasmus+ KA1).
  • Implementação de redes de colaboração (celebração de novos Acordos de Rede Nacionais e Europeus).

Documentos