Projeto BIL

APRESENTAÇÃO

Este projeto de ensino bilingue precoce no 1.o ciclo do Ensino Básico é um projeto-piloto, que visa lecionar,desde o início da escolaridade obrigatória (7 turmas do 4ºano de escolaridade), partes do currículo no 1.° CEB,através das línguas portuguesa e inglesa.

A par da aprendizagem de parte do currículo em língua inglesa, é desenvolvida a literacia em inglês, nas outras áreas curriculares.

O projeto sustenta-se no pressuposto de que o ensino das línguas não tem apenas como objetivo aprender acomunicar em diferentes idiomas, mas visa, igualmente,promover o desenvolvimento de capacidades como acompreensão, memória, inteligência emocional e raciocínio lógico, desde tenra idade.

Neste projeto, o enquadramento bilingue, onde se alia o português e inglês, passa por colocar os alunos numa situação de questionamento permanente e reflexão sobre a forma de agir em sociedade e dar a conhecer como essas abordagens não são inerentes a uma só cultura mas a toda a humanidade.

Dado que a língua inglesa se afirma na nossa sociedade contemporânea é desejável que as crianças tenham oportunidades de exposição e contato, de maneira sensível, equilibrada e crítica, com essa forma deexpressão linguística humana, numa preparação para a vida.

OBJETIVOS

Gerais

  • Contribuir para o crescimento linguístico, intelectual, físico, emocional e sociocultural dos alunos.
  • Desenvolver capacidades linguísticas elementares em língua estrangeira de modo a cultivar o interesse em ampliá-las durante os anos vindouros.

Específicos

  • Desenvolver as capacidades de comunicação e intercompreensão da língua inglesa.
  • Conhecer vivências culturais típicas de países de língua oficial inglesa.
  • Desenvolver aprendizagens e objetivos pedagógicos em ambas as línguas (português e inglês) no âmbito do ensino das expressões.

METODOLOGIA

  • Coadjuvação - professora titular de turma, coadjuvada por docente de inglês (grupo 120), uma hora por semana, na disciplina de expressões.
  • Abordagem curricular - desenvolvimento das aprendizagens e objetivos pedagógicos em ambas as línguas (português e inglês) no âmbito das orientações programáticas do ministério da educação no ensino das expressões.
  • Enquadramento bilingue - ter familiaridade comos sons da língua inglesa; cantar pequenas canções; atender a comandos elementares e enunciados em língua inglesa; ter familiaridade com o léxico elementar de língua inglesa típico de atividades lúdicas infantis, como cores, animais, números etc.
  • Estratégia metodológica - a língua é ensinada de forma lúdica, desenvolvendo o pensamento em inglês e a fluência verbal, privilegiando a capacidade comunicativa; concilia o conhecimento e experiência de vivências culturais típicas de países de língua oficial inglesa, num exercício de cidadania e de promoção dos direitos humanos.