Concursos de Contratação Escola

Informações referentes aos Concursos de Contratação Escola podem ser obtidas neste link.


Inscrições no CTeSP até 23/08

O CTeSP de Informação e Animação Turística foi homologado. Está aberto o Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, até ao dia 23 de agosto. A candidatura é efetuada online em portal.ipp.pt.

Para mais informações e apoio na candidatura, leia o edital de abertura de concurso e a sua adenda e/ou dirija-se aos Serviços Administrativos do AEA.

PAFC-7B, 7C, 7D, 7F

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

1 - Visita às Quintãs FarmHouses

Para diagnose, a equipa pedagógica concebeu um instrumento de avaliação transdisciplinar que permitisse realizar o levantamento do perfil dos alunos, tendo em conta o seu domínio oral e escrito da língua portuguesa e da comunicação nas línguas estrangeiras; o seu domínio das tecnologias da informação; a caracterização dos alunos ao nível dos seus interesses e motivações; atitudes, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia.

Objetivos do projeto

Traçar o perfil dos alunos para a elaboração de futuros projetos a desenvolver em DAC, tendo por base as Áreas de Competências do Perfil do Aluno [ACPA].

Disciplinas envolvidas

Para a execução deste projecto, todas as disciplinas irão dar o seu contributo.

Produtos Intermédios

Produto Final

Elaboração do relatório da avaliação diagnóstica.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

2 - Move-te pelas capacidades, conhecimentos e atitudes

Este projeto teve em vista não só a melhoria da atitude cívica individual e interpessoal dos alunos como também do seu aproveitamento, na medida em que, no âmbito de DAC, os professores da equipa pedagógica podem apoiar o estudo, proporcionando momentos de aprendizagem que respeitem o lema – “Estudar ao meu ritmo”. Relativamente à melhoria da atitude cívica individual e interpessoal dos alunos, solicitou-se a intervenção dos SPOV e do Dr. Pedro Ferreira, no âmbito do projeto PIICIE “Ser +.”

Objetivos do projeto

  • Reforçar as aprendizagens essenciais nas diferentes disciplinas.
  • Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
  • Prestar um apoio mais individualizado.
  • Desenvolver um trabalho colaborativo.
  • Trabalhar de forma transversal e multidisciplinar conhecimentos e competências.

Disciplinas envolvidas

Para a execução deste projecto, todas as disciplinas irão dar o seu contributo.

Produtos Intermédios

Produto Final

  • Poster “Aplicação dos recursos litológicos em Portugal”.
  • Melhoria dos resultados escolares e da postura dos alunos em contexto de sala de aula.
  • Melhoria de competências inerentes à responsabilidade, autonomia e pesquisa de informação.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

3 - Move-te pela mudança

Este projeto apresenta três vertentes de acordo com as características e aptidões dos alunos: Mudança de Atitudes, Mudança de Espaços Escolares e Mudança de Hábitos de Higiene. Na primeira vertente, estabeleceu-se articulação com o projeto PIICIE; na segunda, com o Projeto Eco Escolas e o Departamento de Matemática; e na terceira com o PES. Ao longo do projeto criou-se condições/ situações que potenciaram a criatividade, a inovação, a autonomia, responsabilidade, sentido crítico e interventivo, a interação e o espírito de iniciativa.

Objetivos do projeto

  • Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns.
  • Potenciar o desenvolvimento de uma cidadania ativa e construtiva.
  • Valorizar o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático.
  • Rejeitar todas as formas de discriminação e de exclusão social.
  • Sensibilizar a comunidade escolar para a mudança de atitudes.
  • Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
  • Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados.
  • Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
  • Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa.
  • Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspetiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
  • Criar espírito de equipa e cooperação que permitissem a união de esforços para a concretização de um projeto que os alunos se identificassem.
  • Desenvolver o sentido estético, mobilizando processos de pesquisa e de criação de espaços.

Disciplinas envolvidas

Para a execução deste projecto, todas as disciplinas irão dar o seu contributo.

Produtos Intermédios

Produto Final

  • Apresentação pública das peças (ver vídeo| ver fotos) à comunidade educativa, pais e encarregados de educação.
  • Exposição dos materiais produzidos para o dia do Pi.
  • Marcadores de livros.
  • Exposição dos trabalhos alusivos aos hábitos de higiene – “Gosto de mim limpinho”.
  • Campanha de sensibilização junto dos alunos sobre os hábitos de higiene (distribuição de um folheto na hora do almoço, na cantina).
  • Concurso “Dá um nome a este filme…”.
  • Ornamentação de um espaço escolar.