PAFC-7B, 7C, 7D, 7F
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
1 - Visita às Quintãs FarmHouses
Para diagnose, a equipa pedagógica concebeu um instrumento de avaliação transdisciplinar que permitisse realizar o levantamento do perfil dos alunos, tendo em conta o seu domínio oral e escrito da língua portuguesa e da comunicação nas línguas estrangeiras; o seu domínio das tecnologias da informação; a caracterização dos alunos ao nível dos seus interesses e motivações; atitudes, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia.
Objetivos do projeto
Traçar o perfil dos alunos para a elaboração de futuros projetos a desenvolver em DAC, tendo por base as Áreas de Competências do Perfil do Aluno [ACPA].
Disciplinas envolvidas
Para a execução deste projecto, todas as disciplinas irão dar o seu contributo.
Produtos Intermédios
- Visita guiada às Quintãs FarmHouses.
- Preenchimento do guião “Atividade de Avaliação diagnóstica”.
Produto Final
Elaboração do relatório da avaliação diagnóstica.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
2 - Move-te pelas capacidades, conhecimentos e atitudes
Este projeto teve em vista não só a melhoria da atitude cívica individual e interpessoal dos alunos como também do seu aproveitamento, na medida em que, no âmbito de DAC, os professores da equipa pedagógica podem apoiar o estudo, proporcionando momentos de aprendizagem que respeitem o lema – “Estudar ao meu ritmo”. Relativamente à melhoria da atitude cívica individual e interpessoal dos alunos, solicitou-se a intervenção dos SPOV e do Dr. Pedro Ferreira, no âmbito do projeto PIICIE “Ser +.”
Objetivos do projeto
- Reforçar as aprendizagens essenciais nas diferentes disciplinas.
- Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
- Prestar um apoio mais individualizado.
- Desenvolver um trabalho colaborativo.
- Trabalhar de forma transversal e multidisciplinar conhecimentos e competências.
Disciplinas envolvidas
Para a execução deste projecto, todas as disciplinas irão dar o seu contributo.
Produtos Intermédios
- Fichas de trabalho, guiões, trabalhos interdisciplinares e outros.
- Observação de aulas.
Produto Final
- Poster “Aplicação dos recursos litológicos em Portugal”.
- Melhoria dos resultados escolares e da postura dos alunos em contexto de sala de aula.
- Melhoria de competências inerentes à responsabilidade, autonomia e pesquisa de informação.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
3 - Move-te pela mudança
Este projeto apresenta três vertentes de acordo com as características e aptidões dos alunos: Mudança de Atitudes, Mudança de Espaços Escolares e Mudança de Hábitos de Higiene. Na primeira vertente, estabeleceu-se articulação com o projeto PIICIE; na segunda, com o Projeto Eco Escolas e o Departamento de Matemática; e na terceira com o PES. Ao longo do projeto criou-se condições/ situações que potenciaram a criatividade, a inovação, a autonomia, responsabilidade, sentido crítico e interventivo, a interação e o espírito de iniciativa.
Objetivos do projeto
- Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns.
- Potenciar o desenvolvimento de uma cidadania ativa e construtiva.
- Valorizar o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático.
- Rejeitar todas as formas de discriminação e de exclusão social.
- Sensibilizar a comunidade escolar para a mudança de atitudes.
- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
- Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados.
- Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.
- Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa.
- Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspetiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
- Criar espírito de equipa e cooperação que permitissem a união de esforços para a concretização de um projeto que os alunos se identificassem.
- Desenvolver o sentido estético, mobilizando processos de pesquisa e de criação de espaços.
Disciplinas envolvidas
Para a execução deste projecto, todas as disciplinas irão dar o seu contributo.
Produtos Intermédios
- Elaboração de textos dramáticos.
- Ensaio das peças elaboradas pelos alunos.
- Elaboração de cartazes, panfletos, convites, apresentações multimédia e texto de apresentação do espetáculo.
- Construção de elementos decorativos com materiais recicláveis alusivos ao dia do Pi.
- Redação de um texto informativo sobre o Pi.
- Elaboração de marcadores de livros.
- Angariação de materiais (tintas, pincéis, paletes, floreiras, plantas).
- Parceria com AECA – Associação Empresarial do Concelho de Arouca (câmara de videovigilância).
- Construção de mandalas.
- Layout do espaço.
- Construção e pintura de sofás.
- Plantação das flores oferecidas.
- Produção de cartazes alusivos aos hábitos de higiene.
- Produção de cartões de identificação dos alunos.
- Criação do logótipo do projeto.
- Recolha de materiais para a exposição.
Produto Final
- Apresentação pública das peças (ver vídeo| ver fotos) à comunidade educativa, pais e encarregados de educação.
- Exposição dos materiais produzidos para o dia do Pi.
- Marcadores de livros.
- Exposição dos trabalhos alusivos aos hábitos de higiene – “Gosto de mim limpinho”.
- Campanha de sensibilização junto dos alunos sobre os hábitos de higiene (distribuição de um folheto na hora do almoço, na cantina).
- Concurso “Dá um nome a este filme…”.
- Ornamentação de um espaço escolar.