PAFC-7A, 7E, 7G
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
MOVE-TE PELA FLORESTA
A floresta tudo dá – gera riqueza, pincela paisagens únicas, alberga um sem-número de vidas, limpa os ares, purifica águas, protege o solo, dá emprego, deslumbra turistas e ainda enriquece a gastronomia. Dá resposta a cada um dos três pilares do desenvolvimento - economia, sociedade e ambiente.
Portugal tem mais de um terço do seu território coberto com florestas e bosques. Este é um dos maiores e mais importantes recursos naturais do país e tem dado provas disso. Desde sempre. Do fogo, abrigo e alimentação com que protegia as gentes de outrora, à pasta de papel ou à cortiça que hoje alimentam uma fatia importante da economia nacional, a floresta deu o material que levou os portugueses a outras paragens ou que permitiu que a ferrovia assentasse carris pelo país fora.
Mas a soma de decisões erradas trouxe como fatura os incêndios, atiçados pelo desordenamento. Já muito se errou, já muito se corrigiu e há ainda muito a aprender. Falamos de um terço do território de Portugal.
Produto Final
- Plantação de espécies arbóreas autóctones.
- Plantação e colheita de girassóis para entrega aos alunos no dia do Diploma do Aluno.
- BI das espécies selecionadas (representação gráfica e descrição).
- Elaboração de Fatos e cartazes utilizados no Desfile de Carnaval (turma 7.º E).
- Construção de jogos de tabuleiro com questões disciplinares.
Produtos Intermédios
- Saída de campo para colheita de sementes
- Seleção e preparação das sementes.
- Sementeira em contentores
- Transplante para vasos.
- BI das espécies selecionadas (representação gráfica e descrição);
- Fatos e cartazes utilizados no Desfile de Carnaval (turma 7.º E).
Disciplinas envolvidas
Para a execução deste projecto, todas as disciplinas irão dar o seu contributo.
Objetivos do projeto
- Recolher, selecionar e organizarinformação sobre a área florestal da zona
- Identificar as espécies arbóreas autóctones
- Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da floresta e alertar para os diversos problemas que têm vindo a surgir (espécies invasores, incêndios, …);
- Ajudar na reflorestação de espécies autóctones;
- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;
- Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados;
- Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;
- Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa;
- Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns;
- Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspetiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
- Potenciar o desenvolvimento de uma cidadania ativa e construtiva.
Metodologia
Divisão em grupos intraturmas e interturmas.
Diário do Projeto (em actualização)
- BI das espécies selecionadas (cartazes)
Pesquisa e elaboração de posters, em A3, sobre espécies autóctones, com descrição e representação gráfica. - Colheita de sementes (fotos)
Recolha de sementes de espécies autóctones numa área florestal perto da escola. - Sementeira (fotos)
Plantação das sementes recolhidas para germinação. - Transplante das jovens plantas para vasos (sementes que germinaram) (fotos)
- Sementeira dos girassóis (fotos)
- Visita de estudo à zona de “sapal” ou “paul” da Ria de Aveiro(Bioria - percurso de Salreu) (fotos)