Concursos de Contratação Escola

Informações referentes aos Concursos de Contratação Escola podem ser obtidas neste link.


Inscrições no CTeSP até 23/08

O CTeSP de Informação e Animação Turística foi homologado. Está aberto o Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, até ao dia 23 de agosto. A candidatura é efetuada online em portal.ipp.pt.

Para mais informações e apoio na candidatura, leia o edital de abertura de concurso e a sua adenda e/ou dirija-se aos Serviços Administrativos do AEA.

PAFC-5B, 5D, 5E, 5F

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Move-te por Slow Food (Cozinha Tradicional Local)

Nos dias que vivemos, estes correm depressa! Devido ao excesso de trabalho inerente às inúmeras tarefas e funções desempenhadas, o tempo disponível para a confeção e/ou degustação das refeições é pouco e, uma maioria significativa das populações das sociedade industrializadas ocidentais é forçada a consumir refeições muito simples ou a chamada fast food. Em qualquer situação, as escolhas nutricionais são geralmente muito pobres. Foi no sentido de contrariar este rumo que os alunos propuseram uma pesquisa sobre as receitas culinárias mais tradicionais no contexto local, a fim de oferecerem alternativas às abordagens de alimentação menos corretas do ponto de vista nutricional e paladar.

Produto Final

O produto final será um conjunto de “cartas”/ livro contendo as receitas tradicionais locais recolhidas pelos alunos junto da comunidade. Cada “carta” conterá indicações dos ingredientes, origem dos mesmos, dosagens e preparação, incluindo ilustrações dos pratos elaboradas pelos alunos e informação sobre os valores nutricionais e calóricos das mesmas. As “cartas” poderão incluir uma camada de realidade aumentada através da qual os utilizadores têm acesso à preparação do prato.

Produtos Intermédios

Para a consecução do projeto final, serão elaborados diferentes produtos secundários, destacando-se a título de exemplo: - Ficha modelo para recolha de informação; elaboração e aplicação de um inquérito para recolha de opiniões sobre a gastronomia de Arouca; saída de campo para realização de entrevistas; análise e tratamento da informação recolhida, participação temática no desfile de Carnaval promovido pelo agrupamento, elaboração de sólidos geométricos com vida no contexto do tema; criação de tiras de banda desenhada; introdução de abordagens CLIL de nível moderado (Inglês) para suporte à apresentação bilingue das receitas e informação recolhida; pesquisa de temas musicais tradicionais alusivos à gastronomia tradicional e criação de pins alusivos ao tema do projeto.

Disciplinas envolvidas

O presente projeto contará com a participação e envolvimento de todas as disciplinas, recorrendo prioritariamente aos momentos de trabalho colaborativo no âmbito do DAC, mas alargando ao âmbito regular das diferentes disciplinas sempre que necessário.

Objetivos do projeto

O projeto pretende:

  • Sensibilizar para a importância da alimentação saudável;
  • Promover metodologias ativas baseadas em dinâmica de projeto e trabalho interdisciplinar e realizar pesquisa junto de familiares/comunidade local de informação sobre a gastronomia local /tradicional;
  • Conhecer e divulgar a gastronomia do património local/regional e a cozinha tradicional integrando as competências previstas nas diferentes áreas disciplinares.

Metodologia

Abordagens de trabalho colaborativo recorrendo a grupos inter-turmas, envolvendo diferentes áreas disciplinares, docentes e outros recursos humanos/ materiais segundo a metodologia de projeto.

Diário do Projeto (em actualização)

  1. Vídeo