PAFC-EB Rossas

 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO


Opções Curriculares

  • Disciplina Nova: Filosofia para Crianças (Oferta Complementar);
  • Projeto Bilingue – Educação Artística em inglês, com coadjuvação de docente do grupo 120;
  • Critérios de Avaliação – avaliação contínua, formativa e diversificada; ajustados ao currículo local;
  • DAC – flexibilização de 15% do currículo, essencialmente, no âmbito do Projeto “Joaninhas Agricultoras”, que visa o desenvolvimento da literacia científica, associada à educação ecológica, à valorização da agricultura biológica e ao desenvolvimento rural sustentável.

Logotipo do Projeto

Pretende-se que os alunos reconheçam o valor da agricultura biológica para a promoção de uma vida saudável e, ao mesmo tempo, que valorizem o contributo das joaninhas no aumento da biodiversidade da flora e na promoção da agricultura sustentável. Nesse propósito, os alunos contactam com espécies de joaninhas, acompanham o seu processo de metamorfose e estudam os seus ecossistemas. Paralelamente, reconhecem a joaninha como forma natural e ecológica de proteção das plantas e convivem com espaços agrícolas, responsabilizando-se por eles. Finalmente, exploram uma ideia de negócio, de produção de joaninhas. Desta forma, os alunos prestam o seu contributo no desenvolvimento de uma agricultura sustentável, que procura produzir alimentos saudáveis, por pessoas saudáveis e num ambiente saudável.

DAC


  • Escola: EB Rossas
    Turmas: 1º ano AFC (1 turmas) e 2º ano (1 turma)
    Alunos: 34 alunos
  • Equipa:
    • Professores/as titulares: Cândida Brandão (AFC), José Costa Gomes;
    • Professores/as coadjuvantes: Fátima Coelho (Educadora), Joana Melo (Grupo 120), Júlia Dias (Educadora).
  • Disciplinas Envolvidas:
    português, estudo do meio, educação artística (bilingue/inglês), educação para a cidadania, TIC.
  • Periodicidade:
    6ªf, das 9h-12,30h
  • Metodologia:
    Trabalho projeto – Programa PMI [tema: Joaninhas Agricultoras], trabalho colaborativo (grupo, pares), aprendizagens ativas, diversificação de ambientes de aprendizagem (espaços, recursos).
  • Áreas de competência prioritárias a desenvolver:
    Pensamento Crítico e Pensamento criativo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Sensibilidade Estética e Artística; Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Informação e Comunicação.
  • Perfil Aluno a desenvolver:
    Comunicador; Conhecedor/Informado; Criativo; Investigador; Crítico/Analítico; Participativo; Responsável/Autónomo
  • Conteúdos:
    agricultura sustentável; agricultura biológica; ecossistemas; seres vivos;
  • Produto/Resultado:
    hortas pedagógicas; viveiro de joaninhas; campanha comunitária (evento, vídeo, cartazes/folhetos).
  • Data Final:
    final do ano letivo.
  • Parcerias:
    Associação Agrícola de Arouca; Associação Florestal, Quinta da Estribeira; AGA; Universidade de Aveiro.

Cidadania e Desenvolvimento


Presente em:

  • Assembleia de Turma:
    espaço de formação e mediação socioeducativa, no sentido de investir nas relações interpessoais e apostar na transformação pessoal e social;
  • Abordagem transversal nas diferentes disciplinas, articulada com os diferentes conteúdos, especialmente nos domínios: desenvolvimento sustentável, direitos humanos, educação ambiental, interculturalidade, saúde.
  • DAC:
    • Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
      EDUCAÇÃO AMBIENTAL (A3) - consciência ecológica: agricultura biológica; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (A1) - agricultura sustentável; técnicas agrícolas não prejudiciais ao solo/ambiente;
    • Objetivo:
      Promover a preservação dos ambientes rurais e valorizar a agricultura biológica.

Diário do Projeto


  1. Equipas Projeto – formação das equipas de trabalho
  2. Mindfulness
  3. Saída de campo: “Onde vivem as joaninhas”, reconhecimento ambiente natural.
  4. PM1: BRAINSTORMING – ideias para o desenvolvimento do projeto.
  5. Workshop culinária - “joaninhas docinhas”  - associar a expressão artística à culinária na confecção de joaninhas com morangos e chocolate.
  6. PM2 : MAPA MENTAL – organização de ideias.
  7. Construção de ERVA-ORIGAMI para Painel.
  8. Construção Painel Joaninhas.
  9. Ateliê pintura em cascas de nozes (motivo joaninhas).
  10. Encontro Bióloga Glória Regina: identificação espécies de joaninhas e distribuição planisfério, com entrevista.
  11. Teatro "Joaninha, estrela de natal"
  12. Laboratório Ciência: "À volta do arco-íris".
  13. Pesquisa/Estudo das características físicas das joaninhas
  14. Ateliê Educação Literária - estudo da obra "Bom dia Todas as cores"
  15. PM3 - Árvore das Tarefas - registo das atividades a desenvolver no projeto
  16. Pesquisa/estudo sobre plantas "amigas" das joaninhas (ecossistema favorável)
  17. Visita de estudo a horto, no contexto das plantas "amigas" das joaninhas, com respetivo guião informativo
  18. Sementeira de plantas "amigas" das joaninhas
  19. Workshop culinária - confeção de biscoitos de erva-doce, em articulação com AEC
  20. Criação Panfleto - resultante do trabalho de pesquisa sobre os malefícios do uso de agro-tóxicos e benefícios do uso de inseticidas naturais.
  21. Laboratório Ciência: preparação inseticidas naturais
  22. Assembleia de Turma
  23. TIC - Construção de história, "Joaninha cientistas", com a ferramenta Little Bird Tais, em articulação com BE
  24. Ateliê Educação Literária: Estudo obra "Joaninha Resmungona"
  25. Pesquisa sobre Insetos e respetivos registos
  26. Visita de estudo à Ecomare: encontro com a entomóloga Olga Ameixa e outros cientistas da universidade de Aveiro.
  27. Carnaval
  28. Ateliê de Expressão Plástica - "Quero voar contigo" (Dia do Pai)