PAFC-EB Rossas
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Opções Curriculares
- Disciplina Nova: Filosofia para Crianças (Oferta Complementar);
- Projeto Bilingue – Educação Artística em inglês, com coadjuvação de docente do grupo 120;
- Critérios de Avaliação – avaliação contínua, formativa e diversificada; ajustados ao currículo local;
- DAC – flexibilização de 15% do currículo, essencialmente, no âmbito do Projeto “Joaninhas Agricultoras”, que visa o desenvolvimento da literacia científica, associada à educação ecológica, à valorização da agricultura biológica e ao desenvolvimento rural sustentável.
Pretende-se que os alunos reconheçam o valor da agricultura biológica para a promoção de uma vida saudável e, ao mesmo tempo, que valorizem o contributo das joaninhas no aumento da biodiversidade da flora e na promoção da agricultura sustentável. Nesse propósito, os alunos contactam com espécies de joaninhas, acompanham o seu processo de metamorfose e estudam os seus ecossistemas. Paralelamente, reconhecem a joaninha como forma natural e ecológica de proteção das plantas e convivem com espaços agrícolas, responsabilizando-se por eles. Finalmente, exploram uma ideia de negócio, de produção de joaninhas. Desta forma, os alunos prestam o seu contributo no desenvolvimento de uma agricultura sustentável, que procura produzir alimentos saudáveis, por pessoas saudáveis e num ambiente saudável.
DAC
- Escola: EB Rossas
Turmas: 1º ano AFC (1 turmas) e 2º ano (1 turma)
Alunos: 34 alunos - Equipa:
- Professores/as titulares: Cândida Brandão (AFC), José Costa Gomes;
- Professores/as coadjuvantes: Fátima Coelho (Educadora), Joana Melo (Grupo 120), Júlia Dias (Educadora).
- Disciplinas Envolvidas:
português, estudo do meio, educação artística (bilingue/inglês), educação para a cidadania, TIC. - Periodicidade:
6ªf, das 9h-12,30h - Metodologia:
Trabalho projeto – Programa PMI [tema: Joaninhas Agricultoras], trabalho colaborativo (grupo, pares), aprendizagens ativas, diversificação de ambientes de aprendizagem (espaços, recursos). - Áreas de competência prioritárias a desenvolver:
Pensamento Crítico e Pensamento criativo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Sensibilidade Estética e Artística; Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Informação e Comunicação. - Perfil Aluno a desenvolver:
Comunicador; Conhecedor/Informado; Criativo; Investigador; Crítico/Analítico; Participativo; Responsável/Autónomo - Conteúdos:
agricultura sustentável; agricultura biológica; ecossistemas; seres vivos; - Produto/Resultado:
hortas pedagógicas; viveiro de joaninhas; campanha comunitária (evento, vídeo, cartazes/folhetos). - Data Final:
final do ano letivo. - Parcerias:
Associação Agrícola de Arouca; Associação Florestal, Quinta da Estribeira; AGA; Universidade de Aveiro.
Cidadania e Desenvolvimento
Presente em:
- Assembleia de Turma:
espaço de formação e mediação socioeducativa, no sentido de investir nas relações interpessoais e apostar na transformação pessoal e social; - Abordagem transversal nas diferentes disciplinas, articulada com os diferentes conteúdos, especialmente nos domínios: desenvolvimento sustentável, direitos humanos, educação ambiental, interculturalidade, saúde.
- DAC:
- Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (A3) - consciência ecológica: agricultura biológica; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (A1) - agricultura sustentável; técnicas agrícolas não prejudiciais ao solo/ambiente; - Objetivo:
Promover a preservação dos ambientes rurais e valorizar a agricultura biológica.
- Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
Diário do Projeto
- Equipas Projeto – formação das equipas de trabalho
- Mindfulness
- Saída de campo: “Onde vivem as joaninhas”, reconhecimento ambiente natural.
- PM1: BRAINSTORMING – ideias para o desenvolvimento do projeto.
- Workshop culinária - “joaninhas docinhas” - associar a expressão artística à culinária na confecção de joaninhas com morangos e chocolate.
- PM2 : MAPA MENTAL – organização de ideias.
- Construção de ERVA-ORIGAMI para Painel.
- Construção Painel Joaninhas.
- Ateliê pintura em cascas de nozes (motivo joaninhas).
- Encontro Bióloga Glória Regina: identificação espécies de joaninhas e distribuição planisfério, com entrevista.
- Teatro "Joaninha, estrela de natal"
- Laboratório Ciência: "À volta do arco-íris".
- Pesquisa/Estudo das características físicas das joaninhas
- Ateliê Educação Literária - estudo da obra "Bom dia Todas as cores"
- PM3 - Árvore das Tarefas - registo das atividades a desenvolver no projeto
- Pesquisa/estudo sobre plantas "amigas" das joaninhas (ecossistema favorável)
- Visita de estudo a horto, no contexto das plantas "amigas" das joaninhas, com respetivo guião informativo
- Sementeira de plantas "amigas" das joaninhas
- Workshop culinária - confeção de biscoitos de erva-doce, em articulação com AEC
- Criação Panfleto - resultante do trabalho de pesquisa sobre os malefícios do uso de agro-tóxicos e benefícios do uso de inseticidas naturais.
- Laboratório Ciência: preparação inseticidas naturais
- Assembleia de Turma
- TIC - Construção de história, "Joaninha cientistas", com a ferramenta Little Bird Tais, em articulação com BE
- Ateliê Educação Literária: Estudo obra "Joaninha Resmungona"
- Pesquisa sobre Insetos e respetivos registos
- Visita de estudo à Ecomare: encontro com a entomóloga Olga Ameixa e outros cientistas da universidade de Aveiro.
- Carnaval
- Ateliê de Expressão Plástica - "Quero voar contigo" (Dia do Pai)
- Ateliê Leitura - "Há incêndio na floresta"
- Jogos
- Ateliês Escrita
- Criação de joaninhas
- Ateliê de Expressões