PAFC-EB Boavista

APRESENTAÇÃO DO PROJETO


Opções Curriculares

  • Disciplina Nova: Filosofia para Crianças (Oferta Complementar);
  • Projeto Bilingue – Educação Artística em inglês, com coadjuvação de docente do grupo 120;
  • Critérios de Avaliação – avaliação contínua, formativa e diversificada; ajustados ao currículo local;
  • DAC – flexibilização de 15% do currículo, essencialmente, no âmbito do Projeto “À descoberta do Arda”, que visa o desenvolvimento da literacia científica, associada à educação ecológica e ao desenvolvimento sustentável, de forma a promover a preservação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos. Pretendemos sensibilizar os alunos para o abandono e deterioração do rio Arda, apostando, ao longo das diferentes fases de desenvolvimento do projeto, na sua participação e envolvimento efetivos. Acreditamos, com isto, contribuir para o desenvolvimento de atitudes responsáveis e tomada de consciência ambiental associada à importância da preservação dos ambientes aquáticos. Concretamente, desejamos encontrar e propor algumas soluções práticas para os problemas detetados, contando com o contributo de todos os intervenientes – participação social – vertente valorizada neste projeto (articulação com famílias e comunidade em geral).

Logotipo do Projeto

DAC


  • Escola: Polo Escolar da Boavista
    Turmas: 1º e 2º ABO; 2º BBO; 3º ABO; 3º e 4º BBO
    Alunos: 84 alunos
  • Equipa:
    • Maria Helena Rocha; Maria de Fátima Fonseca; Maria João Oliveira; Paula Cristina Afonso; Carlos Gomes; Joana Magalhães; Florinda Rodrigues; Maria Isabel Gonçalves; Filomena Brito
  • Disciplinas Envolvidas:
    Português; Estudo do Meio; TIC; Educação Artística/Projeto Bilingue; Cidadania e Desenvolvimento, TIC
  • Periodicidade:
    5ªfeira das 9h às 12h30m
  • Metodologia:
    trabalho projeto – Programa PMI [tema: À descoberta do ARDA], grupos de trabalho heterogéneos (do 1º ao 4º ano de escolaridade) - trabalho colaborativo; diversificação de ambientes de aprendizagem (espaços e recursos).
  • Áreas de competência prioritárias a desenvolver:
    Pensamento Crítico e Pensamento criativo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Sensibilidade Estética e Artística; Relacionamento Interpessoal; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Informação e Comunicação.
  • Perfil Aluno a desenvolver:
    Comunicador; Conhecedor/Informado; Criativo; Investigador; Crítico/Analítico; Participativo; Responsável/Autónomo;
  • Conteúdos:
    Ecossistema ribeirinho; seres vivos; sustentabilidade ambiental
  • Produto/Resultado:
    Vídeo; musical/teatro; panfleto informativo e marcadores de livros; exposição; música RAP
  • Data Final:
    final do ano letivo.
  • Parcerias:
    AGA – Associação Geoparque Arouca; Associação de Pais e Encarregados de Educação da Boavista; URTIARDA – clube do Ambiente e Património do Arda e Urtigosa; Junta de freguesia de santa Eulália; Escola Secundária de Arouca; Câmara Municipal de Arouca

Cidadania e Desenvolvimento


Presente em:

  • Assembleia de Turma:
    espaço de formação e mediação socioeducativa, no sentido de investir nas relações interpessoais e apostar na transformação pessoal e social;
  • Abordagem transversal nas diferentes disciplinas, articulada com os diferentes conteúdos, especialmente nos domínios: desenvolvimento sustentável, direitos humanos, educação ambiental, interculturalidade, saúde.
  • DAC:
    • Domínios da Cidadania e Desenvolvimento a trabalhar prioritariamente:
      EDUCAÇÃO AMBIENTAL (A3): consciência ecológica; preservação da fauna e da flora da zona ribeirinha; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (A1) – comportamento ético mantendo o foco na preservação da vida e do ambiente (rio); SAÚDE (A6).
    • Objetivo:
      Sensibilizar e responsabilizar para as questões da preservação dos recursos naturais – ecossistema ribeirinho – implicando mudança de atitudes e práticas com reflexos na qualidade de vida da comunidade.

Diário do Projeto (em atualização)


  1. Vídeos
    Nota: cada vídeo corresponde a uma semana de DAC e estão numerados.
  2. Panfleto informativo
  3. Cartaz “MILL EXPOSITION”