PAFC-11H.H1

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Move-te por … novos desafios

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Restauração e Bar, no 11º ano e no âmbito do DAC (Domínio de Autonomia Curricular) receberam formação e desenvolveram atividades com várias instituições (CMA, ADRIMAG, AGA) de forma a munirem-se de instrumentos que lhes facilitaram a transmissão de conhecimentos, para compreenderem a dinâmica necessária à criação de um restaurante.

Este ano, as alterações do desenho curricular do DAC deram origem a algumas nuances do projeto inicial - criação de restaurante/abertura de uma unidade de restauração - que evoluiu para o conceito de ideia de negócio na área da restauração, por ser mais abrangente e poder acolher ideias e projetos mais diversificados, no âmbito da promoção do empreendedorismo.

A atual equipa educativa optou por trabalhar com os alunos de acordo com o formato "Lago dos Tubarões" do original "Shark TanK",  promovendo assim as competências de comunicação [Português e LE] e estimulando o gosto pelos desafios e o espírito de iniciativa dos alunos. 

Ao longo do ano, os alunos têm de preparar o plano de negócio para a ideia que escolheram e também  apurar a técnica de comunicação em que se baseia o "pitch". No final do ano, as ideias de negócio serão apresentadas/avaliadas de acordo com esta metodologia, perante um júri, constituído por docentes e convidados da área técnica e/ou científica do curso, à semelhança do formato televisivo “Lago dos Tubarões”.

Produto Final

Apresentação de um Plano de Negócio.

Disciplinas envolvidas

  • Principais - Português, Economia, Inglês.
  • Preferenciais - Francês, Área de Integração, Matemática.
  • Complementares – Gestão e Controlo, Turismo, Gestão e Controlo, Serviço Cozinha e Pastelaria, Serviço Restaurante Bar.

Objetivos do projeto

  • Fomentar o empreendedorismo;
  • Promover o trabalho de equipa para a aquisição, desenvolvimento e consolidação de aprendizagens específicas da área da restauração e da gestão.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita em Língua Portuguesa na elaboração e apresentação do plano de negócio;
  • Desenvolver a comunicação em língua estrangeira em situações de contexto de trabalho;
  • Facilitar o contacto com parceiros institucionais relacionados com a sua área profissional;
  • Resolver problemas que mobilizem os conhecimentos adquiridos em contextos matemáticos e de outras disciplinas;
  • Comunicar, utilizando linguagem matemática, oralmente e por escrito, para descrever, explicar e justificar procedimentos, raciocínios e conclusões; 
  • Aplicar procedimentos de investigação, seleção, organização e difusão de informação/conhecimento;
  • Mobilizar os conhecimentos, aplicando-os a novas situações;
  • Desenvolver o trabalho autónomo;
  • Contribuir para uma inserção mais informada e mais eficaz na vida ativa.

Metodologia

  • Trabalho de projeto;
  • Trabalho colaborativo discente e docente;
  • Projeto interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar.

Calendarização

Projeto desenvolvido ao longo do 1º e 2ºperíodos, no 3º período decorre a sessão de apresentação do Plano de Negócio.

Diário do Projeto (em actualização)

  1. Motivação e sensibilização para o projecto através do visionamento e análise de alguns episódios do programa "Shark TanK".
  2. 1ª Apresentação e discussão das primeiras ideias de negócio com os “Tubarões”.
  3. 2ª Apresentação dos novos planos de negócio à Equipa Educativa.
  4. O processo: trabalhando (reajustamentos) no Plano de Negócio.
  5. Simulação de situações comunicativas em contexto de trabalho em língua estrangeira.
  6. 4ª Sessão de apresentação do Plano de Negócio perante um júri.