PAFC-10C.C1

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

10ºC

Designação do projeto

Move-te pelo Espaço

Produto final

  • Construção de uma maqueta, representação do terreno e dos sólidos, referentes às edificações similares às “Farmhouse” de Quintãs.
  • Criação de uma imagem tridimensional, com recurso a software.

Disciplinas envolvidas

Geometria Descritiva e Matemática A / Português e Inglês

Objetivos do projeto

  • Percepção e visualização mental dos espaços e formas
  • Representação e interpretação de formas
  • Resolução de problemas com espírito critico e de modo criativo
  • Formação pessoal e desenvolvimento do espírito de solidariedade, entreajuda e cooperação
  • Explorar as potencialidades das ferramentas digitais para facilitar a compreensão e visualização de formas e elementos geométricos.

Metodologia

Divisão da turma em grupos.

Calendarização

  • 1º período: planeamento / início dos trabalhos
  • 2º período: execução (continuação)
  • 3º período: finalização e apresentação

10ºC1

Designação do projeto

Evolução do Sistema Eleitoral desde a Antiguidade Clássica até à  actualidade.

Produto final

  • Apresentação do trabalho à comunidade escolar sob a forma de um documentário

Disciplinas envolvidas

  • História A e MACS
  • Português e Inglês

Objetivos do projeto

  • Compreender e comparar os diferentes sistemas de votação e como se contabilizam os mandatos
  • Compreender que os resultados podem ser diferentes se os métodos e contabilização forem diferentes
  • Analisar algumas situações paradoxais
  • Compreender que há limites à melhoria dos sistemas de eleições
  • Comparar realidades espácio-temporais distintas
  • Valorizar o conhecimento histórico

Metodologia

Divisão da turma em grupos.

Calendarização

  • 1º período: planeamento / Início dos trabalhos
  • 2º período: execução (continuação)
  • 3º período: finalização e apresentação

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

O tema do projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma C/C1 do 10.º ano é “Move-te pela paz e respeito”.
Desta forma, no âmbito da Educação para a Cidadania, serão trabalhados os seguintes domínios:

  • A2 - Direitos Humanos
    • Promover a reflexão sobre atitudes cívicas e da sua importância, através da sugestão de formas de participação dos alunos nas várias atividades a realizar.
    • Motivar-se para contribuir e co-responsabilizar para agir de acordo com os direitos humanos e os princípios de igualdade de tratamento.
    Atividades
    • Assembleias de Turma (reflexão das temáticas e definição de uma estratégia de ação.)
    • Campanha de sensibilização: Dia escolar da não-violência e da paz (30 de janeiro)
    • Desfile de Carnaval (materializado de acordo com os princípios da Não Violência / “Paz e Amor”)
  • C6 - Segurança, Defesa e Paz
    • Instituições e Democracia: O voto como um direito e um dever
    • O Processo de decisão da União Europeia: Eleições para o Parlamento Europeu (26/5/2019)
    Atividades
    • Campanha de sensibilização para o direito / dever de votar, dirigida aos alunos do 11.º e 12.º anos. (3º período)
  • A4 - Igualdade de género
    • Reforçar os conhecimentos das/os alunas/os e a sua tomada de consciência relativamente a tópicos como “identidade de género”, e “igualdade de tratamento”.
    Atividades
    • Visionamento do mini-filme “The Good Wife’s guide” – reflexão e debate sobre papéis sociais e estereótipos de género. (2º período)
  • A3 - Educação Ambiental e atitude cívica
    • Motivar-se para contribuir e co-responsabilizar para agir de acordo com os direitos humanos e os princípios de igualdade de tratamento, estimular o respeito pelos outros, promovendo o relacionamento interpessoal e social, respeitando e aceitando as opiniões e as decisões dos outros, e consciencializar para a criação de um ambiente seguro e construtivo na escola, incentivar e valorizar a promoção de atitudes cívicas na Escola.
    Atividades
    • Visionamento dos vídeos “THIS WILL CHANGE YOU! Navy Seal Admiral William H. McRaven [MOTIVATIONAL SPEECH] e “Pay it Forward” (Favores em cadeia) – reflexão e debate.
    • Assembleias de turma: Reflexão sobre a importância do cumprimento de tarefas, de enfrentar os medos / desafios e de não desistir perante a adversidade. (1º período)
    • Assembleias de turma: Como criar um ambiente seguro na escola? Como estimular uma cultura de educação e asseio nos espaços escolares, sobretudo na cantina?: reflexão e definição de uma estratégia de ação. (3º período)

Competências a desenvolver

  • Promover a construção de competências para uma cidadania responsável, com base na compreensão de direitos e responsabilidades individuais;
  • Mobilizar e formar jovens ativistas de direitos humanos;
  • Reforçar a sua capacidade para refletir sobre valores e atitudes relativos a estereótipos, igualdade de tratamento, reconhecimento e respeito pela diversidade na turma, assim como sobre responsabilidades e direitos dentro de qualquer comunidade ou grupo social;
  • Reforçar a sua capacidade para analisar, refletir e agir em relação a preconceitos e à discriminação.
  • Desenvolver atitudes e valores cívicos, o relacionamento interpessoal e social;
  • Melhorar a qualidade da vivência escolar.

DIÁRIO DO PROJETO