PAFC-10C.C1
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
10ºC
Designação do projeto
Move-te pelo Espaço
Produto final
- Construção de uma maqueta, representação do terreno e dos sólidos, referentes às edificações similares às “Farmhouse” de Quintãs.
- Criação de uma imagem tridimensional, com recurso a software.
Disciplinas envolvidas
Geometria Descritiva e Matemática A / Português e Inglês
Objetivos do projeto
- Percepção e visualização mental dos espaços e formas
- Representação e interpretação de formas
- Resolução de problemas com espírito critico e de modo criativo
- Formação pessoal e desenvolvimento do espírito de solidariedade, entreajuda e cooperação
- Explorar as potencialidades das ferramentas digitais para facilitar a compreensão e visualização de formas e elementos geométricos.
Metodologia
Divisão da turma em grupos.
Calendarização
- 1º período: planeamento / início dos trabalhos
- 2º período: execução (continuação)
- 3º período: finalização e apresentação
10ºC1
Designação do projeto
Evolução do Sistema Eleitoral desde a Antiguidade Clássica até à actualidade.
Produto final
- Apresentação do trabalho à comunidade escolar sob a forma de um documentário
Disciplinas envolvidas
- História A e MACS
- Português e Inglês
Objetivos do projeto
- Compreender e comparar os diferentes sistemas de votação e como se contabilizam os mandatos
- Compreender que os resultados podem ser diferentes se os métodos e contabilização forem diferentes
- Analisar algumas situações paradoxais
- Compreender que há limites à melhoria dos sistemas de eleições
- Comparar realidades espácio-temporais distintas
- Valorizar o conhecimento histórico
Metodologia
Divisão da turma em grupos.
Calendarização
- 1º período: planeamento / Início dos trabalhos
- 2º período: execução (continuação)
- 3º período: finalização e apresentação
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
O tema do projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma C/C1 do 10.º ano é “Move-te pela paz e respeito”.
Desta forma, no âmbito da Educação para a Cidadania, serão trabalhados os seguintes domínios:
- A2 - Direitos Humanos
- Promover a reflexão sobre atitudes cívicas e da sua importância, através da sugestão de formas de participação dos alunos nas várias atividades a realizar.
- Motivar-se para contribuir e co-responsabilizar para agir de acordo com os direitos humanos e os princípios de igualdade de tratamento.
- Assembleias de Turma (reflexão das temáticas e definição de uma estratégia de ação.)
- Campanha de sensibilização: Dia escolar da não-violência e da paz (30 de janeiro)
- Desfile de Carnaval (materializado de acordo com os princípios da Não Violência / “Paz e Amor”)
- C6 - Segurança, Defesa e Paz
- Instituições e Democracia: O voto como um direito e um dever
- O Processo de decisão da União Europeia: Eleições para o Parlamento Europeu (26/5/2019)
- Campanha de sensibilização para o direito / dever de votar, dirigida aos alunos do 11.º e 12.º anos. (3º período)
- A4 - Igualdade de género
- Reforçar os conhecimentos das/os alunas/os e a sua tomada de consciência relativamente a tópicos como “identidade de género”, e “igualdade de tratamento”.
- Visionamento do mini-filme “The Good Wife’s guide” – reflexão e debate sobre papéis sociais e estereótipos de género. (2º período)
- A3 - Educação Ambiental e atitude cívica
- Motivar-se para contribuir e co-responsabilizar para agir de acordo com os direitos humanos e os princípios de igualdade de tratamento, estimular o respeito pelos outros, promovendo o relacionamento interpessoal e social, respeitando e aceitando as opiniões e as decisões dos outros, e consciencializar para a criação de um ambiente seguro e construtivo na escola, incentivar e valorizar a promoção de atitudes cívicas na Escola.
- Visionamento dos vídeos “THIS WILL CHANGE YOU! Navy Seal Admiral William H. McRaven [MOTIVATIONAL SPEECH] e “Pay it Forward” (Favores em cadeia) – reflexão e debate.
- Assembleias de turma: Reflexão sobre a importância do cumprimento de tarefas, de enfrentar os medos / desafios e de não desistir perante a adversidade. (1º período)
- Assembleias de turma: Como criar um ambiente seguro na escola? Como estimular uma cultura de educação e asseio nos espaços escolares, sobretudo na cantina?: reflexão e definição de uma estratégia de ação. (3º período)
Competências a desenvolver
- Promover a construção de competências para uma cidadania responsável, com base na compreensão de direitos e responsabilidades individuais;
- Mobilizar e formar jovens ativistas de direitos humanos;
- Reforçar a sua capacidade para refletir sobre valores e atitudes relativos a estereótipos, igualdade de tratamento, reconhecimento e respeito pela diversidade na turma, assim como sobre responsabilidades e direitos dentro de qualquer comunidade ou grupo social;
- Reforçar a sua capacidade para analisar, refletir e agir em relação a preconceitos e à discriminação.
- Desenvolver atitudes e valores cívicos, o relacionamento interpessoal e social; Melhorar a qualidade da vivência escolar.