PAFC-10B
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Lógica Proposicional: quando a Filosofia abraça a Matemática
Produto Final
- Sessões com alunos do 9.º ano para apresentar a Lógica Proposicional no âmbito das duas disciplinas
- Peddy Paper
Disciplinas envolvidas
- Filosofia
- Matemática
- Português
- Inglês
Objetivos do projeto
- Desenvolver o raciocínio lógico
- Construir argumentos válidos
- Identificar argumentos inválidos/falácias
- Traduzir linguagem natural em linguagem simbólica e vice-versa
- Reconhecer o papel do raciocínio lógico para o desenvolvimento das outras ciências
- Compreender temas e problemas da sociedade e possíveis resoluções
- Divulgar a lógica proposicional aos alunos do 9.º ano
- Desenvolver competências e técnicas de comunicação
Metodologia
- Divisão da turma em grupos
Trabalho de projeto
- Elaboração de um PowerPoint (trabalho docente e discente)
- Construção de exercícios no âmbito da Lógica Proposicional (trabalho colaborativo interdisciplinar)
- Peddy Paper (trabalho transdisciplinar e aplicação das novas tecnologias)
Calendarização
- 1º Período - planeamento
- 2º Período - execução
- 3º Período - finalização
- 10 de Maio - sessões com os alunos do 9.º ano
- 31 de maio – Peddy Paper
Avaliação
- Matemática: trabalho em sala de aula
- Filosofia: oralidade e trabalho em sala de aula
- Português: exposição oral
- Inglês: produção escrita
Projeto de Cidadania e Desenvolvimento
Consulte aqui o documento do projeto.
Diário do Projeto (em actualização)
- Apresentação do projeto (Quando a Filosofia abraça a Matemática)
- Frases para promover a autoestima e para manter o espaço escola limpo