PAFC-10B

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Lógica Proposicional: quando a Filosofia abraça a Matemática

Produto Final

  • Sessões com alunos do 9.º ano para apresentar a Lógica Proposicional no âmbito das duas disciplinas
  • Peddy Paper

Disciplinas envolvidas

  • Filosofia
  • Matemática
  • Português
  • Inglês

Objetivos do projeto

  • Desenvolver o raciocínio lógico
  • Construir argumentos válidos
  • Identificar argumentos inválidos/falácias
  • Traduzir linguagem natural em linguagem simbólica e vice-versa
  • Reconhecer o papel do raciocínio lógico para o desenvolvimento das outras ciências
  • Compreender temas e problemas da sociedade e possíveis resoluções
  • Divulgar a lógica proposicional aos alunos do 9.º ano
  • Desenvolver competências e técnicas de comunicação

Metodologia

  • Divisão da turma em grupos

Trabalho de projeto

  • Elaboração de um PowerPoint (trabalho docente e discente)
  • Construção de exercícios no âmbito da Lógica Proposicional (trabalho colaborativo interdisciplinar)
  • Peddy Paper (trabalho transdisciplinar e aplicação das novas tecnologias)

Calendarização

  • 1º Período - planeamento
  • 2º Período - execução
  • 3º Período - finalização
    • 10 de Maio - sessões com os alunos do 9.º ano
    • 31 de maio – Peddy Paper

Avaliação

  • Matemática: trabalho em sala de aula
  • Filosofia: oralidade e trabalho em sala de aula
  • Português: exposição oral
  • Inglês: produção escrita

Projeto de Cidadania e Desenvolvimento

Consulte aqui o documento do projeto.

Diário do Projeto (em actualização)