Leva, semeia…e contribui para um futuro mais sustentável

Durante o mês de novembro, o Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Arouca deu continuidade à sua missão de valorização do património botânico, envolvendo a comunidade educativa do Agrupamento em mais uma iniciativa.

O Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Arouca e a Oficina de Ciência têm trabalhado, nos últimos anos, a temática da Biodiversidade e da sua conservação, mostrando como funciona a natureza, qual o papel do solo e a importância de vários grupos de seres vivos no funcionamento dos ecossistemas, especialmente das florestas.

Quando falamos de floresta não falamos apenas de árvores, falamos de outras plantas de pequeno e médio porte - herbáceas e arbustos, respetivamente - e de toda a diversidade e vida que a sustenta.
Do viveiro da ESA, dinamizado pelo Clube Ciência Viva, já saíram muitas árvores e herbáceas ali propagadas e, que agora se encontram instaladas em diversos pontos do nosso território. A escolha das herbáceas incidiu naquelas com maior potencial ornamental e paisagístico, bem como a sua relevância para os polinizadores. Estas espécies propagadas no viveiro são endémicas de Portugal ou da Península Ibérica, inexistentes em qualquer outro local do planeta. Por esta razão, a sua conservação é fundamental.

São seis as espécies instaladas nos canteiros do viveiro há já três anos: Trachelium caeruleum (Flor-de-Viuva), Lavandula pedunculata (Rosmaninho), Leucanthemum ircutianum (Margarida) e Dianthus hyssopifolius (Cravina-de-folhos), Saponaria officinalis (Erva-saboeira) e Paradisea lustanica (Varinha-de-S.José).

Assumindo a missão de valorizar o nosso património botânico e contribuir para o desenvolvimento de jardins mais sustentáveis e com maior biodiversidade, o Clube Ciência Viva desenvolveu kits de germinação com as sementes produzidas pelas seis espécies de herbáceas que ocupam os canteiros do viveiro. Os Kits foram ilustrados com minúcia e criatividade pelos alunos do curso de Artes Visuais, que representaram a sua beleza natural com diferentes técnicas.

Como forma de agradecimento pela colaboração, no dia 21 de novembro os alunos de Artes Visuais receberam os seis kits de germinação e um exemplar de Margarida (Leucanthemum ircutianum) propagado e cuidado no viveiro do Clube.

Sob o lema “Leva, semeia… e contribui para um futuro mais sustentável”, os kits estiveram disponíveis para a comunidade educativa numa exposição dedicada à Floresta Autóctone, organizada em colaboração com o Eco-Escolas, na Escola Secundária de Arouca. Foram também oferecidos aos alunos da EB1/JI de Paços-Moldes, em três sessões realizadas ao longo do mês de novembro.
Durante estas sessões foram ainda plantados, no recreio da escola, algumas plantas jovens de Lavandula pedunculata (Rosmaninho), Leucanthemum ircutianum (Margarida) e Dianthus hyssopifolius (Cravina-de-folhos), tendo como complemento artístico um workshop com experimentação da técnica de antotipia, utilizando pigmentos naturais extraídos dos pistilos da flor Crocus serotinus (Açafrão-bravo).

Estas sementes e jovens plantas irão agora ocupar novos espaços — pequenos jardins, vasos ou canteiros — em diferentes lares, mostrando que, na VIDA e na EDUCAÇÃO, “é preciso semear para colher”.

Fotos

Imprimir