Defende os Direitos Humanos: assina a Maratona de Cartas!
Para que a nossa escola vença o concurso, usa o código 4540-102.
Neste momento, em todo o mundo, há pessoas cujos direitos humanos estão a ser violados. Ativistas, jornalistas, estudantes e cidadãos comuns são perseguidos, presos, torturados ou até mesmo mortos apenas por expressarem as suas opiniões, por defenderem a justiça ou por serem quem são.
Mas existe uma forma poderosa e concreta de fazer a diferença, de enviar uma mensagem de solidariedade e de pressionar as autoridades para que atuem: a Maratona de Cartas da Amnistia Internacional.
A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos do mundo e constitui um apelo global à ação, onde milhões de pessoas de mais de 200 países e territórios se juntam para escrever cartas, enviar emails, tweets e postais em defesa de indivíduos e comunidades cujos direitos estão sob ataque.
Ao unir as nossas vozes, criamos um impacto massivo e inegável. Não se trata de uma única carta, mas de centenas de milhares que chegam aos gabinetes de poder.
A história da Maratona de Cartas é uma história de sucesso. Muitas das pessoas que defendemos são libertadas, recebem proteção ou veem os seus casos revistos, graças à pressão internacional gerada pela Maratona. As cartas funcionam como um escudo e uma luz para quem está na escuridão.
Cada carta é um lembrete direto aos governos e decisores de que o mundo está a observar. A pressão internacional sobre o seu historial de direitos humanos pode forçá-los a libertar um prisioneiro, a investigar um crime ou a mudar uma lei injusta.
Participar é simples e pode ser feito individualmente, em família, ou em grupo.
Escolhe o caso: A Amnistia Internacional apresenta uma série de casos de pessoas e grupos cujos direitos precisam urgentemente de ser defendidos.
Escreve: Podes escrever à mão, enviar um email ou até mesmo utilizar as plataformas online da Amnistia para enviar a tua mensagem de forma rápida e segura.
Assina: O mais importante é que a tua voz seja contada. Mesmo que não escrevas uma longa carta, a tua assinatura num apelo online ou num postal de solidariedade soma-se ao número final.
O código para participação da nossa escola, no concurso nacional da Maratona de Cartas é o 4540-102.
Não fiques indiferente à injustiça. Junta a tua voz às milhões de vozes que, todos os anos, provam que escrever pode mudar vidas.
Assina a Maratona de Cartas. Liberta um Prisioneiro. Muda o Mundo.
Os alunos das turmas 11ºC/C1, 11ºE e 12ºE agradecem a tua colaboração e estão disponíveis para qualquer esclarecimento.