Concurso Artistas Digitais XXIII edição (2023-24) - 1º lugar nacional para o Jardim de Infância do Burgo - sala 2

JI do Burgo (sala2) foi galardoado com o 1º prémio nacional do concurso ARTISTAS DIGITAIS, na sua 23ª edição (ano letivo 2023/24).

Este concurso, promovido pelo Centro de Competência Entre Mar e Serra [CCEMS], em parceria com a Direção-Geral da Educação, propôs o tema "50 anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" para todas as categorias (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos).

O significado do 25 de abril, o valor e a importância da liberdade e da democracia na construção da nossa sociedade, foi o mote para informar e sensibilizar os mais pequenos e inspirar a reflexão e o debate no grupo.

O desafio proposto pelo concurso consistia na realização de desenhos digitais, recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel). O interesse revelado pelas crianças facilitou a adesão, tendo sido elaborado o trabalho vencedor, entre outros, com recurso à ferramenta digital Paint.

O desenho premiado reflete a visão duma criança da faixa etária dos 5 anos que, embora distante da geração que viveu tão decisivo momento, conseguiu reunir a aprovação do Júri Nacional. Sublinhe-se, na descrição do desenho, a opinião do vencedor: “Liberdade - o cravo está a proteger o passarinho do tanque com o canhão, mas ele é amigo porque atirou um coração de amor”.

Por outro lado, a utilização das TIC no jardim de Infância, entendido como um recurso que promove múltiplas aprendizagens, induziu à participação neste concurso.

Parabéns ao grupo envolvido e, em particular, ao aluno Rúben Pereira Abreu pelo prémio conquistado!

Parabéns à educadora Cristina Pinho, pela participação e empenho.

Fotos