Um Projeto de grande sucesso na Escola de Alvarenga

A  Organização Mundial da Saúde define: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.” A educação para  a promoção deste bem-estar geral exige à escola a adoção de um conjunto de estratégias que passem por criar momentos de reflexão, vivências e experiências na Natureza, do intercâmbio com as famílias através das artes, da literatura, do desporto, de sessões e workshops de natureza diversa, das parecerias com variados setores da comunidade, entre outras.

No presente ano letivo, implementamos um projeto, que denominamos “Corpo e Mente: Arte em Movimento”, com o intuito de levar os alunos a: a) Adotar comportamentos que promovam a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, e na prática de exercício físico; c)Ter consciência de si próprio a nível emocional, cognitivo, psicossocial, estético e moral, por forma a estabelecer consigo próprios e com o outro uma relação harmoniosa e salutar; d) Reconhecer a leitura por prazer como um recurso para o enriquecimento pessoal e para a obtenção de bem-estar emocional.

Uma das atividades realizada ao longo do ano consistiu nas “Sessões de Biblioteca ao ar Livre”, com a leitura de algumas obras em ambiente natural, no recreio ou outros espaços abertos, “transportando” a tradicional biblioteca para ambientes alternativos. Sabendo que ler e ouvir ler é altamente relaxante e, ao mesmo tempo, estimulante, fizemos destas sessões momentos de cultivo do bem-estar físico e emocional. Um dos exemplos que podemos apontar foi a leitura do livro “Ginástica animalástica”, de Isabel Minhós Martins, lido nos espaços de recreio da escola, em que as crianças iam acompanhando o que ouviam com os movimentos físicos sugerido no livro. Outro exemplo foi a exploração, ao longo do ano, da obra de Sophia de Mello Breyner Andersen “A Fada Oriana”, cuja leitura foi feita em vários ambientes, nomeadamente, na Vila Guiomar, uma quinta situada perto da escola, aliado ao tradicional Desenterrar das Merendas, num ambiente de grande beleza, entre bosques e campos, onde desenvolvemos ainda outras atividades como jogos e sessão de mindfulness.

Outras atividades de grande sucesso junto dos nossos alunos: duas sessões especiais, proporcionadas pelo Aroucatepatias, uma de ginástica e outra de yoga, numa manhã diferente, intensa, divertida, cheia de dinamismo, ativando todo o corpo e proporcionando o descarregar das energias matinais; em articulação com o Arouca Geopark, uma vista de estudo, comemorativa do Dia Mundial da Criança, à Serra da Freita, para conhecer alguns geossítios do Geoparque Arouca e a Estação Meteorológica do IPMA, aproveitando o dia para alegres e saudáveis brincadeiras ao ar livre, no meio da beleza ímpar da serra; participação na Festa do Futebol Feminino; ida ao teatro Sá da Bandeira para assistir a um Musical; participação no “Arouca Território que dança” e no “PES com dança”; caminhadas; Natal com diversas atividades para a comunidade; projeto Kula, que concilia os ensinamentos do yoga e da psicologia; sessão sobre Saúde e Bem-estar, com uma enfermeira do Centro de Saúde; projeto EscoLAR de intercâmbio com os utentes da ERPI local; Livro das Famílias, “Mente sã em corpo são”, escrito pelas crianças e famílias; e-book do projeto, para partilha com as famílias e comunidade; Sarau Cultural e jantar de fim de ano, com a comunidade.

Estas atividades ajudaram a criar um ambiente gerador de saúde em todas as suas vertentes, como aponta a OMS.