VALORIZ’ARTE Projeto de educação estética e artística, para o desenvolvimento dos Valores

“Valoriz´Arte” é um projeto que visa promover a educação para os Valores, tendo a Arte como ambiente de aprendizagem que fornece aos alunos experiências e vivências que os ajudem a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão crítica do mundo que os cerca.

“Valoriz´Arte” desenvolveu-se na EB/JI Rossas, durante todo o ano letivo, em contexto DAC [Domínios de Autonomia Curricular]. Este projeto integra o PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA, ao qual o AEA aderiu, e cumpre os propósitos do PLANO NACIONAL DE ARTES, no Eixo “Educação e Acesso”, programa “Indisciplinar a escola”, medida “Em aberto”.

Este caminho de educar para os valores, pela arte, foi aproveitar o pensamento artístico e a perceção estética para o desenvolvimento da sensibilidade, da emoção, da expressividade, da criatividade, da subjetividade, da empatia, características essenciais para interações saudáveis na escola, na família e na sociedade.
Este projeto envolveu 116 crianças, do pré-escolar e 1ºCEB, 13 professores e 5 assistentes operacionais.

Aceitando o desafio da direção, a convite do município, sob proposta da Área Metropolitana do Porto, a EB de Rossas incluiu no seu plano de atividades a comemoração dos “20 anos da morte de Sophia de Mello Breyner”. Assim, durante o ano letivo, foi explorada a obra da escritora “A Fada Oriana”, com destaque para os valores aí abordados: gratidão, bondade, solidariedade, amizade, respeito, delicadeza e partilha. A par com a leitura da obra foram desenvolvidas oficinas de escrita, de artes plásticas, de música e de teatro; foram recebidos elementos da comunidade para comunicar sobre valores (Rotary Club de Arouca, CPCJ Arouca, Associação Geoparque Arouca, Ajudaris, Clínica Veterinária do Parque, Museu Municipal); foram realizadas visitas (Assembleia Municipal, Atendimento Jovem munícipe); desenvolvidas campanhas (“Laço azul”, “Recolha Tampinhas”, “Ajuda ao Super Rogério”, “Apelo ao Voto nas eleições europeias”, “Abril depois de abril”) ); estudo de personalidades (Gandhi, concurso), entre outras atividades. Desse trabalho resultaram, como produto final, a obra “Oriana e os Valores”, da autoria das crianças e alunos da escola, cujo livro foi apresentado em sessão solene, na Biblioteca Escolar, dia 25 de junho, e a versão teatral, apresentada no Centro Cultural de Rossas, no dia 28 e junho, no Sarau Cultural da escola. Para acompanhar o teatro, foi criada a canção da história, com letra adaptada. Foram, ainda, expostos sete painéis, construídos pela comunidade escolar durante a exploração da obra, que recriam os sete valores do conto “Oriana e os Valores” e que foram traduzidos na respetiva obra.

De salientar todo o empenho da comunidade educativa na organização das sessões de sensibilização para os Valores, na criação do reconto, na ilustração dos painéis e da obra, na criação das personagens e cenários para o teatro, nos diversos ensaios, tendo assim conseguido o destaque devido para os Valores e a homenagem merecida a Sophia de Mello Breyner.

A escola agradece a todos os que se envolveram neste projeto, Associação de Pais, Direção do Agrupamento, Município, entidades convidadas, pessoal docente e não docente, crianças e alunos, que fizeram desta instituição, uma vez mais, uma “Escola Feliz”.

Fotos