VIDA COM + VERDE”, da EB1/JI Arouca, cumpre Projeto Cultural de Escola, «Aldeias Vivas-Património e Cultura Humanizados

“Vida com + verde” é um projeto de preservação e promoção do património cultural e natural da Arouca, que visa dar a conhecer as aldeias vivas do nosso território, promover uma educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social, identificar os recursos naturais e a diversidade biológica da região e, finalmente, proporcionar aos alunos práticas ao ar livre, em espaços naturais, contribuindo para o seu bem-estar físico e mental.

Este projeto desenvolveu-se durante todo o ano letivo, em contexto DAC [Domínios de Autonomia Curricular] na EB1/JI Arouca, e integra o Projeto Cultural de Escola, «Aldeias Vivas-Património e Cultura Humanizados».

Os DAC são uma oferta educativa do agrupamento (Portaria nº 223-A/2018, artigo 10º) e constituem uma opção curricular, de trabalho interdisciplinar e ou articulação curricular, que implica a mobilização de Aprendizagens Essenciais de diferentes disciplinas com vista ao desenvolvimento de trabalho prático e ou experimental, o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, relação e análise, entre outras ações, tendo por base, as áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Sendo opção curricular, as atividades planificadas são desenvolvidas na componente letiva dos alunos e geridas com o consenso de todos os intervenientes.

Este projeto envolveu 189 crianças do pré-escolar e 1ºCEB, 18 professores e 7 assistentes operacionais.

Ao longo do ano letivo, foram realizadas saídas de campo a aldeias do nosso território, com o apoio da Associação Geoparque Arouca [AGA], Município, AGRIMAG, Museu Municipal: aldeias de Tebilhão e Cabreiros; de Fuste, de Adaúfe, das Cales e Baldios da Ameixieira, do Cando, de Regoufe, Floresta de Alhavaite e outros locais de interesse cultural e natural: Parque do Ribeiro de Gondim, praia fluvial da Albergaria da Serra, Parque Milénio. Nestas deslocações os alunos conviveram com os habitantes locais e conheceram vivências e saberes ancestrais destas comunidades rurais, como as rotinas de uma aldeã pastora de um rebanho comunitário; o artesanato e produção de miniaturas de material agrícola; o fabrico artesanal da manteiga; a tradição carnavalesca do “Compadre” e da “Comadre”; canções tradicionais e rotinas da vida no campo.

Os alunos desfrutaram, ainda, da beleza natural envolvente, sendo sensibilizadas para a importância ambiental e cultural do mundo rural, vitais para a consagração da biodiversidade e para a humanização das florestas. Sob a orientação bióloga Susana Bastos, Técnica da AGA, foram partilhados saberes relacionados com a floresta e seus ecossistemas, nomeadamente, sobre árvores autóctones (sobreiro, o medronheiro, o carvalho-alvarinho, o castanheiro e a pereira brava), plantas raras e protegidas por lei, como o pólio-das-rochas e cardo-verde, o ciclo de vida das abelhas e a produção do mel. Observaram borboletas, o abelhão terrestre e larvas de libélulas e aprenderam o seu ciclo de vida. Conheceram os habitats de algumas espécies de animais residentes, como o lobo-ibérico, águias-reais e águia-cobreiras; identificaram pegadas de animais e outros animais pelas fezes (corços, coelhos selvagens, raposas, lobos...). Foi feita, ainda, referência às rochas predominantes da região, o granito e o xisto, muito utilizadas na construção local.

Em cada local visitado, sob orientação dos técnicos do desporto do município, Paulo Carvalho e Sérgio Vieira e, por vezes, Mário Silva, os alunos realizaram percursos pedestres, como os trilhos “El Dorado”, “Varandas de Adaúfe”, “Ameixieira”, "Goelas do Mundo", “Baloiço da Palma” e a encosta da Drave e, ainda, descidas do rio, o que veio acrescentar adrenalina e aventura à experiência e o disfrute de "Vida com +Verde", ao percorrerem paisagens tranquilas, silenciosas e coloridas.

"Vida com + Verde" veio, assim, estabelecer o contacto das crianças com estas povoações rurais, autênticos espaços educativos e identitários do nosso património popular e cultural, não esquecendo a sensibilização para um estilo de vida mais saudável, pela prática de atividades ao ar livre, em espaços naturais, contribuindo, desta forma, para o bem-estar físico e mental dos nossos alunos.

Não podemos deixar de agradecer a todos os que se envolveram neste projeto, AGA, ADRIMAG, Museu Municipal, Município, técnicos do desporto, artesãos, produtores, populares das aldeias, pessoal docente e não docente, que tornaram possível esta vivência tão profícua para os nossos educandos. Um bem-haja a todos!

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