Alunos do Polo Escolar de Rossas recriam “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner

O livro “Oriana e os Valores” é o produto final de um projeto de cidadania que, entre outros objetivos, procura promover, na comunidade escolar, a educação para os valores, pela Arte.

 Gratidão, Bondade, Solidariedade, Respeito, Delicadeza, Amizade e Partilha. Um arco-íris de valores propício a iluminar a vida humana desde os primeiros anos de convivência. Foi precisamente deles que os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Polo Escolar de Rossas trataram de cuidar e divulgar, através da redação de um apetitoso livrinho inspirado em “A Fada Oriana”, o inesquecível conto infanto-juvenil criado por Sophia de Mello Breyner Andresen. Um conto, contudo, para todas as idades. Por isso, ninguém ficou de fora. Alunos, professores, educadores e auxiliares, todos foram chamados a envolver-se na projeção do livro escolar a que deram o título de “Oriana e os Valores”.

Principais destinatários da mensagem, os alunos redigiram o texto, e, com a colaboração dos professores, acrescentaram as ilustrações a esta oportunidade de adaptar e recontar à sua maneira a experiência convivencial da Fada Oriana, a imaginária personagem construída pela conceituada escritora e poeta portuense, cuja vida e obra os autarcas da Área Metropolitana do Porto decidiram evocar, no ano em que decorre o vigésimo aniversário da sua morte, a 2 de julho de 2004. Aceite a sugestão dos autarcas, o polo escolar, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Arouca, inscreveu a ideia de homenagear Sophia de Mello Breyner Andresen e de aprender sobre os valores no Plano de Atividades do estabelecimento, alimentando-a ao longo do ano letivo com a motivação intrínseca de quem junta Educação e Arte, uma simbiose pedagógica a que chamaram de Projeto “Valoriz’Art”.

No dia 25 de junho, no cenário adequadamente colorido da Biblioteca Escolar, que retratava a floresta tão querida da Fada Oriana, chegou o grande momento de as crianças receberem não só os elogios pelas virtudes que demonstraram, mas também o resultado do seu trabalho – um exemplar de “Oriana e os Valores”, para jamais esquecerem tão nobres valores e para os partilharem como os colegas, pais e professores.
Antes, ainda no pátio de entrada da escola, sete painéis construídos pela comunidade escolar impõem-se ao olhar dos visitantes pelo tamanho e pela criatividade com que recriam os sete valores do conto de Sophia. Uma lição de vida para interiorizar.

TESTEMUNHOS

Aos louvores dos representantes da Divisão de Educação do Município e da Junta de Freguesia de Rossas, professor Mário Reis e a presidente Isabel Paiva, respetivamente, juntaram-se os das entidades escolares e da convidada especial, escritora Elsa Lé, apresentadora da obra editada pelo Polo Escolar de Rossas. «É um trabalho completo, de excelência e que ficará para sempre na vossa vida. Falamos de valores que é importante trabalhar, parabéns a todos», frisou o representante do Município.

«O livro “Oriana e os Valores” é o produto final de um projeto de cidadania que, entre outros objetivos, procura promover, na comunidade escolar, a educação para os valores, pela Arte. A criação desta versão original do livro foi um processo rico de colaboração e aprendizagem. Com a publicação deste livro esperamos inspirar as futuras gerações a valorizarem a literatura portuguesa e a refletirem sobre a importância dos valores na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Acreditamos que “Oriana e os Valores” se tornará um livro de referência para as nossas crianças, servindo como um guia para a sua formação pessoal e social. Agradeço a todos os que contribuíram para este projeto, que inclui os painéis e o livro.»

Luís Saavedra (professor, Coordenador do Polo Escolar de Rossas)

«Temos aqui um belo exemplo de um trabalho colaborativo entre alunos, professores, educadores, auxiliares e pais. A ideia sugerida pelas autarquias da Área Metropolitana do Porto foi bem agarrada por esta escola. O livro de Sophia é belíssimo, mas vocês, alunos, também conseguiram construir uma história lindíssima à volta dos valores. São valores muito importantes a juntar a outros valores. Agradeço a todos os que estiveram envolvidos neste projeto.»

Amélia Rodrigues (Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca)


«Além de painéis que havíamos já projetado, fomos partilhando e avançando ideias que culminaram da edição do livro físico. Vivemos num mundo em que são muitos os exemplos da crise de valores e da falta de diálogo. O livro é uma forte mensagem que partilhamos com os alunos, os pais e a comunidade.»

Isabel Gilde (professora)

«Prefiro estar aqui como uma entusiasta deste tipo de atividades desenvolvidas nas escolas. Para os alunos deixo um conselho: continuem a criar sempre, a ler e a escrever muito, a ilustrar e a aplicar os valores que aprenderam. Sejam felizes!»

Raquel Duarte (Coordenadora do Departamento do 1º Ciclo)

«É um trabalho de equipa maravilhoso. Fui vendo o crescimento das vossas histórias sobre os valores. Felicito a todos pela criatividade e pelo empenho que colocaram neste trabalho.»

Marta Brandão (representante da biblioteca escolar)

«Mal entrei na vossa escola, fiquei deliciada com os painéis gigantes alusivos a cada valor que estão expostos no átrio da escola. São quadros magníficos que nos permitem fazer a leitura visual da história que recriaram a partir da obra de Sophia. Vocês mostraram ainda que com estes valores é possível construir também um livro como este que foram criando e aqui apresentam. É um projeto que valoriza a Arte e as Pessoas.»

Elsa Lé (escritora e ilustradora)

DO LIVRO PARA O TEATRO

Finalizadas as intervenções, foi a vez dos alunos do 3º ano de escolaridade interpretarem personagens e momentos da história de Oriana – uma lição sobre os bons valores contados às crianças. Em marcha tem estado ainda a preparação de uma versão teatral de “Oriana e os Valores.” A iniciativa do Polo Escolar de Rossas desenvolve-se também no quadro do programa nacional PEEA – Programa de Educação Estética e Artística, iniciativa da Direção Geral da Educação (DGE), à qual o Agrupamento aderiu no Pré-escolar e no 1º CEB.

Fotos