À descoberta do canyoning

No dia 21 de junho, alunos do 10º ano do AEArouca e AEEscariz, a convite da associação EC/DC, fizeram canyoning na ribeira de Rio de Frades, um dos canyons mais emblemáticos do território do Arouca Geoparque.

Canyoning é a descida de um canyon, desfiladeiro, que pode ser mais ou menos aquático, utilizando-se para progressão a marcha, o destrepe, o salto, o mergulho, a natação, o deslize em tobogan e a progressão por corda (rappel, tirolesa, corrimão, etc.).

No território do Arouca GeoParque, existem mais de dez linhas de canyoning, equipadas e com diferentes níveis de dificuldade.

Nos últimos anos, temos assistido a um aumento significativo do número de praticantes, quer de praticantes regulares, quer de pessoas que procuram as primeiras experiências de canyoning enquadrados por empresas de animação turística. Em Arouca sente-se esta evolução, maioritariamente turistas/visitantes, que se deslocam ao nosso território para usufruírem das suas linhas de água.

Foi neste cenário que a EC/DC, associação sem fins lucrativos, dedicada à espeleologia e ao canyoning se sediou em Cabreiros e tem vindo a desenvolver um importante trabalho de formação nesta área. É também a EC/DC a responsável pela organização do VALLIS, um encontro de apaixonados pelo canyoning que, durante os vários dias do evento percorrem os canyons de Arouca, partilham experiências e participam em workshops ligados à modalidade.

Este ano desafiaram alunos dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz, a descobrirem esta modalidade, e mais alguns encantos do Arouca Geoparque.
Juntamente com os seus parceiros, empresas de animação turística locais, CMA e CFDDE do AEA, a EC/DC prepararam uma megaoperação, direcionada a alunos do 10º ano, de ambos os agrupamentos e proporcionaram-lhes um dia inesquecível, num dos canyon mais emblemáticos da região, a Ribeira de Rio de Frades.

Foi um enorme sucesso!

Fotos