Encontr'Arte, Cont'Arte e Encant'Arte: projeto intergeracional de contadores de histórias (DAC 8.º AEI)
O Domínio de Autonomia Curricular "Encontr'Arte, Cont'Arte e Encant'Arte", desenvolvido pelas turmas do 8º A, E e I, transformou o auditório escolar num palco mágico onde a música, a tradição, a oralidade, a partilha geracional e a criatividade se entrelaçaram. Através de um projeto intergeracional de contadores de histórias, os alunos embarcaram numa viagem ao passado, revisitando lendas e histórias de Arouca.
O referido projeto culminou num espetáculo final, no dia 7 de junho, que contou com a presença de alunos do 2.º ano do primeiro ciclo do AEA e representantes da Academia Sénior de Arouca (ASARC).
Este projeto intergeracional de contadores de histórias, que se desenvolveu ao longo do ano letivo, teve como objetivo principal valorizar o património cultural e imaterial de Arouca, dando voz às suas lendas, histórias e tradições.
As turmas envolvidas embarcaram em pesquisas, selecionando e reescrevendo textos, lendas e histórias da região. Com dedicação, memorizaram e ensaiaram as suas narrações, preparando-se para dar vida a estas memórias ancestrais. A criatividade também esteve presente na elaboração de pequenos acessórios que complementaram a experiência, transportando o público para dentro das narrativas.
O espetáculo final encantou todos os presentes com as suas músicas e histórias, tendo a plateia assistido com grande interesse às lendas contadas pelos alunos das turmas dinamizadoras que, apesar do nervosismo natural de quem dá os primeiros passos nestas andanças, demonstraram o seu talento para a narração oral.
A ASARC também encantou o auditório com a sua paixão pelas histórias e pelo seu compromisso com a cultura local, captando a atenção silenciosa e curiosa de todos.
A interação proporcionada foi um dos pontos altos do evento e traduziu-se num ambiente enriquecedor de partilha e cumplicidade que evidenciou o poder da narração de histórias para transcender gerações.
Este projeto intergeracional permitiu aos alunos do 8.º ano desenvolverem diversas competências, como a pesquisa, a seleção e reescrita de textos, a memorização, a comunicação oral e a criatividade. Além disso, o projeto contribuiu para a valorização do património cultural e imaterial de Arouca, promovendo o diálogo intergeracional e o sentimento de comunidade.
Gostaríamos de agradecer a todos os que tornaram este projeto possível: aos alunos do 8.º A, E e I pelo seu empenho e dedicação, aos alunos do primeiro ciclo pela sua participação entusiasmada e aos elementos da ASARC pela sua valiosa presença e colaboração.
"Encontr'Arte, Cont'Arte e Encant'Arte" foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, demonstrando o poder da tradição oral para unir gerações e celebrar a riqueza cultural da nossa região.