“Humaniz ́Arte”: Unindo criatividade e sustentabilidade
Este ano, o Dia Mundial do Ambiente, celebrado dia 5 de junho, teve como tema "Acelerar o Restauro da Terra: Resiliência à Seca e à Desertificação". Para sensibilizar a comunidade educativa sobre esta importante problemática, a turma F do 8º ano em parceria com o grupo Eco Escolas, mobilizou várias atividades relacionadas com tema da Energia.
Durante o ano letivo, no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento, esta turma (8ºF) realizou uma atividade prática e educativa: recolha de ventoinhas velhas no parque de Resíduos do Município de Arouca, desmontagem das mesmas e construção de vira-ventos utilizando alguns dos componentes. Os principais objetivos desta atividade visaram promover a prática do reaproveitamento de materiais e componentes eletrónicos, sensibilizar sobre o consumo excessivo de energia e conscientizar sobre os impactos do uso de fontes de energia não renováveis.
Complementando as atividades desenvolvidas ao longo do ano, no dia 5 de junho, o 8º F convidou 4 turmas do ensino básico (7ºB, 8º D,8º G e 8º H) para assistirem, no auditório grande, ao filme "O Rapaz que Prendeu o Vento". Este filme, baseado em factos reais, transmite uma poderosa mensagem ambiental e narra a história de um jovem engenhoso, numa aldeia no Malawi, que constrói uma turbina eólica a partir de materiais reutilizados, para salvar a sua comunidade da fome causada pela seca. É um testemunho inspirador da força do espírito humano e da necessidade urgente de ações ambientais responsáveis. Convida-nos a refletir sobre a forma como cada um de nós pode contribuir para um mundo mais sustentável e resiliente.
Após a exibição do filme, os alunos presentes foram convidados a hastear a Bandeira Verde Eco Escolas, um símbolo de compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental. A cerimónia contou com a presença e colaboração do Professor Júlio Caseiro, dos assistentes operacionais António Sousa e Vítor Rodrigues.
Em seguida, os alunos do 8º F distribuíram os vira-ventos pelo recinto escolar, simbolizando o reaproveitamento de materiais e a importância da energia renovável.
A turma 8º F agradece a todos os participantes e deseja que toda a comunidade se envolva em ações de conservação e sustentabilidade, reafirmando o compromisso com um futuro mais verde e resiliente.
