Concurso KAMISHIBAI PLURILINGUE, participação 1ºCEB
Mais uma vez, o departamento do 1ºCEB participou no concurso Kamishibai Plurilingue, nesta sua 6.ª edição, uma iniciativa organizada pelo Laboratório de Educação em Línguas (LabELing), do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da UA. Os trabalhos foram realizados nas turmas 2ºB Burgo e 2ºA Rossas, no âmbito do projeto BIL, do 1ºCEB.
Sob o tema “Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe!”, cada turma, orientada pelos respetivos professores, Joana Magalhães e Fátima Fonseca (2ºA BU) e Odete Teixeira, Cândida Brandão e José Costa Gomes (2ºA RO), criou uma história original que ilustrou com pranchas, conforme o princípio do kamishibai: na frente das pranchas, uma ilustração, no verso das pranchas, o texto da história.
As histórias imaginadas tinham que ter presentes pelo menos quatro línguas na construção do Kamishibai plurilingue (português e mais três outras línguas, no mínimo). Nos trabalhos a concurso, a narração foi feita em português, com diálogos em diferentes línguas, com o cuidado de ser compreendida, especialmente, pela intercompreensão, e assegurada a alternância entre as línguas, enquanto prática plurilingue. Cada palavra ou frase numa língua diferente do português foi traduzida na mesma prancha, em nota de rodapé.
Os produtos finais, pranchas e vídeos, resultaram de uma articulação interdisciplinar, que envolveu as disciplinas de inglês, português, educação artística, TIC e cidadania e desenvolvimento, num projeto que mobilizou, para além das capacidades artísticas e criativas dos alunos, capacidades de escuta, observação, comparação e reflexão sobre as línguas e de cooperação no trabalho de redação e ilustração de histórias plurilingues.
Com o desenvolvimento destes dois projetos, foi criado um ambiente de aprendizagem inovador, criativo e interdisciplinar, facilitador da educação cidadã e intercultural, ao proporcionar o contacto dos alunos com a diversidade de línguas e de culturas.
Parabéns a todos os envolvidos, alunos e professores, por mais um desafio concretizado.