SARAU CULTURAL – “Viver Camões, Viver Abril”
No passado dia 10 de maio, o Agrupamento de Escolas de Arouca dinamizou um emocionante Sarau Cultural, em honra a Camões e ao 25 de Abril, sem esquecer o Dia Mundial da Língua Portuguesa, “Uma língua de todos (…) e para todos (…) uma língua cheia de mundo.”. Sob o tema "Viver Camões, Viver Abril", os alunos e professores uniram-se para uma noite repleta de poesia, música e dança.
O evento iniciou com a declamação do poema "Porque", de Sophia de Mello Breyner, pelos alunos do 9.º ano, seguido da emblemática canção "E Depois do Adeus", interpretada pelos músicos Miguel Rodrigues e Diogo Sarabando. A poesia esteve em destaque com a dramatização de diversos poemas, acompanhada da projeção de imagens, encantando a plateia com a sensibilidade das palavras.
Os momentos musicais foram marcados pela interpretação de clássicos como "Trova do vento que passa" e “Já lá vai Pedro Soldado”, demonstrando o talento dos nossos alunos. A dança também teve o seu lugar, com coreografias envolventes de "Homem do Leme" e “O barco vai de saída”, que cativaram todos os presentes.
Destacaram-se ainda as apresentações teatrais, os sketches humorísticos da peça “Ontem, foi assim”, e a declamação dramatizada de poemas de Manuel Alegre e Sophia de Mello Breyner, que emocionaram e inspiraram a audiência.
Os músicos Miguel Rodrigues e Diogo Sarabando abrilhantaram o evento, cantando a lírica camoniana (“Descalça vai para a fonte”), a poesia de Pessoa (“O Infante”, “Mar Português”), entre outros poetas.
O nosso Poeta maior também “compareceu”, sendo surpreendido com a homenagem que lhe estavam a fazer e surpreendendo o público com a “Carta dos alunos do Séc. XXI a Camões”.
O sarau contou com a participação de alunos de diferentes turmas, demonstrando a união e a diversidade da nossa comunidade escolar. Foi uma noite memorável, onde a arte e a cultura portuguesa foram celebradas com entusiasmo e paixão.
Agradecemos a todos os envolvidos na organização e participação neste Sarau da Língua Portuguesa, que certamente ficará na história do nosso Agrupamento.
Viva Camões, Viva Abril!