"Vida com + Verde", na floresta de Alhavaite
No dia 24 de abril as crianças da sala 2 do Jardim de Infância de Arouca, acompanhadas pela educadora Jacinta Vasconcelos e assistente operacional Helena Teixeira, realizaram uma saída de campo à Floresta de Alhavaite e ao Parque do Ribeiro de Gondim, para observação da biodiversidade existente, sob orientação da técnica de biologia da AGA - Associação Geoparque Arouca, Susana Bastos.
Ao longo do percurso, as crianças tiveram a oportunidade de observar e conhecer algumas árvores do nosso território, nomeadamente o medronheiro e o carvalho-alvarinho. Como curiosidade, foram dados a conhecer os “carrochos”, escaravelhos associados às árvores mais antigas desta última espécie, que despertaram a atenção das crianças. Foi partilhado que estes insetos, quando na fase de larva, alimentam-se da madeira morta das raízes dos carvalhos e contribuem para que esta seja decomposta. Foram, ainda, divulgadas outras curiosidades sobre estas espécies, como os machos dos carrochos terem mandíbulas próprias para lutar e o vencedor "namorar" com a fêmea. Outra árvore observada foi o sobreiro, árvore autóctone, protegida por lei. As crianças observaram que o tronco desta árvore está protegido por cortiça que, entre outras utilidades, a protege dos incêndios, funcionando como um escudo. As crianças também conheceram a pereira brava, que como o nome indica, dá pequenas peras, que são alimentos para muitos animais selvagens, e o eucalipto cujas folhas têm um bom aroma e são utilizadas para desinfetar.
Foram observadas, igualmente, algumas espécies animais, como borboletas (malhadinha e borboleta da couve), o abelhão terrestre e larvas de libélulas. As crianças, com muita curiosidade, aprenderam o ciclo de vida das libélulas, desde a fase de ninfa até atingir a fase adulta, conheceram a sua vida inicial subaquática, como o corpo se vai transformando, como passam da vida aquática para a vida aérea, ou seja, da fase larval, para a fase com asas e prontas para voar e sobre o seu tempo de vida.
Esta saída de campo está inserida no projeto de estabelecimento “Vida com + Verde”, desenvolvido em articulação com o projeto cultural da escola, “Aldeias Vivas”, subtema Humaniz`Arte, que visa a preservação e promoção do património cultural e natural do território, junto dos nossos alunos.
A escola agradece a colaboração da bióloga Susana Bastos, da Associação Geoparque, nosso parceiro desde o início do projeto, e mais uma vez proporcionou estas vivências, que muito enriquecem o desenvolvimento dos nossos alunos.