EB1/JI Rossas, na 4ª edição do Prémio Gandhi

O Agrupamento de Escolas de Arouca aceitou o desafio, proposto pela Direção-Geral da Educação (DGE), de concorrer ao Prémio Gandhi, tendo sido selecionado o projeto a concurso, “Valoriz’arte”, da EB1/JI Rossas, para apreciação do respetivo júri.

Sob o tema DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO, proposto nesta 4ªedição do Prémio Gandhi, foi concebido e implementado o projeto de escola, “Valoriz’arte”, um projeto de cidadania que, entre outros objetivos, procura promover, na comunidade escolar, a educação para os valores e atitudes voltados para a vida coletiva; contribuir para a formação de cidadãos conscientes, reflexivos, responsáveis, participativos e solidários; desenvolver, entre outros, os valores da Cidadania Democrática, como o Respeito, a Responsabilidade, a Solidariedade e a Justiça; e proporcionar ambientes educativos propícios ao exercício da democracia e à participação ativa.

O projeto foi desenvolvido em diferentes etapas, a primeira destinada à sensibilização e contextualização da temática (VALORES), a partir do estudo da obra literária “Fada Oriana”, com exploração dos valores associados à vida democrática, em particular. A par, foram desenvolvidas diversas ações na escola e na comunidade, de promoção dos valores da cidadania democrática e da participação comunitária, nomeadamente, palestras, campanhas solidárias, clubes, comemoração de datas significativas, visitas, participação em assembleias, exposições, ateliês, montagem de peça de teatro musicado “Os valores da fada Oriana”, que mobilizaram diversas entidades da comunidade local.

No projeto, para além da formação cívica e cidadã inerente, foi desenvolvido o currículo numa abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, numa perfeita sintonia entre o currículo, a cultura de escola e a comunidade, o que implicou uma compreensão mais profunda dos temas abordados.
Face à qualidade dos produtos finais conseguidos, ao envolvimento de toda a comunidade educativa e à vivência proporcionada aos alunos de cidadania democrática, independentemente da decisão do júri, para esta comunidade educativa, este já é um projeto vencedor.

Parabéns a todos os envolvidos que fazem da escola um espaço de bem-estar, de cidadania plena e de inovação curricular. A escola agradece a colaboração de todos, alunos, docentes, não docentes, encarregados de educação e comunidade alargada.

Vídeo do projeto