"Vida com + Verde", na EB1 Arouca: a magia das montanhas
No âmbito do projeto de escola “Vida com + Verde”, a turma do 3ºB da EB1 de Arouca realizou mais uma saída de campo à aldeia de Regoufe, Montanhas Mágicas.
No dia 16 de abril, os alunos da turma do 3º B da EB1 de Arouca, realizaram uma saída de campo à tradicional aldeia de Regoufe, situada na serra de Arada, na União de freguesias de Covelo de Paivó e Janarde, nas denominadas Montanhas Mágicas, acompanhados pela professora Paula Cunha, pela bióloga Susana Bastos e pelos técnicos de desporto do Município, Paulo Carvalho e Sérgio Vieira.
Chegados a Regoufe, aldeia com cerca de 20 habitantes, cuja população se dedica essencialmente à agricultura e pastorícia, as crianças conversaram animadamente com uma aldeã pastora, tendo ficado a conhecer as suas rotinas como vigilante do rebanho comunitário, composto por mais de cinquenta cabras.
De seguida, fizeram uma visita guiada pelo espaço circundante, tendo a bióloga drª Susana Bastos, prestado informações relativas a algumas espécies de animais existentes, como o lobo-ibérico, águias-reais e águia-cobreiras, e de plantas autóctones, como o sobreiro. Também foi feita referência às rochas predominantes da região, o granito e o xisto, muito utilizadas na construção local.
Por fim, seguiu-se a aventura da subida da encosta da Drave, onde foi possível observar as belas cores das montanhas nesta altura do ano. De um lado da encosta a vegetação dá um maravilhoso colorido à paisagem, do outro lado, o cinzento das minas dá-lhe uma tonalidade mais sóbria, mas igualmente bela.
Esta atividade insere-se no projeto de estabelecimento “Vida com + Verde”, desenvolvido no quadro do projeto cultural do agrupamento, “Aldeias Vivas”, tema Humaniz`Arte, no intuito da preservação e promoção do património cultural e natural do território, junto dos nossos alunos.
A escola agradece a colaboração da comunidade da aldeia de Regoufe, dos técnicos do desporto do Município de Arouca e da Associação Geoparque, que têm sido nossos parceiros desde o início do projeto, e que, mais uma vez proporcionaram estas vivências, que muito enriquecem o desenvolvimento dos nossos alunos.