Saída de campo do 10G à Serra da Freita
No dia 29 de abril, o 10ºG, dando continuidade ao seu Projeto DAC, continua a identificar formas de tirar partido do território no qual a escola se insere, encarando-o como espaço de oportunidades. Em intercâmbio com o Arouca Geopark, visitaram vários Geossítios da Serra da Freita, designadamente a Frecha da Mizarela, Contacto litológico da Mizarela, Aldeia da Castanheira/ Casa das Pedras Parideiras: Centro de Interpretação, Piso panorâmico do radar Meteorológico de Arouca e Panorâmica do Detrelo da Malhada.
A Frecha da Mizarela é uma imponente queda de água com mais de 70 m de altura, sendo a mais alta, queda de água de Portugal e uma das mais altas da Europa. Este fenómeno resulta de questões geológicas, pois o rio Caima abriu caminho entre o granito e, ao mesmo tempo, foi erodindo o xisto, uma rocha menos dura que cedeu naturalmente ao desgaste da força da água.
No que respeita à aldeia da Castanheira cujo nome resulta da existência de extensas áreas florestais compostas por castanheiros, há a salientar a casa das pedras parideiras, que dá a conhecer um fenómeno geológico único no mundo. As pedras parideiras, assim chamadas ao longo do tempo pelos populares, são nódulos compostos essencialmente por biotite (mica preta) e, no seu interior, por quartzo, desligando-se da “rocha-mãe”, o granito, devido à meteorização dos materiais em virtude das diferenças de temperatura e presença de precipitação em forma de neve ou chuva.
No Piso panorâmico do radar Meteorológico de Arouca, foi possível avistar com precisão a Ria de Aveiro, o Oceano Atlântico, a Serra da Estrela, a Serra da Boa Viagem e o Cabo Mondego, São Macário, Serra do Montemuro, a aldeia de Alvarenga, entre outros. O Radar meteorológico tem expostos alguns instrumentos utilizados antigamente para medir a precipitação, a humidade, a temperatura, a pressão atmosférica, entre outros. Para além disto vimos ainda o painel digital, onde se observaram dados meteorológicos da região norte, que depois são enviadas para a central do IPMA em Lisboa.
Finalmente fomos à Panorâmica do Detrelo da Malhada onde vimos Alvarenga nomeadamente um dos pilares da ponte 516 Arouca, o vale de Arouca, a Senhora da Mó.
Para finalizar é de referir que os discentes gostaram da saída de campo e apreciaram as belas vistas da Serra da Freita, dando assim por concluído o nosso Projeto DAC.