Comemoração do Dia Mundial da Família em Cabreiros

A turma do 11H explora desafios superados por mulheres em Cabreiros, após o 25 de abril. A saída de campo revela experiências marcantes e lições de histórias vivas.

No dia 9 de maio, os alunos do Curso Profissional de Técnico e Auxiliar de Saúde (11º H) do Agrupamento de Escolas de Arouca, efetuaram uma saída de campo à aldeia de Cabreiros (Arouca), sob a orientação dos seus professores, nomeadamente das disciplinas de Área de Integração, Adília Cruz e de Inglês, Isaura Ventura e acompanhados pelas técnicas da autarquia Salomé Assunção e Cláudia Nomão. Nesta saída, os alunos também tiveram a oportunidade de beneficiarem da presença da Vereadora da Câmara Municipal de Arouca, nomeadamente, Cláudia Oliveira, assim como, do professor Carlos Duarte, ambos embaixadores concelhios para a Igualdade de Género.

Os alunos envolvidos já tinham visitado o local, mas tal como tinham prometido, resolveram regressar, desta vez, com um novo desafio, nomeadamente, partilharem experiências vividas, antes do 25 de abril de 1974, isto é, da ocorrência da revolução dos cravos. Importante será referir que, a saída de campo proporcionou aos alunos uma experiência educativa e cultural enriquecedora. Estes, por sua vez, foram recebidos e acolhidos pelas mulheres (que vivenciaram a experiência de vida, antes do 25 de abril), residentes no local.

Ao longo da visita, os estudantes tiveram a oportunidade única de ouvir relatos em primeira mão e testemunhos tocantes sobre os desafios e triunfos enfrentados pelas mulheres nesta região histórica/tradicional. Entre os vários momentos marcantes da visita, destacam-se as conversas com as mesmas que desafiaram normas sociais e envolveram-se ativamente na política, na educação e no mercado de trabalho após o regime autoritário. Os relatos emocionantes e inspiradores revelam não apenas as dificuldades enfrentadas, mas também a resiliência e a determinação que impulsionaram essas mulheres a superarem obstáculos e a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para além de todas as conversas esclarecedoras, os alunos também tiveram o privilégio de explorarem locais históricos e pontos de referência, nomeadamente a Igreja e a Eira da aldeia, ficando deste modo, com uma supervisão alargada sobre a importância destes, tanto no tempo passado, como no próprio presente. No final da visita, os alunos regressaram à escola com uma nova imagem da história do local, assim como, uma melhor compreensão dos desafios que as mulheres enfrentaram e continuam a enfrentar, na procura pela igualdade e pelo reconhecimento na sociedade. A saída de campo a Cabreiros foi mais do que uma simples visita, foi uma vivência única que deixou uma impressão duradoura, na mente e nos corações dos alunos envolvidos, reforçando deste modo, a importância de honrar o passado para moldar um futuro justo e inclusivo.

Fotos