Programa Erasmus+ leva alunos e professoras de Arouca em mobilidade à Grécia
Entre os dias 23 e 26 de abril, seis alunos e duas professoras do Agrupamento de Escolas de Arouca participaram em atividades de mobilidade europeia, no âmbito do projeto “EU Maze of Citizenship and Sustainability”, financiado pelo programa Erasmus+.
Os alunos, do ensino secundário, acompanhados por duas professoras, foram acolhidos na Model High School of Mytilene of the University of the Aegean, uma escola de Mytilene, na ilha de Lesvos, onde vivenciaram o contexto escolar e assistiram a aulas de diferentes disciplinas. Além da componente letiva e de formação, este projeto incluiu também uma forte componente sociocultural, tendo o grupo visitado locais de interesse cultural e ambiental em Lesvos, tais como o Golfo de Kalloni, o Museu de História Natural da Floresta Petrificada em Sigri e Molyvos, mas também a Acrópole e o seu Museu, em Atenas.
Algumas das visitas foram dinamizadas por elementos do Lesvos Geopark, a quem agradecemos pelo facto de terem promovido, com evidente entusiasmo, a geodiversidade e biodiversidade da ilha de Lesvos, trabalho essencial para a conservação desse património natural.
Ao longo dos quatro dias da mobilidade, os alunos melhoraram as competências linguísticas relacionadas com a língua inglesa – que usaram para comunicar com os seus congéneres da escola grega e de uma escola checa – e puderam ainda aprender um pouco de grego, tanto em contexto de sala de aula como na interação com a comunidade local. Por outro lado, desenvolveram também a capacidade de autonomia, pela necessidade de lidarem com diferentes situações relacionadas com a estadia num país estrangeiro.
As professoras beneficiaram também do contacto com outros docentes e da partilha de boas práticas na organização escolar. Esta internacionalização do Agrupamento fomentou a vivência de uma cidadania verdadeiramente europeia, promotora da tolerância e do respeito pela diferença.
O Agrupamento de Escolas de Arouca já tem uma vasta experiência em projetos deste tipo e esta mobilidade, à semelhança das anteriores, vem confirmar que todos os envolvidos saem enriquecidos deste tipo de atividade, tornando-os mais motivados e capacitados para prosseguirem o trabalho após o regresso à escola.