Ontem, foi assim...
50 anos de Abril, "Ontem, foi assim..."
No passado dia 24 de abril, com casa cheia, um grupo de alunos do 9.º e 10.º anos, amantes do teatro e da representação, subiu ao palco da Loja Interativa de Arouca para comemorar os 50 anos da revolução dos cravos.
Pontualmente às 9h e 30 minutos, o espetáculo começou com uma reportagem sobre a vivência dos portugueses durante o tempo da ditadura. De seguida, sob a forma de um programa televisivo: “Ontem, foi assim”, um painel de convidados que, de forma direta ou indireta, “viveram” os tempos conturbados antes da revolução dos cravos, deram voz ao ambiente repressivo e perturbador vigente.
Recuando no tempo, foram aparecendo cenas ilustrativas do medo, da repressão policial, da censura, das regras absurdas a que estava sujeito o povo português e também a guerra colonial que deixou marcas até hoje. Estes quadros da vida dos cidadãos nacionais foram ilustrados por projeções multimédia, cuidadosamente selecionados pela professora Carla Brandão. Também participaram da celebração desta data, a professora Anabela Figueiredo, com a declamação de um poema, dois alunos da Academia de Música de Arouca e as alunas do Articulado da Dança.
A noite terminou, como não podia deixar de ser, ao som da icónica “Grândola, Vila Morena”, entoada com emoção por todos que se encontravam na sala.
A peça:” Ontem, foi assim”, foi escrita pelas professoras Elza Sanches e Isabel Oliveira que orientaram os ensaios.
Um sincero agradecimento não só a todos aqueles que estiveram diretamente envolvidos, mas também aos pais e amigos que ajudaram a que o espetáculo fosse tão bem-sucedido.