Campanha “Laço Azul", nos estabelecimentos de ensino do 1ºCEB/JI Abril, mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Para assinalar o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, os estabelecimentos de ensino do 1ºCEB/JI aderiram à campanha “Laço Azul”, com o mote “Serei o que me deres…que seja amor”. Esta iniciativa procura alertar para a violência física, psicológica ou sexual, de crianças e jovens e, assim, educar para a sua prevenção.

A campanha, identificada por um laço azul, que simboliza a cor das lesões, é promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens [CPCJ]. Numa ação de sensibilização na prevenção de maus tratos na infância, a CPCJ concelhia propôs a aplicação de um Jogo da Glória, nas Escolas EB1 Rossas, Canelas e Burgo, nas turmas do 4º ano. Outras atividades foram promovidas nas escolas, algumas em articulação com AEC e AAAF, neste propósito de sensibilizar as comunidades educativas para a prevenção da violência infantil e negligência: representação corporal do laço azul, decoração do espaço escolar, leituras, criação de composições plásticas, criação de jogos, entre outras ações.

No início do mês, foi, ainda, inaugurada a exposição “Direitos Humanos”, no Centro de Saúde de Arouca, com trabalhos elaborados pelas crianças de todos os JI do AEA. Esta atividade foi desenvolvida em articulação com a equipa do NACJR (Núcleo de Apoio à criança e jovem em risco) do ACES Feira/Arouca e culminou o trabalho desenvolvido desde o Dia da Convenção dos Direitos Humanos, em novembro. A exposição ficou patente durante o mês de abril.

Desta forma, se mobilizou a comunidade escolar para a problemática dos maus tratos na infância e para o papel de todos na prevenção do abuso infantil.

Fotos