FAZER ABRIL, na EB Canelas: Reflexão sobre a guerra colonial e o exercício da liberdade
No quadro da atividade “Fazer abril”, da iniciativa da RBE “Abril depois de Abril”, foi promovido, no dia 10 de abril, na comunidade educativa da EB Canelas, um encontro com antigos combatentes do ultramar, para um momento de reflexão sobre o contributo do “25 de abril” no fim da guerra colonial e na implementação da Liberdade no país.
António Pereira, Manuel Silva e Serafim Abreu contaram aos alunos as suas histórias de guerra, explicando como eram mobilizados, como cumpriam a sua atividade militar, a dor das famílias, o medo do incerto, as implicações de se recusarem a esse serviço obrigatório, mas, também, lembrando amizades e momentos felizes de camaradagem e convívio. Esteve, ainda, presente a representante da Junta de Freguesia, Sónia Pinho, que acompanhou à viola algumas canções de abril.
Ficou claro para os alunos que a revolução do 25 de abril trouxe a paz para o país, dando tranquilidade aos jovens que eram obrigados a ir para a guerra. Foi, ainda, compreendido o valor da conquista da Liberdade e a necessidade de a preservar e fortalecer.
A escola agradece à Associação de Pais este momento de cidadania democrática e reflexiva, à Junta de Freguesia, pela disponibilidade e participação, e aos antigos combatentes que, com o seu testemunho, contribuíram para o reconhecimento e valorização da revolução de abril e da conquista da Liberdade, junto dos mais novos.