“Eu confiante": promoção da autoestima corporal na Escola Secundária de Arouca
Ao longo dos meses de março e abril, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 8.ºE da Escola Secundária de Arouca tiveram a oportunidade de participar no programa "Eu Confiante"
, um programa desenvolvido originalmente na Universidade West of England com o financiamento da Dove Social Mission que conta, em Portugal, com o apoio da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS).
Objetivos do programa
O referido programa foi concebido com o intuito de ajudar os jovens a superar inseguranças sobre o corpo e a alcançar o seu potencial ao desenvolverem uma autoimagem positiva.
Pretende-se junto dos alunos, estimular a reflexão sobre a origem dos ideais de aparência física; desenvolver um sentido crítico em relação aos ideais de beleza veiculados nos meios de comunicação social; promover a compreensão da importância que a aparência física ocupa na interação com os outros; estimular uma postura ativa na aceitação da diferença física e promover a autoestima corporal.
A autoestima e a confiança positivas são os pilares fundamentais para o crescimento saudável e o bem-estar emocional dos alunos. Ao promover uma imagem corporal positiva e encorajar a aceitação de si mesmos, o programa propõe-se a ajudar na capacitação dos alunos a enfrentar os desafios da adolescência com resiliência e autoconfiança.
Desenvolvimento das sessões e o seu impacto
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, dinamizaram-se os seis workshops propostos no programa. Durante as sessões, os alunos tiveram a oportunidade de explorar diversos temas alusivos à autoestima e à confiança corporal (ideais de beleza, pressões sobre a aparência, mensagens dos meios de comunicação, comparações…), criando-se um espaço seguro e acolhedor para dialogar sobre os desafios e as pressões que enfrentam diariamente em relação à sua imagem corporal.
Através de sessões dinâmicas e reflexivas, os alunos do 8.º E embarcaram numa jornada de autodescoberta, explorando a importância de uma autoestima corporal positiva; desconstruíram estereótipos de beleza; reconheceram a diversidade de corpos e culturas; desenvolveram ferramentas para lidar com críticas negativas e fortalecer a sua autoimagem; celebraram a sua individualidade e aprenderam a valorizar as suas qualidades únicas.
O impacto do programa "Eu Confiante" foi notório junto da turma. Os alunos demonstraram um crescimento significativo na sua autoestima corporal, manifestando‑se mais confiantes e seguros em relação à sua aparência, conforme asseguram os seus testemunhos.
As sessões ajudaram-nos a gostar de nós mesmos, a aceitarmos as nossas “imperfeições” e a valorizarmos as nossas características únicas e isso faz-nos sentir bem. Beatriz Gonçalves
O programa foi muito importante pois ajudou-me a perceber que o que conta é aquilo que somos enquanto pessoas e não tanto a questão corporal. Mostrou-me que os ideais de beleza impostos pelos outros nem sempre são realistas e que devemos evitar comparações prejudiciais com os outros. As diferenças devem ser valorizadas e respeitadas. Cátia Soares
Gostei muito dos workshops. Agora sinto-me mais capaz de superar todas as dificuldades e críticas físicas sentidas. Rodrigo Silva
Em jeito de conclusão, a participação do 8.º E neste programa revelou o caminho a seguir no sentido de se contribuir para a criação de um ambiente escolar mais positivo e inclusivo, onde a diversidade é valorizada e respeitada e o bem-estar físico e emocional dos alunos importam.
Para mais informações sobre o programa "Eu Confiante" e os recursos disponíveis, convidamos toda a comunidade educativa a visitar a página da Dove, na qual é possível encontrar materiais informativos, dicas e atividades que podem ser utilizadas para promover a autoestima corporal entre crianças e jovens.