Visita de estudo a Aveiro (8º ano)

Nos dias 21, 22 de março e 12 de abril de 2024, os alunos de todas as turmas do 8º ano realizaram uma visita de estudo a Aveiro, na qual tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada às Salinas de Aveiro, de realizar de uma caminhada pedagógica pelo bairro da Beira Mar no centro de Aveiro, passando pela capela barroca de S. Gonçalinho e outros pontos de interesse e ainda participar em diversas atividades na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

A Visita de Estudo, enquadrada no tema definido pelo Agrupamento, “Humaniz´Arte”, permitiu vivências e aprendizagens transversais potenciadoras da transformação a nível educativo e pessoal dos alunos (ao nível das ciências, tecnologias, língua materna, artes, entre outras) e proporcionou aos alunos uma perspetiva singular para compreender a presença das Ciências Físico Químicas, Ciências Naturais e da Geografia no nosso quotidiano.

Na visita às salinas os alunos ficaram a conhecer sobre a história, as tradições e os segredos por trás das marinhas, estabelecendo-se a ligação entre o passado e o presente, através de uma abordagem sobre os processos, métodos e ferramentas utilizadas em todo o trabalho do marnoto. No local fez-se a caracterização da biodiversidade e geodiversidade existente nos ecossistemas de sapal associados à Ria de Aveiro.

Durante a realização da caminhada pedagógica, com início junto ao Canal Central da Ria de Aveiro, os alunos concentraram-se na observação dos vários pormenores que caracterizam o Bairro da Beira Mar, um bairro muito ligado às características urbanísticas de Aveiro, onde os seus canais foram, e são, uma marca identitária, daquela que é conhecida por Veneza de Portugal. Foi ainda possível ver alguns exemplos de Arte Nova - estilo artístico do século XIX, construção de ferro da Praça do Peixe e visitar a Capela de S. Gonçalinho, um dos melhores e mais singulares edifícios da arquitetura barroca em Portugal.Simultaneamente, permitiu conhecer novas formas sustentáveis de desenvolvimento urbano.

Nas sessões de trabalho na Fábrica de Ciência Viva de Aveiro as atividades realizadas “Oficina de Robôs: Olha o Robô …Spike”; Laboratório de Holografia: Hologramas 3D”; “Sala matemática: Jogos matemáticos”; “A cozinha é um laboratório: Do grão ao Pão”; “Exposições: Mãos na Massa” permitiram promover a literacia e a cultura científica e ainda estabelecer uma ligação entre a escola e o ensino formal e não formal da ciência.  

A visita de estudo pautou-se pela participação ativa e entusiástica e pelo empenho exemplar dos alunos, tornando-se num momento enriquecedor ao proporcionar experiências fora do ambiente escolar e contribuir para o desenvolvimento de competências, atitudes e valores. 

Fotos