Semana da Matemática na EB e na ESA

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Matemática, que é celebrado anualmente a 14 de março, o Departamento de Matemática do Agrupamento de Escolas de Arouca dinamizou, uma vez mais, a “Semana da Matemática”, que decorreu de 11 a 15 de março e contou com um programa recheado de eventos e exposições.

Palestras promoveram a literacia financeira

Foram realizadas várias palestras com temas relacionados com a literacia financeira, dinamizadas por representantes do Banco de Portugal e das Finanças de Aveiro e, ainda, por um encarregado de educação ligado a uma instituição bancária e discutiram-se temas como a poupança, gestão do orçamento familiar, canais digitais e segurança online, impostos, finanças, entre outros. Assistiram a estas palestras alunos do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

“O crescimento da população humana e o modelo epidemiológico SIR com e sem vacinação”, por Alexandre Rodrigues

Os alunos do 11.º e 12.º anos, da área de Ciências e Tecnologias, tiveram a oportunidade de assistir a palestra do Professor Alexandre Rodrigues, professor auxiliar no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, onde puderam contactar com aplicações de conceitos matemáticos aprendidos nas aulas em contextos diferentes e ao nível do ensino superior.

Exposições

Os alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário responderam de forma ativa ao convite dos seus professores para a realização de exposições variadas que enriqueceram a semana:

  •  “Matemáticos famosos” – exposição de retratos de matemáticos famosos elaborados pelos alunos do 10.º ano, turma D1, do curso de artes visuais, sob a orientação da professora Lígia Brandão e acompanhada por breves biografias dos matemáticos retratados, feitas pelos alunos das turmas B e D do 10.º ano, sob a responsabilidade da professora Rosário Almeida. Esta exposição esteve patente na Biblioteca da ESA.
  •  “Sólidos dinâmicos 2Dx3D” – sólidos platónicos e respetivas planificações “móveis” realizados pelos alunos das turmas A, E e I do 8.º ano, sob a responsabilidade da professora Elisabete Alves.
  • “Construções matemáticas” – variadas construções educativas sob o tema “Matemática”, realizadas pelos alunos das turmas B, D e F, do 7.º ano, sob a orientação do professor Fernando Teixeira.
  • “Instrumentos de medida e de capacidade” – exposição de instrumentos antigos de medidas. Esta exposição esteve patente na Escola Básica de Arouca.
  • “Palavras com pi” - foram expostos os trabalhos artísticos dos alunos do 5.º ano, onde substituíram a sílaba Pi das palavras pelo símbolo matemático.
  • Marcadores de livros realizados pelos alunos do 6.º ano.

Truques mágicos com a Matemática

Alunos do Curso Técnico de Animação Socio Cultural animaram a Semana da Matemática. Sob a orientação do professor Bruno Maciel Rocha, os alunos realizaram truques de magia, com Matemática à mistura, e surpreenderam a comunidade escolar ao longo da semana.

Conferências e desafios on-line

No dia 14 de março, e em contexto de sala de aula, as turmas do 3.º ciclo e secundário puderam assistir a conferências on-line e em direto, promovidas pela Associação de Professores de Matemática (APM). Estas sessões formativas foram dinamizadas pelo Professor Jaime Carvalho e Silva (“Os números são nossos amigos”) e pelo Professor José Paulo Viana (“Podemos acreditar na Estatística?”). Já os alunos do 2.º ciclo, assistiram, ao longo da semana, ao vídeo “Dia Internacional da Matemática”, da autoria de Inês Guimarães – MathGurl, no qual partilha a história por trás da origem deste dia – nomeadamente, o seu grande responsável, o Pi. Algumas turmas também assistiram a vídeos “Isto é Matemática- o PI existe e Origami”.

Workshop – “Tecnologias TI”, por Joaquim Pinto e Marisabel Antunes

A encerrar a semana, decorreu, na ESA, um workshop dirigido, em particular, a alunos do 9.º e 10.º anos de escolaridade, onde estes tiveram a oportunidade de experimentar a linguagem de programação Python nas calculadoras modelo TI_Nspire e com os acessórios TI-Innovator Hub/Rover.

Este workshop decorreu no auditório da ESA, em três sessões, nas quais os alunos realizaram atividades que promoveram o uso das tecnologias e da programação e consequente desenvolvimento do pensamento computacional, um novo conteúdo contemplado nas atuais Aprendizagens Essenciais de Matemática.

Outras atividades

Ao longo da semana foram ainda realizadas outras atividades, em paralelo, que envolveram alunos e professores da Escola Básica e da Escola Secundária, entre as quais:

  • professores de Matemática da ESA elaboraram uma edição especial do folheto “O Pi-tagórico”, que contemplou, entre outros, curiosidades matemáticas, desafios e o “enigma do mês”, que desafiou a comunidade educativa a responder e a concorrer ao concurso “problema do mês”;
  • durante a semana comemorativa, os alunos foram convidados a embelezar as escolas com decorações, frases com curiosidades, algarismos do Pi, … alusivos à Matemática e ao número Pi;
  • alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade elaboraram origamis em homenagem ao número Pi;
  • foi feita uma homenagem aos matemáticos portugueses, com uma exposição nas vitrinas laterais dos espaços da ESA, sob a responsabilidade da professora Belmira Brandão;
  • ao longo da semana, os alunos tiveram ao seu dispor, jogos matemáticos variados que preencheram os seus momentos livres, de forma lúdica e educativa.

Agradecimentos

A Organização endereça um agradecimento especial aos dinamizadores das palestras e workshops que integraram o Programa da Semana da Matemática, que amavelmente e de bom grado, aceitaram o convite que lhes foi endereçado, em particular aos professores Alexandre Rodrigues, Joaquim Pinto e Marisabel Antunes, ao Sr. José Carlos Pinho e aos oradores das palestras em representação das entidades “Banco de Portugal”, repartição das “Finanças de Aveiro” e “Santander Totta”.

Agradece, ainda, aos alunos e professores dos Cursos Técnicos de Restauração e Bar, pela forma profissional com que receberam os nossos convidados, ao professor Carlos Gomes pela disponibilidade imediata na decoração do auditório, à restante comunidade escolar pela colaboração nas atividades, ao precioso apoio da Câmara Municipal de Arouca e ao apoio incondicional e fundamental, desde o primeiro momento, da Direção do AEA.

Fotos