Tradição do Desenterrar das merendas pela Escola de Alvarenga
No dia 22 de março, a Escola de Alvarenga decidiu reviver a tradição do “Desenterrar das Merendas” inserido no Projeto de Escola, na Quinta Vila Guiomar. Pretendeu-se também comemorar o início da primavera, o dia da árvore, o dia da água com várias atividades na Quinta.
Logo pela manhã uma sessão de leitura do livro “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner e exploração livre do espaço envolvente. À hora do almoço, estendeu-se a toalha do piquenique, toalha elaborada pelos Encarregados de Educação e pelo corpo não docente da escola para acolher a bela merenda. Cada criança partilhou a sua merenda, revivendo assim esta tradição antiga vivenciado pelo povo da aldeia noutros tempos, que estava um pouco esquecida.
No período da tarde, a professora das AEC apresentou a peça ”Os 3 porquinhos” para os alunos da pré, docentes, não docentes e para alguns encarregados de educação que se juntaram ao almoço. Foi um momento muito divertido, tendo como palco a paisagem natural da quinta. Realizamos ainda a tradicional caça aos ovos.
Para abrir o apetite foi realizada, em seguida, uma caminhada pela quinta, visitamos as casas senhoriais, os diferentes lagos existentes, o belo jardim com vista para maior ponte suspensa e terminamos a caminhada com uma atividade de relaxamento no meio do carvalhal, ouvindo e identificando os sons da natureza. Que tarde agradável, intensa, mantendo-se assim o corpo e a mente sã. Os alunos estavam cansados, mas muitos felizes.