Escola Secundária promoveu o Dia dos Cursos Profissionais

No dia 13 de março, o Agrupamento de Escolas de Arouca promoveu, na escola-sede (ESA), nova edição do “Dia dos Cursos Profissionais”. A jornada dedicada ao ensino profissional foi composta por múltiplas iniciativas que visaram não apenas a informação, mas também a valorização e a divulgação desta componente de formação dos alunos.

Vídeos promocionais das atividades desenvolvidas nos vários cursos, workshops, exposições, sessões interativas e comunicações mobilizaram diretores de curso, professores e alunos envolvidos na formação profissional. Neste ano letivo, 45 % dos alunos do ensino secundário frequentam os cursos profissionais ministrados na escola: Eletrónica e Telecomunicações, Animador Sociocultural, Multimédia, Auxiliar de Saúde e Restauração, nas variantes de Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar, num total de doze turmas.

Na sessão de abertura, a Diretora e a Subdiretora do AE Arouca, professoras Amélia Rodrigues e Ana Isabel Jesus, respetivamente, contextualizaram a relevância da iniciativa de divulgação dos cursos profissionais, agradecendo a colaboração de todos os que nela estiveram envolvidos e reafirmando-o como um importante espaço de reflexão quer para os alunos dos cursos profissionais quer para os alunos do 9º ano de escolaridade que terão proximamente de determinar as suas opções quanto ao percurso escolar que pretendem construir.

«A escola tem feito um enorme investimento nos cursos profissionais»

Na mensagem dirigida aos alunos, a professora Grázia Santiago, Coordenadora dos Cursos Profissionais, destacou as vantagens decorrentes do investimento na melhoria da qualidade dos cursos profissionais.

«Este é um dia importante para informar, esclarecer e orientar os alunos, não só os que já frequentam estes cursos, mas especialmente os que estão a terminar o 3º ciclo e vão iniciar outro ciclo de estudos, de tudo aquilo que a escola faz pelos cursos profissionais. Nem tudo é perfeito, mas a nossa escola está sempre preocupada em tentar melhorar e inovar. Para isso tem feito um enorme investimento nestes cursos. A escola aderiu ao selo EQAVET para garantir uma certificação de qualidade, tem também investido muito nas mobilidades do Erasmus+ para os alunos terem a oportunidade de usufruir de experiências socioculturais, de aprendizagem e de trabalho em países europeus. A escola investe ainda nas parcerias, que são muito diversificadas e têm aumentado anualmente a fim de poder proporcionar aos alunos a formação em contexto de trabalho (FCT). É importante que estes investimentos se traduzam também em resultados. Este é um percurso de grande interesse para os alunos e que merece ser estimado. A nossa escola é uma escola pública, que oferece muitos recursos e que os alunos devem aproveitar e valorizar.»

Mostrar o que está a ser feito

Seguiu-se a apresentação de um vídeo ilustrativo de toda a dinâmica desenvolvida nos diversos cursos profissionais ministrados na Escola Secundária: projetos, atividades, competências profissionais e resultados, acreditação EQAVET e Programa Erasmus+, mostras de Provas de Aptidão Profissional (PAP’s), ligação às empresas e Formação em Contexto de Trabalho (FCT’s), saídas profissionais, ensino superior e prémios de mérito no âmbito da formação profissional.

Testemunhos de ex-alunos e empregadores

O dia dedicado aos cursos profissionais teve ainda a enriquecedora participação do empregador de alunos de Multimedia, Fernando Vieira, gestor da Sportflash Solutions (empresa de imagem e comunicação especializada na cobertura de todo o tipo de eventos), e de ex-alunos, que obtiveram a certificação académica e profissional da ESA e partilharam com o auditório as experiências bem-sucedidas do seu percurso escolar e profissional. Márcia Brandão estudou no curso de Técnico Auxiliar de Saúde e está a terminar a licenciatura em Enfermagem; Diana Oliveira concluiu o curso de Restauração e vem trabalhando na área de restaurante-bar; Ana Nunes formou-se na mesma área e é profissional no Hotel Meliã, em Lisboa; Fernando Machado, frequentou o curso Cozinha-Pastelaria e tem já vasta experiência profissional de gestão e cozinha em vários restaurantes; e ainda Pedro Barbosa, formado no curso de Electrónica e Telecomunicações, hoje a frequentar um Curso Técnico Superior na mesma área.

«Infelizmente, os cursos profissionais ainda não são totalmente reconhecidos com o seu devido valor, mas para quem os aproveita estes cursos são verdadeiras pontes, quer para o mercado de trabalho em diversas áreas quanto para o ensino superior», vincou a ex-aluna da ESA Márcia Brandão.

Partilha com escolas

Por videoconferência, esteve ainda presente Emanuel Silva, técnico especializado da área de cozinha da Escola Secundária de Gaia Nascente, que analisou o paralelismo entre escolas no que toca à gestão organizacional, curricular e pedagógica.

Uma sensacional demonstração de flair a cargo do professor (e barman) Nelson Silva e um estimado almoço no Restaurante Pedagógico da ESA dinamizado pelos alunos do curso de Restauração fecharam o Dia dos Cursos Profissionais 2024.

Outras atividades no âmbito dos Cursos Profissionais

No passado dia 21 de fevereiro, decorreu, na ESA, um jantar de trabalho com os stakeholders internos e externos que participaram nos painéis da visita de verificação da conformidade do selo EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional). Entre eles, estiveram presentes empregadores, a Associação de Pais, a equipa EQAVET, os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) e a autarquia. O objetivo desta reunião foi apresentar os principais pontos do relatório da visita EQAVET, que culminou com a atribuição do selo de qualidade do ensino profissional por mais 3 anos.

Neste jantar, foram debatidos assuntos como a empregabilidade dos alunos, o mercado de trabalho, a aproximação do agrupamento às empresas, os incentivos dados pelos empregadores para fixar os nossos alunos. Foi um momento de partilha de experiências e de chamadas de atenção muito úteis para os planos de melhoria a implementar.

Fotos