Visita de estudo à escola de hotelaria e turismo do porto

No dia 2 de fevereiro as turmas dos cursos profissionais de Técnico de Restaurante e Bar (11ºI), e Técnico de Cozinha e Pastelaria (11ºI1), fizeram uma visita de estudo à Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e ao Centro Histórico do Porto e Gaia.

A visita enquadrou-se nos conteúdos abordados nas disciplinas da componente sociocultural e técnica dos cursos profissionais e contribuiu indubitavelmente para a preparação dos alunos para a entrada no mercado de trabalho e prosseguimento de estudos na área da restauração, tomando conhecimento da oferta pedagógica de instituições como a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

O grupo foi acompanhado numa visita guiada por quatro alunas da Escola de Hotelaria que se dividiram entre a escola e alguns sítios emblemáticos do Porto e Gaia. Foi uma experiência muito enriquecedora, e que foi aliada de uma visita guiada ao Palácio da Bolsa, sede da Associação Comercial do Porto e que serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. O Salão Árabe foi o de maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e teto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade. Grandes chefs têm servido neste salão. Também, a visita ao Mercado do Bolhão e à Estação de São Bento passando pela Torre dos Clérigos permitiu aos alunos confirmar que a cidade do Porto se integra numa região orgulhosa na sua gastronomia e nas suas particularidades.

Na parte da tarde, o grupo visitou a Ribeira de Vila Nova de Gaia, passando pelas Caves do Vinho do Porto. Por falta de tempo o percurso pelo WOW, um quarteirão cultural que fica em Vila Nova de Gaia, junto ao rio Douro, ficou para outra ocasião.

O balanço da visita é muito positivo, pois os alunos tiveram a oportunidade de confirmar a oferta turística regional, vivenciar experiências e reconhecer as potencialidades turísticas da região, no que diz respeito ao património local, a rotas específicas de promoção e preservação do património histórico, ambiental e cultural das regiões, colocando assim em prática os conteúdos abordados nas disciplinas envolvidas.   

Fotos