Orçamento Participativo das Escolas
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos, do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Nesta edição do OPE, que mantém a tónica em projetos que relevem para a inclusão e bem-estar, as escolas são desafiadas a propor projetos que, no contexto dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, mostrem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva.
Até ao próximo dia 29 de fevereiro, os alunos da ESA podem apresentar propostas de melhoria para implementar na Escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que beneficiem o espaço escolar ou os processos de ensino-aprendizagem, até ao valor de 1800 euros.
No dia 22 de março (sexta-feira), decorrerá o ato eleitoral, aberto a todos os alunos da ESA, que decidirá a proposta vencedora.
Condições
- Entregar a ficha de candidatura e a de subscrição devidamente preenchidas, no endereço https://opescolas.pt/inscricao/
- Subscrita individualmente ou em grupo, por um máximo de 5 estudantes.
- Apoiada por, pelo menos, 40 alunos (5% dos estudantes) que frequentem a escola, sendo identificados pelo nome, número de estudante e assinatura.
- Contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagens, devendo identificar claramente a(s) melhoria(s) pretendida(s) na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços para beneficiar o espaço escolar ou destinados a melhorar os processos de ensino-aprendizagem, promovendo a inclusão e a solidariedade, de modo a que toda a comunidade escolar possa beneficiar.
- Na proposta de orçamento apresentado, devem ser claros os valores de aquisição dos equipamentos ou serviços, assim como o(s) local(ais) onde os adquirir.
- As propostas podem superar este valor, se os proponentes desenvolverem atividades de angariação de fundos junto da comunidade local, no sentido de complementar o valor atribuído pela escola.
Obtém a ficha de candidatura e a de subscrição das propostas aqui.
Participa.