Viagem à Chéquia: uma jornada de aprendizagem e de envolvimento
De 15 a 20 de janeiro, seis alunos e duas professoras da Escola Secundária de Arouca viveram uma experiência inesquecível ao integrarem o projeto Erasmus+ “EU MAZE of citizenship and sustainability”, para participação numa mobilidade à República Checa. Este encontro desafiante, que juntou os nossos jovens aos da Chéquia e da Grécia, envolveu sete dias intensos de aprendizagem, num ambiente de partilha cultural pautado pela colaboração e pelo respeito mútuo.
O envolvimento ativo dos alunos foi notável desde o início, tendo os mesmos mergulhado nas atividades propostas com entusiasmo e curiosidade. Através de apresentações, jogos de quebra-gelo, visitas guiadas pela escola, pedipaper, atividades desportivas, workshops de línguas e de sustentabilidade, visitas a locais históricos; os alunos desenvolveram o seu pensamento crítico, a capacidade de comunicação e a tomada de consciência duma realidade diferente, que os levou por múltiplos itinerários de cidadania ativa, sustentabilidade ambiental e interculturalidade.
O projeto Erasmus+ "EU MAZE of citizenship and sustainability” foi assim um sucesso em todos os sentidos. A experiência proporcionou aos alunos um ambiente de aprendizagem estimulante e inovador, que ultrapassou as fronteiras geográficas e culturais. A convivência com estudantes de diferentes origens culturais incentivou a tolerância e o respeito pela diversidade e a compreensão intercultural. Através das diferentes atividades, workshops e interações com outros estudantes europeus, os alunos participantes aprofundaram a sua compreensão sobre cidadania, direitos e responsabilidades; desenvolveram as suas capacidades de comunicação em inglês, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptação a novas culturas; exploraram novas metodologias de ensino e aprendizagem, partilhando práticas.
As professoras acompanhantes puderam também observar novas metodologias de ensino e aprendizagem, trocar ideias com outros docentes, trazer novas abordagens para a sala de aula. Para além da partilha de boas práticas e o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, a imersão cultural e a interação com uma dinâmica e realidade escolar diferentes despertaram reflexões sobre como otimizar recursos humanos, físicos e materiais para criar um ambiente escolar mais inclusivo e inovador com o intuito de melhorar a escola como um todo.
Conclui-se assim que esta experiência Erasmus+ não foi apenas uma viagem, mas sim uma jornada de aprendizagem, crescimento e conexão com a europa.
Que esta experiência inspire outros alunos a explorar novos horizontes e a tornarem-se cidadãos mais conscientes e responsáveis, comprometidos com a sustentabilidade e a cidadania ativa e preparados para os desafios do mundo globalizado!